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Conteúdo atualizado em 30 de setembro de 2019.

O que é a Black Friday?

Com a chegada do mês de novembro, o comércio brasileiro começa a se preparar para uma das datas mais importantes quando o assunto são as vendas de fim de ano: a Black Friday. Criado pelo segmento de varejo nos Estados Unidos, o termo Black Friday é designado a data da 4ª sexta-feira de novembro (nesse ano será no dia 29) e trata-se de uma mega ação de vendas, tanto para liquidar os estoques com ofertas de mercadorias e também na oferta de serviços, sendo que em ambos os casos, os descontos chegam a até 70% do valor normal.

Para o varejo brasileiro é uma excelente oportunidade de antecipar as compras de fim de ano e aproveitar o primeiro pagamento do 13º salário. Em pesquisa recente, 66% das pessoas alegam que pretendem antecipar as compras de Natal já na Black Friday.

Estratégia de Black Friday com SMS

Em pesquisa recente do Google, a recomendação é não somente atuar com a Black Friday como uma data isolada, mas sim, pensar em todas as próximas ações de vendas do varejo como uma temporada. Isso estimula as vendas, que podem ser planejadas ou não, também considerando as compras de fim de ano, tanto corporativas quanto pessoais.

Existem várias estratégias para aumentar o número de vendas no Black Friday com o uso de SMS na comunicação. Selecionamos algumas sugestões que podem influenciar nos resultados:

  • Cupons de Desconto
    • A marca pode facilitar a mensuração dos resultados da campanha, melhorando a experiência de seu cliente ao incluir um cupom de desconto oferecido em sua mensagem para a Black Friday.
    • Cupons recebidos no celular são utilizados 10x mais do que cupons tradicionais.
  • Validade nas Ofertas
    • A marca pode incentivar seus clientes a comprar ao colocar um prazo de validade no desconto divulgado em sua mensagem de Black Friday.
  • Segmentação
    • Com a segmentação é possível entender qual tipo de conteúdo pode trazer melhores resultados para uma campanha de Black Friday.
    • A marca pode enviar diversas campanhas de SMS aplicando o conceito de teste A/B para medir a performance das campanhas.

Porque usar SMS no Black Friday?

O SMS tem uma taxa de abertura de 98%, e já existem mais de 230 milhões de linhas de celulares ativas no país, ou seja, mais de 230 milhões de oportunidades de negócios e vendas, considerando que o SMS é um canal de comunicação direta entre uma empresa e os clientes.

Lembrando que o SMS precisa apenas da conexão com a operadora. Mesmo que o cliente não esteja conectado à internet, ele será impactado pela mensagem.

Seguem alguns benefícios ao usar o SMS:

  • Custo Atrativo
    • Custo menor do que anúncios em revistas, televisão e em telefonia.
  • Alta taxa de entrega
    • O SMS não precisa de internet para o cliente receber.
    • As operadoras possuem um prazo de até 24 horas para realizar a entrega do SMS, ou seja, se um primeiro envio não for efetivo, haverão outras tentativas de entrega.
  • Alta taxa de abertura
    • A taxa de leitura do SMS é de aproximadamente 98%, sendo que a maioria das mensagens são lidas nos primeiros 3 minutos, garantindo a efetividade da estratégia quando comparado ao e-mail que corresponde a uma taxa de abertura de apenas 15% a 20%.

Plataforma de TWW

Com a TWW é possível acompanhar as entregas de mensagens com diversos relatórios estatísticos e analíticos, tudo por meio da plataforma web.

Nossa promoção Black Friday

Entendendo as necessidades do mercado, antecipamos a Black Friday da TWW para auxiliar em sua estratégia de marca. Temos pacotes exclusivos para te ajudar na comunicação com seu cliente!