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Para que uma empresa obtenha sucesso em um mercado tão competitivo, é preciso pensar em estratégias completas que fidelizem seus clientes, contribuam para o destaque perante a concorrência e, ao mesmo tempo, mantenham a qualidade de produtos e serviços. Todas essas ações são pensadas para que possa alavancar as vendas e manter a satisfação do público, permitindo um aperfeiçoamento cada vez maior das soluções e do trabalho executado por seus colaboradores.

No entanto, muito mais do que apenas trazer resultados mais efetivos, estratégias que alavanquem as vendas promovem outros benefícios para as organizações. Mas afinal, como fazer essas ações em minha empresa? Quais são as vantagens dessa prática?

Elaboramos este conteúdo para que você possa responder a essas questões: vamos explicar de maneira mais detalhada como o SMS contribuirá para essas ações. Continue a leitura!

3 vantagens de contar com estratégias para alavancar as vendas

Ter como um dos principais intuitos de alavancar as vendas o fato de obter melhores resultados não é nada negativo. No entanto, é preciso entender quais são as outras vantagens que essas estratégias trarão para a sua equipe. A seguir, selecionamos as principais. Veja!

1. Diferencial competitivo

Muito se fala em criar um diferencial competitivo para se destacar perante a concorrência, mas você já se perguntou o real significado desse conceito? É o diferencial competitivo, também conhecido como vantagem competitiva, que fará com que os clientes prefiram a sua empresa do que qualquer outra alternativa disponível no mercado.

Ao elaborar estratégias que contribuam para o seu diferencial competitivo, é possível manter um bom nível de vendas e de atração dos clientes mesmo em períodos em que a economia estiver em baixa. Isso fará com que a sua empresa seja a preferida entre os clientes, independentemente de suas ações ou preço.

É possível se destacar no mercado por meio de diversas estratégias. Entre elas, o atendimento diferenciado. Quando um cliente percebe que o tratamento recebido em seu negócio não é o mesmo encontrado na concorrência, sua marca fica fortalecida, fazendo que haja a fidelização do seu público, além de aprimorar o relacionamento.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo criador do Net Promoter Score, também conhecido como NPS, caso a equipe consiga estabelecer estratégias que aumentem em 5% a retenção dos clientes, o aumento dos lucros estará entre 25% e 95%, o que apenas comprova a eficiência de ter essa preocupação em uma organização.

2. Oportunidades de novos negócios

Uma empresa que se preocupa com estratégias para alavancar as vendas certamente estará atenta a oportunidades de novos negócios. Adotar ferramentas que automatizem esse processo, por exemplo, vai permitir que possa gerenciar os follow-ups. Essa estratégia nada mais é do que o acompanhamento entre o vendedor e o seu lead ou prospect, aumentando as chances de fechar negócio por ter um relacionamento mais aproximado.

Não existe regra específica sobre qual é a melhor maneira para elaborar um follow-up. Ele pode ser por meio de telefonemas, redes sociais ou contatos de outros canais de comunicação. O objetivo é, aqui, entender se o processo está sendo encaminhado e se o potencial comprador apresenta interesse em adquirir seus produtos ou serviços.

Dessa forma, ao elaborar ações específicas para alavancar as vendas, o time poderá concentrar o trabalho para melhorar a interação entre os colaboradores da sua empresa com o seu público, contribuindo para novas oportunidades de negócio.

3. Metas batidas com mais facilidade

Para o sucesso de um negócio, ter metas bem definidas é o primeiro passo para alcançar o êxito. No entanto, é preciso inicialmente entender como elaborá-las, com o objetivo de que os colaboradores fiquem engajados com os resultados e se comprometam com as estratégias.

O primeiro passo é criar metas reais. De nada adianta estabelecer números que sejam de fato grandiosos para a empresa se os colaboradores não conseguirem, mensalmente, alcançar aqueles resultados. Esse erro fará com que haja o efeito contrário do pretendido, com funcionários desmotivados e pouco produtivos.

Além disso, é preciso avaliar os resultados obtidos por meio dessas metas e reavaliar sempre que necessário as projeções. Por fim, é necessário que o gestor avalie a realidade de cada área para adaptá-la de acordo com as funções. Assim, todos trabalharão em prol da satisfação do cliente e com o objetivo de obter melhores resultados.

Quando as metas são batidas com mais facilidade, há um gás maior entre a equipe para cumprir suas funções. Dessa forma, sempre que estabelecer estratégias para alavancar as vendas e obtiver esses resultados, naturalmente haverá êxito para a empresa como um todo.

