fbpx

O fim do ano está chegando! E com ele muitas datas comemorativas para sua empresa aproveitar. Black Friday, Natal e até confraternizações pedem por uma lembrancinha, não é mesmo? Afinal, é o momento em que as pessoas estão mais dispostas a investirem em presentes, seja pela maior circulação de capital (13º salário) ou pelo sentimento de festividades. Por isso, faz-se necessário que a sua empresa esteja preparada para as vendas de fim de ano.

Para este ano, muitas empresas tiveram de mudar sua estratégia em relação às vendas. Com o isolamento social em vigor, os consumidores pararam de visitar centros comerciais e shoppings center. Espera-se que 67% dos compradores confirmem online se um item está em estoque antes de ir para a loja comprá-lo. Uma alternativa para se sentirem mais confortáveis e seguros nesse período. 

O modelo de comprar entra em mudança nesse cenário. Consequentemente, é preciso apostar na estratégia mais adequada para o momento, respeitando o poder de decisão do consumidor. Ou seja, as vendas de fim de ano devem conversar com os novos hábitos e meios de compra. 

Mas como fazer isso no cenário atual? Confira neste post algumas dicas para preparar sua empresa para as vendas desse período em um momento tão único como esse. 

Entenda os novos hábitos de consumo do público para as vendas de fim de ano

Que o consumidor mudou, nós já sabemos, mas o que isso significa? Pesquisas indicam que os consumidores apresentaram maior interesse em: produtos de saúde, bem-estar, de prevenção e também em alimentos. A maior permanência em casa possibilitou uma reflexão sobre as necessidades, principalmente na questão da saúde. 96% dos brasileiros declararam que vão manter os hábitos de higiene que adquiriram no período de isolamento. 

A comodidade na hora de realizar atividades também deve se tornar uma prática mais comum para os brasileiros. Como, por exemplo, trabalhar de casa. 50% dos brasileiros desejam manter o home office após pandemia. Sendo assim uma oportunidade para o comércio investir em produtos que auxiliem o trabalhador a ter alta produtividade em qualquer lugar.

Outra tendência observada foi a preocupação com a saúde, já que 81% dos brasileiros afirmaram estar buscando um estilo de vida mais saudável. Hábitos como cozinhar em casa e ter mais tempo para fazer exercícios ajudaram para este fenômeno. Uma outra oportunidade para quem comercializa produtos de estilo de vida. 

Então, como preparar a estratégia da minha empresa para este novo brasileiro nas vendas de fim de ano?

Aposte no e-commerce

O digital já vem transformando o comportamento do consumidor há alguns anos, mas, com a pandemia, esse processo se intensificou. Durante o isolamento, 90% dos brasileiros usaram o e-commerce e, dentre estes, 37% afirmaram que estão comprando mais online do que antes da pandemia.

O novo meio de comprar é o digital e sua empresa precisa, mais do que nunca, apostar nele. Certamente, para este fim de ano, serão valorizadas empresas que pensam nas necessidades do consumidor, oferecem preços competitivos e outros benefícios como frete grátis ou cupons de desconto gradativo. O público buscará por conveniência na hora de realizar a sua compra e, quanto mais sua empresa proporcionar isso, melhor!

Agora, se com a flexibilização do isolamento, sua empresa decidir investir no comércio presencial, fique atento aos cuidados de segurança. Serão valorizados comércios que cumprirem com as normas impostas pelo Ministério da Saúde. Desta forma, você estará preservando o seu cliente enquanto atinge o seu objetivo. Alguns dos procedimentos importantes são: utilização de máscara no local (funcionários e clientes), medição da temperatura, disponibilização de álcool gel e sinalização da distância permitida entre clientes.

A importância das mídias sociais para as vendas de fim de ano

A forma de fazer publicidade também terá impactos no e-commerce. Agora, não é preciso convencer a pessoa de que ela precisa de determinado produto de forma invasiva. O consumidor receberá melhor aquela publicidade se a empresa se preocupar em sugerir como tal produto solucionará questões do seu dia a dia. Em períodos que as pessoas consomem por necessidade, uma comunicação mais humanizada é valorizada. 

Do mesmo modo, estar onde seu cliente está também é um fator fundamental. As mídias sociais disponibilizaram uma maior dispersão de conteúdos e tendências, o que pode ser muito positivo para empresas. Afinal, com a maior utilização das redes sociais no isolamento social, pessoas usam mais dados. Contudo, não é preciso que sua empresa esteja online para se relacionar com seu cliente. Faz-se necessários estar presente em canais offline, como o SMS. 

Nesse momento, o SMS Marketing se torna uma forma eficiente de se relacionar com seus clientes. Além de ser versátil para sua necessidade de anúncio, ele é personalizável para valorizar a experiência de cada um. Entenda mais sobre como o marketing de conversação pode te ajudar nesse período de vendas de fim de ano e conheça nossas soluções.

Fidelização dos seus clientes

Em momentos de crise, ganhar a confiança de seu cliente pode parecer complicado, mas será de extrema importância para sua empresa. Estudo realizado pela Intelligence Central mostrou que 55% dos consumidores valorizam marcas que se adaptaram para ajudá-los e 58% admiram aquelas que fornecem um serviço necessário.

Ou seja, é mais do que vender um produto, é se fazer presente na vida daquele consumidor. Oferecer dicas, mostrar aplicações pontuais do que você está vendendo, compartilhar experiências de clientes já fidelizados… tudo será levado em consideração pelo novo consumidor.

Mas como fidelizá-lo? Após impressionar seu cliente com sua estratégia de comunicação para vendas, você deve investir em continuar esse relacionamento. Pode ser por e-mail marketing, mensagem nas mídias sociais ou até SMS. O importante é estar ali pelo seu cliente, como um amigo mesmo.

Sua empresa poderia realizar, por exemplo, uma pesquisa de satisfação com o seu cliente. Assim, é possível entender a influência do atendimento em relação a decisão de compra. Essa opção é importante para entender a experiência dos clientes na Black Friday e se preparar melhor para atendê-los no Natal. Entenda como podemos ajudar a sua empresa a implementar esse tipo de serviço.  

Por mais que as vendas de fim de ano não sejam no formato tradicional é preciso que sua empresa esteja preparada para se adaptar ao consumidor e aos novos meios de consumo. Nós da TWW estamos à disposição para te ajudar a alcançar seus clientes neste momento tão único. Fale com um de nossos especialistas e vamos definir juntos a melhor comunicação para atender a sua necessidade de negócio. 

Escreva um comentário