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Por não depender da internet, o SMS se tornou uma ótima estratégia de venda para empresas. Com uma taxa de leitura de 98%, a ferramenta é uma opção efetiva na hora de passar uma mensagem para seu cliente. Porém, para oferecer uma boa experiência, é importante entender as boas práticas de uso do SMS.

Ou seja, para vender em 160 caracteres, é necessário entender algumas dicas para se comunicar. Além de, claro, para atingir seu cliente da forma certa. Não adianta implementar a estratégia sem fazer um estudo de dados ou conhecer casos de sucesso. 

Neste post, explicaremos um pouco mais sobre como ser mais efetivo na estratégia de SMS na sua empresa. E ainda te ajudaremos a se organizar internamente para investir no melhor serviço, obtendo resultados positivos. Boa leitura!

Boas práticas de SMS: Entenda cada uma

Não, não é só sobre escrever uma mensagem com impacto. Para ser bem sucedido ao enviar SMS, você precisa apostar em pontos chaves que te ajudarão. Potencializando, assim, o seu relacionamento com o cliente e suas vendas. É preciso apresentar sua empresa como solícita para as necessidades do seu consumidor:

Personalização da mensagem

Você sabia que, ao personalizar a mensagem, você se aproxima do seu cliente? Isso porque esse fator gera interesse e proporciona uma experiência mais única, algo que é valorizado no mercado. Em outras palavras, isso significa que a sua empresa está demonstrando que se importa com a necessidade de cada consumidor em particular. 

O primeiro passo para esse método é coletar o máximo de conhecimento sobre seus clientes. Por exemplo, com um levantamento de dados. Com isso, você poderá enviar mensagens com o nome ou outras informações relevantes de cada um. 

Ao investir na personalização, sua empresa terá a chance de aumentar o engajamento e, consequentemente, as vendas. Além disso, uma vez que você conquista seu cliente, torna-se mais fácil para ele se fidelizar e acompanhar sua marca. Nas variadas soluções da TWW, você encontra a opção de personalizar sua mensagem para atingir seu cliente de forma mais efetiva. Confira

OPT-IN e OPT-OUT

Para que uma campanha de SMS tenha sucesso, ela precisa que a sua base de clientes seja opt-in. Ou seja, que contenham aquelas pessoas que concordaram em receber as mensagens da sua empresa sobre promoções, conteúdos ou qualquer outro tipo de contato.

Dessa forma, você mantém sua base de leads mais higienizada com aqueles que manifestaram maior interesse pela sua empresa. E que, consequentemente, terão maior probabilidade de compra. O opt-in torna claro a vontade da pessoa de se relacionar com a sua marca, já que ela disponibiliza dados para você.

Já o opt-out se encaixa na lista de boas práticas por oferecer que o cliente não receba mais informações da sua empresa. É a opção de descadastramento, muito comum também no email marketing. Importante ressaltar que esse método deve ser bem visto pela sua empresa. Afinal, por que investir em um cliente que não tem demonstrado mais interesse pelo que você tem a oferecer? E você ainda valoriza o poder de decisão do usuário. 

Otimização de lotes

Para valorizar a experiência do cliente, crie rotinas de disparos de SMS espaçadas e com antecedência. Assim, você poderá focar na performance de cada assunto e obter os melhores resultados. Uma ótima dica é concentrar os envios no horário comercial, já que eles apresentam maior probabilidade de engajamento. 

Afinal, não adianta planejar uma campanha personalizada, com todas as ferramentas necessárias e errar na hora de divulgar, não é mesmo? Quanto antes você preparar seu conteúdo, mais tempo você terá para programar e analisar os disparos. Além de poder avaliar quais estratégias deram mais certo para continuar o investimento e para pausar aquelas que não obtiveram o resultado desejado.

Omnichannel

O conceito de omnichannel se resume ao conjunto de práticas que visam integração de toda a comunicação da sua empresa. Ao padronizar seus canais, você cria uma régua eficiente e uniforme para seus clientes.

Isso porque seu foco agora será na experiência, tanto para compra quanto para interação com a marca. Com a mudança do comportamento do consumidor, é importante reforçar sua estratégia para que ela satisfaça seus objetivos. Ao implementar a ideia de omnichannel com as boas práticas de uso do SMS, você terá uma ferramenta prática e de alta interação para disponibilizar para seus clientes. 

Práticas internas para sua empresa

Além de se preocupar em como a mensagem chegará para o consumidor, é preciso organizar sua estratégia internamente. Assim, sua empresa conseguirá visualizar melhor o que necessita ser feito, os investimentos e como potencializar a entrega. Entenda:

Centro de custo 

Separe um centro de custo da sua empresa para sua estratégia de SMS. Quanto mais controladas forem as verbas para cada área, mais fácil será para focar nos resultados. Afinal, no momento em que a campanha estiver no ar, não é interessante ficar se preocupando com questões burocráticas. Em outras palavras, prepare seu orçamento com antecedência para dar atenção ao resultado.

Treinamentos e integrações 

Para aproveitar melhor alguns tipos de uso, faça a integração de sistemas. Uma forma de padronizar processos e centralizar o que precisará ser feito para suas estratégias de comunicação darem certo. Outro método é aproveitar os treinamentos gratuitos, oferecidos para clientes TWW, para aprender como utilizar melhor os serviços de mensageria. 

Utilize serviços com suporte

Nós sabemos que durante a implementação da sua estratégias, surgirão dúvidas. Principalmente para questões específicas. Por isso, é importante investir em um serviço que te ofereça todo o suporte necessário sem cobranças adicionais. A TWW oferece tal tipo de serviço e sem custos adicionais para sua empresa, saiba mais no site

Lei Geral de Proteção de Dados

Invista em serviços que estão adequados na Lei Geral de Proteção de Dados. Isso será importante para sua empresa, mas principalmente para o seu cliente. Opte por opções que estão adequadas com as novas normas da LGPD, como a TWW. Para qualquer dúvida pontual a respeito do assunto, estamos à disposição. 

Para implementar uma boa estratégia, é preciso ter o combo: comunicação e serviço. Utilizando as ferramentas adequadas e seguindo as boas práticas de uso do SMS, você irá trazer ótimos resultados para sua empresa. Além de estreitar o relacionamento com seu cliente, possibilitando mais vendas. Conte com os serviços da TWW para isso. Estamos preparados para atender suas necessidades!

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