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Muitos empreendedores acreditam cegamente que o verdadeiro e único motivo de não conseguirem fazer vendas exponenciais é a crise econômica em que o Brasil se encontra. No entanto, neste texto, vamos desmistificar essa questão e ensiná-lo como aumentar conversão na sua empresa.

Para entendermos melhor essa premissa, é fundamental conhecer o comportamento do consumidor brasileiro moderno, pois somente dessa forma será possível gerar novos negócios. Desse modo, um empreendimento conseguirá permanecer ativo frente à concorrência e enfrentar os desafios diários.

A geração de leads é de suma importância para o crescimento dos negócios, considerado como a chave para a prosperidade e sucesso.

É interessante que o gestor preste atenção redobrada ao ROI das equipes de vendedores, pois ele está intimamente ligado à quantidade de vendas que foram finalizadas em determinado momento, sendo um fator de convencimento do prospecto no momento de escolher o seu produto ou serviço.

Agora que já sabemos por onde começar, vamos ensiná-lo a potencializar os resultados da empresa com dicas simples e eficazes. Confira!

Investigue seu lead a fundo

Para compreender melhor as necessidades de um cliente da sua área de atuação no mercado, precisamos descobrir quem é o público-alvo do negócio. Assim, facilita ao colaborador saber como abordá-lo de maneira persuasiva no momento de apresentar o produto.

Antes de tentar vender algo, procure analisar todos os prós e contras que as mercadorias do estabelecimento possuem e como isso poderia suprir a necessidade ou despertar o desejo de alguém comprar o produto. Em seguida, faça uma pesquisa de mercado dos potenciais consumidores para criar as personas corretas para o negócio.

Fazer muitas perguntas às pessoas, tentando acertar de qualquer jeito o que elas querem é uma prática que deve ser abominada e extinta do mundo comercial, pois nem sempre essas pessoas têm um problema real para solucionar e acaba gerando mal-estar e desconforto. Isso diminuirá consideravelmente as chances de conversão.

Seguindo esse método, ficará muito mais fluida a comunicação e interpretação daquilo que realmente precisam escutar para agradar aos seus ouvidos.

Ter um produto de excelente qualidade sem convencer a pessoa que aquilo é o que a fará feliz por estar comprando, não surte nenhum efeito concreto.

Seja estratégico no fechamento

Se soubermos trabalhar e explorar corretamente as etapas de abordagem e persuasão, o fechamento — isto é, a conversão em uma venda — acontecerá de maneira natural e discreta. Nessa fase, é crucial tratar o comprador de forma carismática, condescendente e respeitosa.

Ainda, deixar claro o funcionamento do item que está levando e a política de trocas e devoluções é fundamental para que não haja discussões e desentendimentos em um futuro próximo.

Invista no pós-venda

É inútil ter todo o trabalho para se fechar uma venda e esquecer que o cliente existe, ou até pior, deixar que ele esqueça de sua empresa. Portanto, crie um setor preparado para enviar SMS e fazer ligações que se voltem à avaliação e verificação da qualidade de atendimento dos colaboradores e satisfação do produto.

Dessa forma, a pessoa perceberá que estão interessados e preocupados com sua experiência de consumo, buscando, inclusive, resolução de possíveis problemas que apareçam, demostrando que a empresa quer ser uma parceira e contribuir para o sucesso de todos os envolvidos.

Um dos maiores aumentos de conversões e fidelizações ocorrem nessa etapa que, por vezes, é pormenorizada por gestores.

Monitore constantemente os resultados

Será que, se não tivermos a real dimensão das vendas realizadas e fracassadas, vamos saber se houve aumento da conversão de leads? Já é recorrente entre empreendedores a ideia de que nada é possível aprimorar se não for medido.

Esse simples entendimento causa um impacto tremendo em sua empresa e facilita totalmente a busca por métricas corretas para o negócio prosperar. Esse gerenciamento tem que ser periódico e metódico, de preferência deixando um profissional específico por conta para que o gestor não esqueça de monitorar.

Devem ser colocados em parâmetros os resultados como a receita dos clientes, o ciclo de vida valorativo, o custo operacional, taxa e tempo de conversão, entre outros. Todos esses indicadores precisam de uma atenção especial e constante dos responsáveis pela análise, compreendendo e obtendo os melhores resultados que conseguirem.

Basta começar a verificar os números certos que tudo começará a fluir da maneira adequada, sem que haja esforços desnecessários.

Motive a equipe

Nada melhor para aumentar a conversão de prospectos do que uma estimulação direta dos colaboradores do setor de vendas. Quando eles estão bem dispostos a atender e se envolver na comunicação com o cliente, nunca se esquecerão de oferecer uma promoção, avisar de uma novidade e falar tudo de bom que o produto pode oferecer.

Isso tem influência direta para a decisão do consumidor na hora de finalizar a compra. Portanto, promova capacitações, treinamentos e cursos profissionalizantes e motivacionais, para que se preparem. Além disso, realize premiações pelos resultados e empenho por fazer um bom trabalho.

Incentivar o desempenho de todos como uma equipe também é uma boa ação a se tomar, com eventos promocionais de comissões coletivas etc. Vale lembrar que o ideal é estipular um tempo de duração dessas campanhas, para que gere interesse e competitividade.

No caso dos prêmios, o mais importante é usar a percepção para saber se deve ser entregue em quantia ou bens atrativos. Geralmente, corporações optam pela segunda alternativa, já que dinheiro é algo fácil de ser gasto e, muitas vezes, não são tão valorizados. Já um bem pode ter um valor simbólico muito maior para a pessoa e seus colegas de trabalho.

De qualquer forma, o objetivo final é agitar os vendedores para que tenham vontade de vender mais e mais, transmitindo ao cliente o prazer de estar ali atendendo e ajudando-o na escolha de seus produtos.

Pudemos observar, ao longo do texto, que há uma série de fatores que contribuem para aumentar conversão de leads em compradores em um estabelecimento. Por essa razão, um bom gestor tem que ficar sempre atento aos sinais que os resultados levam até ele, para tomar a decisão certa.

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