Hoje, são muitas as opções para quem deseja implementar uma estratégia de marketing eficiente. Para a escolha correta, é necessário entender quem é o seu público, o tipo de linguagem adequada e quais os canais mais propícios que vão agregar valor à sua marca. Além disso, o mercado tem passado por constantes mudanças, tornando a comunicação entre marcas e consumidores mais próxima e muito mais prática.

Neste contexto, surge uma dúvida: enviar SMS ainda vale a pena? Comprovamos que sim! Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, para que você tenha acesso a estatísticas que vão fazer você ter certeza que essa é uma estratégia eficiente. Boa leitura!

Local de comunicação imediato

Uma das principais questões das empresas relacionadas à escolha de uma estratégia de marketing está relacionada ao fato de a comunicação ser imediata. Um e-mail marketing, por exemplo, traz alguns gargalos que não garantem essa eficiência. Entre eles, a taxa de abertura ser de apenas 20%. Além disso, muitos podem ser classificados como spam, reduzindo, assim, as chances de aquele envio resultar nos objetivos esperados. 

O uso do celular vem se tornando cada vez mais comum no nosso dia a dia. Ele é uma ferramenta para trabalho, para uso pessoal e para diversão. Sendo assim, ele nos acompanha durante boa parte do tempo: e isso contribui significativamente para enviar SMSA taxa de abertura, por exemplo, é bem maior, chegando a 98%. 

E, como ele é um aparelho que está presente em nosso cotidiano a todo momento, a taxa de interação é nos primeiros 90 segundos. Ter uma comunicação rápida e direta com seus consumidores é um dos principais pontos a serem considerados, uma vez que tende a estimular a compra. 

Quanto mais rápido seus consumidores interagirem com a sua oferta e com a sua marca, mais rápido optarão pela compra. Assim, o uso dessa comunicação direta vai estreitar o relacionamento de seu público ou potencial cliente com a sua empresa. É um tipo de comunicação humanizada, que vai fazer aquela pessoa se sentir importante por receber diretamente em seu celular comunicados relevantes, lembretes, ofertas de produtos e serviços, entre outras soluções de seu negócio. 

Feedback rápido 

Existem pontos em sua empresa que você acredita que podem melhorar? Seja o atendimento, seja a qualidade de algum produto ou serviço, é preciso ter um feedback de seus clientes. Além disso, é essencial coletar informações caso o seu negócio esteja desenvolvendo algum produto, pois é a partir das percepções de seu público que será possível chegar a um resultado de qualidade e que traga retornos à sua organização. 

Mais uma vez enviar SMS se torna eficiente: 31% dos consumidores respondem algum tipo de questionário por meio de seu celular. Dessa forma, a empresa pode enviar pesquisas de satisfação, NPS — Net Promoter Score, metodologia que avalia o grau de lealdade dos consumidores —, além de entender alguns pontos justamente pensando em aprimorar serviços. 

Ter esses dados em mãos é valioso para qualquer negócio. Eles contribuem para que os pontos que precisam de retoques sejam entendidos pelos gestores, pois muitas vezes essa percepção não é transmitida no momento do atendimento.

E engana-se quem pensa que os resultados transmitirão ideias apenas sobre a forma como seus colaboradores estão conduzindo as vendas. Existe a possibilidade, por exemplo, de sua equipe entender se a disposição da empresa traz conforto a quem visita, se a localização é benéfica para a maioria de seu público-alvo, entre outras questões que muitas vezes nem são levadas em consideração pelo seu time. 

Esses comentários contribuirão para que os gestores percebam as tendências do mercado, além de compreender o que os clientes gostam e não gostam. 

Entrega instantânea

De nada adianta o cliente ter acesso ao conteúdo enviado em um período curto de tempo se aquela mensagem foi enviada há algumas horas, concorda? O imediatismo dessa interação precisa ser levado em consideração. E essa é uma outra vantagem significativa de enviar SMS, uma vez que o tempo médio de entrega pelas operadoras é de apenas 10 segundos. Assim, sua estratégia não terá problema algum quanto a timing. 

Uma pesquisa feita pelo IDC para a rede social Facebook demonstra que 62% dos usuários utilizam seus aparelhos celulares assim que acordam, enquanto 44% já o utilizam como despertador.

Enquanto isso, apenas 21% utilizam-o por mais de 15 minutos depois de acordar. Isso só comprova a instantaneidade desse tipo de estratégia, uma vez que, além do envio rápido, as pessoas estão constantemente com seus aparelhos em mãos, até mesmo em horários ditos “fora do comercial”. 

Não há filtro de SPAM

Já mencionamos que um dos problemas do e-mail marketing está relacionado ao SPAM. Às vezes, mesmo sua empresa tendo feito tudo da maneira correta e enviado apenas para a base de contatos, o e-mail pode ser considerado um SPAM somente por conter imagens, por exemplo. 

Ao enviar SMS, o seu negócio não precisa se preocupar com esse gargalo. Os filtros necessários para contornar essa situação não existem no SMS. Se um cliente optou por receber as suas mensagens em algum cadastro, não existe a necessidade de sua empresa colocar-se como segura para que não vá parar na caixa de spam.

Fique atento apenas para o enviar somente para as pessoas que autorizaram. Para isso, existem as ferramentas de opt-in e opt-out. Nelas, o cliente vai fazer o cadastro do número telefônico optando por receber seus comunicados, promoções e soluções (opt-in). Sempre que ele definir que não existe mais a necessidade de manter contato, vai descadastrar (opt-out) e retornar o relacionamento apenas quando considerar propício. 

Essa é uma prática dentro da lei e que vai permitir à sua empresa um contato eficiente e seguro com a sua base de contatos. 

Percebeu como enviar SMS ainda vale a pena? Eles têm uma taxa de abertura considerada alta, são mensagens instantâneas e com altas chances de seu negócio obter feedbacks relacionados ao seu atendimento, aos seus produtos e aos seus serviços. Conheça o perfil de seu público, escolha a melhor linguagem e adote esse tipo de ação em sua organização para colher esses benefícios. 

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