5 dicas para criar campanhas e alavancar as vendas

Para criar campanhas e alavancar as vendas, o indicado é conhecer o público para saber quais são as principais dores que o levarão a adquirir seus produtos. Além disso, essa ação contribuirá para que sua equipe possa entender quais são os canais de comunicação nos quais ele está presente, assim como adotar uma linguagem que seja condizente com seus clientes.

A partir de tudo isso, é possível estabelecer estratégias que vão alavancar as vendas e trazer resultados mais efetivos para o negócio. Selecionamos as principais que trarão melhores números à sua empresa. Confira!

1. Faça um pós-venda eficiente

Engana-se quem pensa que a gestão de relacionamento com o cliente deve ser encerrada a partir do momento em que ele adquiriu o produto ou o serviço. Para fidelizá-lo e retê-lo em seu quadro de clientes, é preciso investir em técnicas de pós-venda com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento, além de encantar o cliente de modo que retorne para a sua empresa sempre que necessário.

Por meio de um bom pós-venda, a empresa tem a garantia da satisfação dos clientes, abre oportunidade de negociação para vendas futuras, além de demonstrar cuidado com o cliente na melhor experiência em relação a seus produtos e serviços.

Também é possível adotar melhorias no atendimento, pois o pós-venda permite entender quais são os pontos mais positivos do seu relacionamento e daquele período de negociação, além de receber um feedback sobre os aspectos que podem ser melhorados.

O pós-venda também garante mais segurança ao cliente, uma vez que a empresa estará preocupada em estabelecer ações que possam colaborar para a sua experiência positiva com o negócio adquirido. Hoje, é essencial investir em um atendimento mais personalizado, pois fará com que ele entenda que não é apenas um número para a sua organização — mas, sim, que o sucesso ao fechar parceria com sua equipe é uma preocupação de todos os seus colaboradores.

Por fim, outra característica que contribui para alavancar as vendas está justamente no fato de que o pós-venda auxilia a empresa a ter mais agilidade para a resolução de problemas. Imagine a seguinte situação: seu atendimento, como um todo, foi bem avaliado pelo consumidor final. No entanto, existe uma etapa do processo que foi mais lenta e não supriu as expectativas do consumidor, fazendo com que ele acreditasse que aquela fase da venda, inclusive, fosse um ponto fora da curva.

Dessa forma, seus colaboradores terão informações para entender quais são esses problemas, o que gerou a insatisfação, permitindo uma melhor tomada de decisão para resolver esses gargalos.

2. Invista em uma boa divulgação de suas estratégias

Uma empresa que se preocupa em estratégias que garantam a satisfação de seus clientes, além de ações para a prospecção de clientes, certamente precisa divulgar o que vem fazendo para a eficiência de uma experiência positiva, correto?

Para isso, crie um blog, utilize as redes sociais e adote ferramentas que aproximarão mais a sua organização dos clientes — como o SMS, que abordaremos mais adiante. Por meio dele, existe a possibilidade de integrar outros canais de comunicação, como as redes sociais, o blog e o e-mail marketing, por exemplo.

Assim, a organização pode apostar em estratégias que obtenham maior engajamento por parte do público. No entanto, tenha atenção apenas para saber diferenciar os tipos de mídia utilizados, o perfil das pessoas que estejam naqueles canais e quais são as características observadas em cada rede escolhida.

3. Promova o engajamento de seus colaboradores

Uma organização que tem como intuito alavancar as vendas não pode apenas pensar em ações visando ao público externo. Apesar de sua importância, também é preciso estar por dentro de soluções que englobem seus colaboradores, ou seja, o público interno. Hoje, um negócio que tem como principal foco o bem-estar de seus funcionários usufrui dos benefícios dessa tática, como maior produtividade, melhoria do clima organizacional e maior comprometimento dos profissionais em relação às metas pré-estabelecidas.

Ações simples no dia a dia da empresa trazem como consequência funcionários mais engajados — quando eles estão felizes e satisfeitos com o ambiente de trabalho, consequentemente passarão essa impressão aos clientes, permitindo novos negócios.

Para isso, é indicado que os gestores estejam em constante envolvimento com os projetos destinados aos colaboradores. Ao estabelecer objetivos para seus profissionais, deve-se acompanhar o andamento das ações, quais são as principais dificuldades encontradas por eles durante esse processo e quais foram os pontos positivos das estratégias executadas.

