O lançamento de produtos é um momento crucial para o sucesso no mercado, depois de um longo período dedicado a estudar, produzir de maneira planejada toda uma estratégia de vendas. Diante dessa importância, na hora de apresentar sua criação para o público consumidor, é preciso adotar medidas que não só demonstrem a relevância do seu trabalho, como também o diferenciem da concorrência.

Para atingir esse objetivo satisfatoriamente, o marketing é um grande aliado, uma vez que, com ações conjuntas e bem estruturadas, é possível mostrar seu produto ao mercado e se consolidar como referência em qualidade e credibilidade.

Neste artigo falaremos sobre o tema apontando 7 estratégias eficientes que sua empresa pode adotar para ter sucesso na hora de lançar um novo produto no mercado. Então, continue com a leitura e confira.

1. Divulgação do produto para clientes internos e externos

Se a sua empresa conta com uma parcela fiel de clientes, é indicado criar uma campanha específica de lançamento voltada para esse público. Para atingir esse objetivo, o ideal é que o foco seja aqueles consumidores que tenham um perfil compatível com o produto lançado, despertando o interesse deles para com o seu negócio e reforçando ainda mais sua relação com os leads já conquistados.

Também é importante adotar uma boa estratégia para atrair clientes externos, fazendo com que, cada vez mais, as pessoas conheçam as soluções oferecidas e se interessem por elas. Para isso é preciso traçar um plano criativo e que, ao mesmo tempo, demonstre as qualidades, diferenciais e vantagens do seu produto quando comparado aos concorrentes.

2. Utilização das redes sociais como ferramenta de divulgação

As redes sociais com sua diversidade de público, formatos e perfis são ótimas ferramentas para divulgação de uma campanha de lançamento de produtos, uma vez que é acessível a grande parte da população e possibilita a segmentação de público de acordo com os objetivos a serem atingidos.

Outra grande vantagem é a possibilidade de mensurar resultados com facilidade e alinhar pontos que estejam fora do esperado. Com isso, pode-se corrigir o que for necessário e aumentar as perspectivas de alcance e fortalecimento da marca no mercado. Também é importante manter um site com informações completas e relevantes, onde o cliente tire dúvidas sobre o produto e entre em contato quando precisar.

3. Divulgação em material impresso

Mesmo diante da força das redes sociais, as opções de mídia impressas continuam sendo ótimas alternativas para quem deseja ampliar o alcance das ações de lançamento de produtos. Existem diversas opções, e por isso, é preciso que seja feito um levantamento sobre o perfil do público-alvo para direcionar os recursos para a criação de peças como flyers, panfletos, revistas, jornais, catálogo e informativos, entre outros.

Quanto mais conhecimento de seu público o gestor tiver, maiores são as chances de ele adotar um plano eficiente na hora de apresentar sua nova solução. Para conseguir ouvir e atender as necessidades do seu público a dica é sempre pesquisar o seu mercado e manter um bom diálogo com seu cliente.

4. Ações de SMS

Outra opção mais econômica porém muito eficaz é o SMS, uma vez que o smartphone é usado diariamente por cerca de 235 milhões de pessoas somente no Brasil.  Esse recurso, quando utilizado da maneira correta, tem grande potencial de alcance e pode contribuir tanto para a divulgação de novos produtos quanto para a fidelização dos clientes já conquistados.

Um estudo realizado pela Leads360 concluiu que campanhas de SMS têm uma alta taxa de abertura, podendo atingir até 99% do público. Outro destaque importante apontado pela pesquisa é o índice de conversão, que teve um aumento em torno de 328% nas empresas analisadas. Entre as grandes vantagens do uso do SMS estão:

  • é um meio econômico e eficiente de divulgação;
  • não precisa de internet para atingir o público-alvo;
  • possibilidade de personalização do remetente da mensagem (sender ID);
  • envio de alertas na tela de bloqueio do celular (flas SMS);
  • altas taxas de retorno;
  • melhoria no retorno sobre investimento (ROI).

5. Ações de divulgação com influenciadores

Se a propaganda é a alma do negócio, a indicação de influenciadores pode ser muito importante para passar uma imagem de credibilidade e impulsionar o poder da sua marca na hora do cliente fechar negócios. Isso porque o uso de alguém renomado em sua campanha de divulgação pode conferir uma mensagem de segurança para o público final, aumentando as chances de conversão.

Na hora de decidir por quem será o/a garoto(a) propaganda do seu novo produto, é essencial encontrar um nome que tenha familiaridade e boa aceitação entre o seu nicho de mercado. Para isso, podem ser realizadas pesquisas de opinião a fim de identificar possíveis bons influenciadores nesse momento tão crucial da sua estratégia.

6. Eventos de divulgação

Estrear com o pé direito é sempre muito importante, e por isso, um evento de lançamento é uma forma de mostrar para todos que você tem um produto novo e diferenciado no mercado, além de marcar presença e gerar propaganda boca a boca entre as pessoas. Para a ocasião podem ser convidados clientes, fornecedores, colaboradores e autoridades, entre outros públicos, que podem abrilhantar o seu evento.

Pode ser feito um coquetel de lançamento, com atrações especiais e demonstração dos motivos pelos quais o produto apresentado deve ser considerado como boa opção diante da concorrência. Uma maneira eficaz de atrair olhares é enviar um convite a órgãos de imprensa para que eles acompanhem o lançamento e produzam matérias e conteúdos relacionados à ocasião.

7. Invista em ações com vídeos

Campanhas em vídeo geram um bom engajamento das pessoas, e por isso, sua empresa pode apostar nessa estratégia para otimizar os recursos e atrair cada vez mais pessoas. Com o advento de sites especializados na reprodução de vídeos, é possível conseguir milhões de visualizações em pouco tempo de campanha.

Uma outra opção tradicional e igualmente lucrativa são os comerciais de TV, que também conseguem atingir públicos de diferentes perfis e têm grande poder de persuasão junto ao consumidor. Porém, para esse formato, é preciso estudar bem as possibilidades, uma vez que os anúncios na televisão costumam ter um valor maior do que nas demais plataformas de audiovisual. Se o público for mais segmentado também pode se considerado anunciar em cinemas, durante o lançamento de filmes de grande sucesso.

Neste artigo falamos sobre 7 estratégias que podem ser implementadas para o lançamento de produtos novos no mercado, a fim de potencializar o alcance e otimizar as chances de aceitação e, consequentemente, sucesso de sua aposta no mercado. É importante lembrar que este é um processo que envolve diversas etapas de estudo e planejamento de ações, sendo fundamental que o empreendedor esteja o mais preparado possível.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato conosco pelos nossos canais: (11) 3444-5010, e-mail comercial@tww.com.br ou site.