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Estamos cada vez mais acelerados durante nosso dia a dia, vivemos numa rotina de constante pressa, em que queremos as resoluções o quanto antes. Seja para resolver problemas, comunicar-se ou realizar compras na internet, queremos definir no menor tempo possível. Em consequência dessa ânsia de soluções, vivemos conectados durante quase todos os momentos do nosso dia, principalmente via celular. Estudos revelam que o SMS é aberto em até 3 minutos após o recebimento, e apresenta uma taxa de entrega de 98%. Ou seja, oferece uma possibilidade grande de visibilidade e alcance, devido à isto, muitas empresas já utilizam o SMS por chatbot.

Os objetivos são diversos e vão de gerar engajamento a aumentar as vendas. Para garantir que essa comunicação tenha sucesso, é importante elaborar uma boa estratégia no momento de criar sua campanha de SMS por chatbot. E também acompanhar os KPI’s, cuja sigla traduzida significa Indicador-Chave de Desempenho. Eles são vitais no momento de analisar o desempenho da sua campanha e  necessárias para mensurar os resultados obtidos e entendê-los.

Nesse conteúdo você vai saber mais informações sobre os KPI’s, e de que maneira esses podem ajudar sua empresa a atingir seus objetivos.

O que são KPI’s exatamente?

É uma maneira de medir se as ações geradas estão sendo efetivas e seguindo em direção ao objetivo da empresa. Um KPI pode ser um número ou um percentual, e a sua análise vai de acordo com o que sua empresa pretende mensurar, como taxa de rejeição ou número de visitas. No caso das campanhas de SMS por chatbot, um KPI seria os cliques no link, que são enviados nas mensagens por exemplo.

Por que os KPI’s são importantes?

Analisar e avaliar os KPIs de sua estratégia auxiliam na clareza de informações, e ajudam a marca a entender quais ações geram resultados melhores e quais necessitam de otimizações. Outro ponto importante é o embasamento no momento de criar argumentos em estratégias internas e externas, perante gestores ou investidores, pois com esses dados, é possível mensurar as melhores opções.

Quais são os principais KPI’s ?

Após o início da campanha de SMS por chatbot, chega o momento de analisar as informações geradas e entender qual o posicionamento ideal. Confira os principais KPI’s que irão auxiliar na análise de sua estratégia. 

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica importante em todas as etapas do funil de vendas, e o uso de chatbots pode aumentar o número de conversões, seja ela cadastro, resposta a pesquisa, cliques ou até vendas em si. No momento de enviar seu SMS por chatbot, é importante usar Call to Actions que chamem a atenção, para que o usuário se interesse pelo seu conteúdo e posteriormente finalize a compra. 

Opt-in e opt-out

Para disparo de SMS, é essencial que a empresa tenha o consentimento de seus clientes, pois o envio de mensagens sem autorização pode gerar processos, além de uma péssima imagem para a empresa. É importante contar com ferramentas de opt-in e opt-out, que são as autorizações sobre os dados cadastrais dos usuários. Esse KPI informa que se a quantidade de opt-out estiver elevada, significa que as ações geradas precisam de ajustes. 

Taxa de cliques

Essa taxa é medida quando o seu SMS por chatbot leva à links externos, como páginas de redes sociais ou um site da sua empresa. Ela ajuda a entender a quantidade de vezes que o link enviado pelas mensagens foram clicados pelos usuários, e se a quantidade for baixa, pode significar que a estratégia adotada não está sendo eficiente.  É interessante otimizar o chatbot com mensagens atrativas que levem o usuário a clicar no link enviado.

Ferramenta de SMS por chatbot

Existem diversos outros tipos de KPIs, e a empresa deve entendê-los para que a análise dos resultados esteja em acordo com o objetivo desejado. Conforme vimos, essas métricas são importantes para entender o desempenho da campanha de SMS por chatbot, observando os resultados obtidos, para assim otimizar o que não está saindo conforme o esperado e aproveitar ainda mais os pontos positivos. 

Para facilitar esse processo, é vital contar com uma ferramenta parceira que ajude você e sua empresa a criar uma campanha eficiente de SMS e com todo o respaldo necessário. E que além disso, tenha experiência no mercado e propriedade sobre o assunto. A TWW pode auxiliá-lo em tudo que precisar, entre em contato com um de nossos consultores.

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