Além disso, forneça feedback regularmente. O feedback é uma importante ferramenta que contribui para o desenvolvimento da equipe, permite melhorias dos profissionais e dos próprios líderes, além de fazer com que o funcionário se sinta bem em expor situações que podem não agradar — e que prejudicam a produtividade.

Também é importante estar atento quanto à comunicação interna da empresa. Caso os gestores observem a necessidade de mudanças relacionadas às metas, por exemplo, é preciso que os profissionais sejam os primeiros a saber dessas decisões para que possam trabalhar de acordo com a nova realidade.

Por fim, encoraje em sua empresa a cultura do “saber e ensinar” a todo instante. Dessa forma, funcionários estarão constantemente empenhados em exercer melhor suas funções e em obter o melhor de seus colegas, gerando resultados positivos como um todo.

4. Invista em marketing de conteúdo

Hoje, aquela ideia de forçar o cliente a conhecer os produtos por meio de seus canais já não é muito bem vista. Em vez de a empresa buscar pelo seu público, o ideal é que ele a encontre por meio de suas dúvidas e principais dores, a partir de uma comunicação digital bem executada pelo seu negócio.

Foi nesse contexto que surgiu o marketing de conteúdo, estratégia baseada nos principais problemas de sua persona — representação semifictícia de seu cliente ideal  — para que, organicamente, ela encontre a sua página e possa enxergá-lo como autoridade no assunto em relação ao seu nicho de mercado.

Entre as vantagens observadas pelo marketing de conteúdo, destacamos:

  • a ampliação da visibilidade da marca;
  • o desenvolvimento de relacionamentos com o seu público
  • a melhora do reconhecimento da marca;
  • a consciência de sua marca.

Vamos a um exemplo prático: você conta com uma instituição de ensino que tem, como principal persona, pais de alunos do ensino fundamental. Nesse sentido, seus conteúdos devem englobar os principais questionamentos desses pais e não apenas abordar sobre o contexto educacional. Uma dúvida comum sobre essa persona, por exemplo, seria “como lidar com o filho pré-adolescente”.

Esse tipo de estratégia permite que, futuramente, pais que em algum momento tiveram contato com a sua marca possam relembrar sua empresa, perceber que você é referência nesse mercado e contratar seus serviços. Ou seja, uma estratégia a longo prazo em que as empresas devem apostar para alavancar as vendas, uma vez que o mercado está confiando forte na ação.

5. Faça up-sell e cross selling

Conforme abordado em nosso conteúdo, é preciso que a organização esteja preocupada não apenas com o momento de fechar negócio, como também em manter relacionamento com o seu cliente depois que a venda é concluída. Por essa razão, é necessário que ele entenda o valor de seus produtos e serviços e queira adquirir novas soluções, permitindo que sua equipe utilize as técnicas de up-sell e cross selling.

Mesmo sendo uma estratégia bastante simples, muitas empresas negligenciam essa ação, especialmente em períodos de maior movimento. O significado literal dessa técnica é “vender a mais”, mas não deve ser imposta ao cliente. É preciso que ele entenda o quanto suas soluções vão trazer benefícios, partindo dele a necessidade de optar ou não por novos negócios.

No entanto, apesar de não ser oferecido de maneira insistente, existem técnicas dos vendedores que contribuem para o up-sell mais frequente. Um script de vendas bem delimitado e conhecido pelo seu profissional permite que aborde outros itens durante as negociações, possibilitando ao cliente entender sobre a importância dos produtos.

Para um up-sell bem-sucedido, analise as particularidades de cada cliente. Especialmente se sua empresa oferecer soluções que abordem nichos diferentes, é preciso entender as reais necessidades dele com os seus serviços. Assim, dá a possibilidade ao vendedor de oferecer aquela solução que realmente trará vantagens ao consumidor, agregando valor e contribuindo para sua fidelização e retenção.

Além disso, tenha referências de sucesso em seu catálogo, o que chamamos de case. Sempre que possuímos exemplos de compras ou negociações bem-sucedidas ficamos mais dispostos a fechar negócio, justamente por entender de maneira prática que aquela estratégia também funcionará em meu negócio.

Por fim, o ideal é que faça sugestões simples. Para que a tentativa de up-sell realmente traga resultados, não ofereça muitos itens ao mesmo tempo para o mesmo cliente. Foque naquilo que trará ganhos e conheça bem as vantagens de ele adquirir esse novo serviço.

3 vantagens do uso do SMS

Mencionamos brevemente sobre o SMS e como ele pode contribuir para alavancar as vendas. Em março de 2019, a Anatel registrou, apenas em nosso país, mais de 228 milhões de linhas móveis, o que comprova e eficácia dessa estratégia para a sua empresa. Dessa forma, é preciso entender de maneira mais aprofundada quais são as vantagens de apostar no SMS para alavancar as vendas. Confira!

