fbpx

O termo fake news, ou notícia falsa, em português, se tornou parte do nosso cotidiano ao longo dos últimos anos, embora seja mais antigo do que aparenta. A expressão é usada para se referir a notícias inverídicas ou imprecisas. Combater ou até mesmo identificar fake news se tornaram grandes desafios modernos, principalmente pelo fato de que atualmente elas são compartilhadas, em sua maioria, pela internet.

As motivações para a criação e disseminação desse tipo de conteúdo variam, sendo que a mais comum, a tentativa de espalhar boatos sobre pessoas, partidos políticos, países, empresas, entre outros temas. As fake news também são muito utilizadas para a aplicação de golpes virtuais, resultando em prejuízo econômico e roubo de informações pessoais. 

Mesmo diante da grande visibilidade que as informações falsas ganharam, principalmente nas redes sociais, muitos ainda não sabem ao certo maneiras de identificar fake news. Nem o real impacto que esse conteúdo pode ter, inclusive para os negócios. Por isso, separamos ótimas dicas sobre como identificar fake news, e como o SMS tem sido uma ferramenta muito utilizada para combatê-las.

Maneiras eficazes de identificar fake news 

Identificar fake news nem sempre é tão simples, mas estar atento a esses passos pode ajudar muito na hora da dúvida sobre a veracidade de uma informação. Confira!

Vá além do título

Fake news são, muitas vezes, publicadas com títulos que não possuem relação com o restante do texto.  Por isso, antes de tomar a manchete de uma notícia como verdadeira e compartilhá-la com outras pessoas, é importante ler o conteúdo do início ao fim. Além de conferir a data de publicação da matéria, pois a informação pode ter sido verdadeira no passado, mas estar desatualizada atualmente.

Analise o texto

Ao ler um texto noticioso, alguns fatores podem indicar que o conteúdo não é totalmente verdadeiro. Desconfie caso encontre notícias com informações genéricas, sem identificação dos citados ou do local de ocorrência dos fatos. Outros indícios que podem te ajudar a identificar fake news são: o excesso de opiniões e adjetivos, textos muito alarmistas, a presença de palavras abreviadas e os erros de ortografia. 

Pesquise a informação

A maneira mais eficaz de identificar fake news é checando as informações em sites de pesquisa e em veículos profissionais de imprensa.  Atualmente existem diversas iniciativas visando o combate à veiculação de conteúdo enganoso. Como as agências de checagem de fatos, que são especializadas em identificar fake news. 
Recentemente, outra iniciativa surgiu para combater veículos de notícias falsas, através da desmonetização publicitária: a versão brasileira do movimento norte-americano, Sleeping Giants. É uma página que, através das redes sociais, comunica grandes empresas de que seus anúncios estão sendo exibidos em sites conhecidos por veicular fake news.

Fique atento a fotos, vídeos e áudios incomuns

Caso receba imagens, vídeos ou áudios com acontecimentos muito estranhas ou incomuns, desconfie! O conteúdo pode ter sido editado ou tirado de seu contexto original, gerando uma notícia enganosa. 
Uma boa prática para identificar fake news em fotos divulgadas online, é clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecionar a opção “procurar imagem”. Essa função pode mostrar quantas vezes o conteúdo já foi reproduzido na internet anteriormente, o que facilita na identificação de possíveis montagens.

Como o SMS pode ajudar a barrar fake news e fornecer informações corretas

O SMS é um serviço amplamente utilizado por empresas de vários segmentos e órgãos oficiais do governo para combater fraudes e notícias enganosas. 

A principal preocupação ao utilizar esse tipo de serviço é a de que as informações corretas cheguem à maioria dos clientes e contribuam na prevenção e contenção de fake news. Tendo em vista que o SMS não depende de internet ou modelo de aparelho celular específico para ser efetivo, e 90% dos usuários verificam as mensagens do celular em até 3 minutos após o recebimento.
Entidades governamentais possuem sistemas de alerta via SMS para levar informações pertinentes e corretas à população. Atividade relevante inclusive na divulgação de dados sobre o novo coronavírus, auxiliando a identificar fake news sobre o tema. 

Grande parte das instituições financeiras e lojas online também utilizam o SMS para manter os clientes atualizados sobre transações efetuadas em suas contas em tempo real. Além de fornecer serviços de autenticação em duas fases, e de informações para a prevenção de fraudes, evitando prejuízos tanto para as empresas quanto para os clientes. E passar segurança ao demonstrar que estão atentos às transações efetuadas em seu sistema.
E você, quer utilizar o SMS como uma ferramenta de comunicação efetiva e segura para os seus clientes? A TWW está há mais de 20 anos no mercado, oferecendo um atendimento ágil, completo e de baixo investimento. Fale com nossos consultores e saiba como adotar a estratégia certa para o seu negócio.

Escreva um comentário