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Como saber se a sua empresa está realizando uma campanha de SMS eficiente? É importante ter conhecimento e analisar os resultados que estão sendo alcançados, utilizando-os para tomar decisões, realizar ajustes ou identificar o que está dando certo e vale a pena seguir.

Confira abaixo algumas informações úteis de como analisar sua campanha SMS da melhor maneira, aumentando, assim, as chances de sucesso. 

Porque utilizar o serviço de SMS?

Antes de saber como analisar as campanhas de SMS, vale a pena entender compreender as vantagens dessa forma de comunicação. 

Já percebeu quanto tempo por dia nós passamos olhando para o celular? Segundo pesquisas, 90% das pessoas que recebem SMS abrem as mensagens em até 3 minutos após o recebimento! É um retorno quase que imediato e com uma probabilidade de entrega muito grande, já que não exige uso de internet. 

Esse meio de comunicação ainda oferece grande alcance — uma vez que no Brasil existe mais de um smartphone por pessoa — e permite não só manter contato com seus clientes, como também emitir boletos para pagamento, enviar tokens ou até confirmações de agendamentos. 

Como analisar a eficiência da sua campanha de SMS

Quando uma empresa utiliza o SMS marketing como estratégia, é necessário analisar algumas métricas para entender como ela está se desenvolvendo e descobrir o que pode fazer com que ela ofereça sucesso.

Taxas de entrega

O primeiro ponto a ser analisado é a taxa de entrega, ou seja, a porcentagem de pessoas atingidas pelo envio do SMS. Esse dado ajuda a verificar a qualidade da base e o quantidade de pessoas atingidas está de acordo com a meta estabelecida.

Taxa de conversão

Ela ajuda a identificar as ações tomadas a partir do recebimento do SMS. Ele pode ser analisado com inserção de códigos promocionais exclusivos ou cliques em links presentes na mensagem.

Taxa de resposta

Ela corresponde a taxa de mensagens recebidas quando o SMS exige uma resposta do usuário. Ela pode mostrar o engajamento da base selecionada. 

Taxa de saída

Outro ponto importante a ser analisado é o opt-out, que corresponde a quando o usuário decide se desinscrever da sua base de envio. Esse dado pode sinalizar que sua campanha está atingindo o público errado. 

Passo a passo para fazer marketing com campanha de SMS

Agora que você já conhece as principais métricas a serem analisadas, confira pontos que podem gerar sucesso para sua campanha. 

Defina objetivos

Antes de qualquer coisa, é importante entender qual o problema que sua marca busca resolver e, com base nisso, decidir o objetivo. Alguns motivos de campanhas de SMS são aumentar as vendas, obter ótimo relacionamento com seus clientes ou receber um feedback sobre um produto ou serviço. É indispensável ter essas informações em mente antes de iniciar sua campanha de SMS marketing e estabelecer as metas.

Estabeleça qual será sua estratégia

Após a definição de objetivo, o próximo passo é alinhar como será executada sua estratégia. Com um propósito, sua empresa poderá verificar as ações certas para alcançá-lo. Caso seu objetivo seja fidelizar clientes, vale divulgar cupons promocionais ou ofertas exclusivas via SMS. 

Base de contatos

Faça uma boa curadoria da sua base de contatos com o objetivo de compreender o que cada lead deseja receber. Também é indispensável conseguir o opt-in (permissão para envio) de todos os contatos. 

Utilize mensagens claras e objetivas

É importante filtrar o que será enviado ao cliente, construindo um texto claro e objetivo que gere valor à relação entre empresa e consumidor.  Com o SMS Concatenado, é possível enviar uma mensagem de até 600 caracteres e é uma ótima opção para empresas que desejam se comunicar mais detalhadamente com o cliente. 

Escolha sua ferramenta de SMS Marketing

Além de construir uma estratégia efetiva, é essencial escolher uma ferramenta de envio segura, fácil de ser manuseada, que ofereça todos os dados necessários para otimizações e tenha uma equipe experiente por trás. Esse o caso da plataforma da TWW. 

Há mais de 20 anos no mercado, a TWW segue aprimorando as ferramentas de comunicação para oferecer um atendimento ágil e com baixo investimento. Com uma  ferramenta completa e oferecendo consultoria de profissionais qualificados, ela ajuda a construir a comunicação ideal para sua empresa. Quer realizar campanhas de SMS? Procure um de nossos consultores

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