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Com o avanço constante da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Segundo pesquisas, aproximadamente 69% dos brasileiros têm acesso à internet,o que faz com que tenham facilidade para consumir conteúdos e fazer pesquisas online. E mais do que estar presente em plataformas digitais para alcançar o público da sua empresa, é importante otimizar seus conteúdos para acessos mobile. Estudos indicam que o Brasil já conta com mais de um smartphone por habitante e que maioria dos acessos às redes ocorre através desse aparelho.

A conexão fácil e simples com a internet via celular faz deste aparelho uma possibilidade para realizar atividades como pagar contas, enviar mensagens, pesquisar notícias e até realizar compras. Com isso, é essencial se preocupar com a adequação para esse formato, garantindo boa navegabilidade, visibilidade para o seu canal e consequentemente, uma experiência positiva para o possível cliente.

Conheça abaixo o que SEO para mobile, uma das otimizações essenciais para aumentar o alcance e reconhecimento online da sua empresa, além de dicas para o seu conteúdo.

O que é SEO para mobile?

SEO significa Search Engine Optimization que traduzido é otimização para mecanismos de busca. E quando citamos a versão para mobile, basicamente é um conjunto de melhorias em sites e diversos conteúdos online para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O objetivo principal dessas otimizações é fazer com que os conteúdos apareçam em destaque em dispositivos de busca, como o Google, por exemplo. Se bem estruturado, o SEO para mobile aumenta a chance de que seu site apareça no topo das buscas, aumentando assim o número de visualizações.

Por que ele é importante?

Não compreendeu muito bem as vantagens de adotar o SEO para mobile? Confira abaixo alguns dados que comprovam a importância dessa otimização.

Aumento de pesquisas em dispositivos móveis

Segundo relatórios do Google, 58% pesquisas feitas nesse mecanismo são realizadas via dispositivos móveis. Isso significa que há grandes chances de o seu público-alvo estar utilizando smartphones para pesquisar produtos ou serviços, que possam gerar uma conversão.

O Google prioriza conteúdos para mobile

A empresa anunciou o mobile-first index, que traduzido significa “mobile em primeiro lugar”. Basicamente significa que ele identifica como versão principal aquela que é voltada para dispositivos móveis.. Ou seja, assim que o usuário faz a pesquisa, os robôs responsáveis fazem uma busca em sua base de dados procurando por opções mobile que podem ser relevantes. 

Destacando-se da concorrência

Há diversos sites que oferecem conteúdos semelhantes em toda a base, por isso é crucial desenvolver estratégias que destaquem o seu dos demais concorrentes. Realizando as otimizações recomendadas e oferecendo conteúdo relevante, as chances do seu site impactar seu público de maneira positiva e antes das demais opções são altas. Dessa forma, o SEO para mobile pode destacar seu conteúdo dos demais e levando o usuário para seu site ou aplicativo.

Como otimizar seu site para mobile

Conforme já falamos acima, a otimização de suas páginas pode contribuir no atingimento de um bom alcance orgânico. Saiba mais as dicas para otimizar para mobile.

Crie um site compatível com o mobile

Antes de pensar no SEO para mobile, a sua página deve funcionar corretamente nos  dispositivos móveis, ou seja, ela não pode ser uma miniatura da versão em desktop, ou a formatação em códigos HTML. Se o usuário não conseguir navegar corretamente em seu smartphone, é provável que não volte a acessar seu site.
O Google sugere algumas opções compatíveis com o mobile:

  • Design responsivo: que utiliza o mesmo HTML e URL em qualquer dispositivo, mas o layout da página se adapta ao tamanho da tela. 
  • Dinâmica: usa a mesmo URL, em qualquer dispositivo utilizado, porém gera uma versão diferente de HTML.
  • URL separados: é a criação de um código diferente para cada dispositivo, que redireciona o usuário para a página correta.

É importante analisar e avaliar qual formato é mais adequado para sua página.

Velocidade do site

Outro fator importante é o carregamento da sua página de destino. Segundo o Google, 53% dos visitante abandonam o site se ele demorar mais do que 3 segundos para carregar. Por isso é crucial se atentar aos itens que podem prejudicar o desempenho como imagens muito pesadas por exemplo, e principalmente testar a velocidade de carregamento. Assim você otimiza a experiência do usuário, e contribui para que ele retorne ao seu site com frequência. 

Títulos e meta descrições

Estes são os primeiros itens da sua página que irão atingir os usuários, por isso precisam apresentar em poucos caracteres e de maneira clara, qual será o assunto a ser tratado no site. Dessa forma, o consumidor tem uma prévia do conteúdo e pode clicar no link que oferecer mais compatibilidade com o que ele procura.

Concentre-se na experiência do cliente

Também conhecido como UX ou User Experience, a experiência do cliente é o fator principal dentro do SEO para mobile. Pois nessa fase, o foco principal é a interação entre os usuários e o site, e como esse cliente se sente ao navegar na sua página. Conforme já falamos anteriormente, o acesso do consumidor pelo mobile é feito em diversos momentos do dia, e muitas vezes num curto período. Sendo assim, gerando uma ansiedade por uma rápida solução e resultado para sua busca. Além da velocidade que já foi citada, outros fatores são recomendados para um melhor desempenho de UX.

Como um visual mais limpo, que seja mais objetivo sem perder a beleza do layout, e que exiba apenas o que o usuário vai precisar em cada página ou seção. Além disso, o visual mais leve, contribui para as pessoas que acessam o mobile via internet 3G, e que podem ficar frustradas com a demora no carregamento. Ou então, o acesso rápido, onde o site encurta o caminho até o conteúdo final, evitando páginas intermediárias ou a dificuldade de navegação até a página que o usuário pretende chegar. 

Após a otimização do site através dessas dicas e o SEO para mobile, sua marca pode investir em ações de marketing sem medo. Sendo assim, pode enviar SMS para os consumidores oferecendo descontos, e que levem para uma página destino, a qual foi otimizada para ser acessada por um dispositivo móvel. A TWW está preparada para auxiliar sua empresa no atingimento do objetivo, e em tudo mais que for necessário. São profissionais preparados e com muita experiência. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais informações.

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