1. Melhor relacionamento com o cliente

Durante todo o conteúdo, enfatizamos a necessidade de uma empresa apostar em estratégias que melhorem o relacionamento com o cliente, justamente por aumentar as chances de fidelizá-lo — o que contribui para um aumento de lucro, além de ser uma ação mais barata do que a atração de público.

O uso do SMS contribui efetivamente para isso, uma vez que você terá a oportunidade de enviar conteúdos objetivos e que não necessariamente precisem estar diretamente ligados a seus produtos e serviços.

No entanto, é preciso ter cuidado para entender de maneira exata as questões legais as quais se referem ao envio de mensagens de texto por meio dos aparelhos telefônicos. Seus clientes necessitam autorizar esse envio, disponibilizando a você pontos de contato — prática denominada opt-in.

Da mesma forma, também há a necessidade de oferecer a alternativa para que eles se descadastrem sempre que não mais enxergarem necessidade em seus conteúdos — opt-out . Não pense que isso é negativo, tudo bem? Muito pelo contrário! Oferecer essa opção a seu público contribui para que ele esteja momentaneamente satisfeito com os seus comunicados e possa retornar mais adiante.

Caso não tenha essa ferramenta, poderá surtir o efeito contrário e gerar insatisfação por ele receber mensagens inadequadas e que não condizem com suas reais necessidades.

2. Possibilidade de ser feita uma pesquisa de satisfação e NPS

Quais os maiores gargalos observados pela sua empresa? Quais são os pontos de melhorias a serem observados? Não existe melhor feedback do que aquele fornecido pelos seus clientes. Por meio do SMS, é possível elaborar uma pesquisa de satisfação, assim como promover o Net Promoter Score.

Por meio de uma pergunta simples, é possível identificar o grau de lealdade do cliente com a sua marca. A partir do SMS, existe a possibilidade de enviar o seguinte questionamento: de 0 a 10, qual o grau de satisfação com o nosso atendimento?

Clientes que forneçam entre 0 a 6 são aqueles considerados detratores. Entre 7 e 8, neutros. Já os que forneçam notas 9 e 10 são os propagadores. A partir disso, sua equipe poderá trabalhar em estratégias que melhorem os pontos apresentados, contribuindo para alavancar as vendas, uma vez que a empresa estará em constante aperfeiçoamento.

3. Boas estatísticas

As estatísticas relacionadas ao SMS marketing são muito superiores do que outras estratégias de comunicação a serem adotadas pela sua empresa. A taxa de abertura, por exemplo, é de 98%, contra 20% do e-mail marketing.

Se levarmos em consideração o fato de alavancar as vendas, uma pesquisa feita com usuários americanos afirmou que 50% deles realizaram uma compra por meio de uma comunicação recebida via SMS. Além disso, a leitura é instantânea: em média 5 segundos após o recebimento.

90% dessas mensagens, inclusive, são lidas em um prazo máximo de 3 minutos após o recebimento. O seu envio também pode ser considerado bem mais rápido do que outros meios de comunicação, pois os serviços demoram menos de 10 segundos para entregar ao seu destinatário os comunicados pretendidos.

Por fim, apesar de outros aplicativos de mensagens terem surgido ao longo dos anos, ainda há o registro de mais de 3 trilhões de envios de SMS no mundo todo. Ou seja, especialmente para quem deseja alavancar as vendas, essa é uma estratégia que deve ser considerada devido aos seus números  — que de fato impressionam!

Neste conteúdo, você pôde perceber a importância de estabelecer estratégias para alavancar as vendas, quais são essas ações que podem ser tomadas pela sua empresa, assim como entender as maneiras que o SMS contribui para isso. O indicado, porém, é que você conte com uma ferramenta que possa auxiliar nessa sua ação de envio de SMS.

Por meio dela, é possível personalizar as mensagens — mencionamos sobre a importância de o cliente se sentir único —, obter relatórios para uma campanha de SMS eficiente, assim como contar com um suporte que vá auxiliar na construção de suas ações e nas dificuldades de sua equipe.

Ficou interessado em contar com uma ferramenta como essa, que permitirá estratégias mais bem delineadas para alavancar as vendas? Entre em contato com a gente e conheça os diferenciais da TWW. Nossa empresa terá como foco entender o seu negócio e conhecer as particularidades de sua empresa para definir as melhores estratégias de comunicação.

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