O excesso de atividades e a rotina acelerada nas empresas tendem a dificultar uma atuação mais estratégica e planejada na realização de uma campanha de marketing bem-sucedida. Muitas vezes, as ações são executadas de maneira automática ou mesmo sob pura imitação de terceiros.

Dessa forma, dificilmente os resultados serão positivos e convertidos em lucro para o negócio. Isso porque cada empreendimento tem um perfil, produto ou serviço e público-alvo específico, de modo que as estratégias devem ser alinhadas aos objetivos e norteadas por bom planejamento.

Se você lida com essas dificuldades na sua empresa e pretende resolver o problema, continue a leitura e descubra como desenvolver uma campanha eficiente

Conceitos e metodologias para planejar uma campanha de marketing

São muitas as teorias e técnicas para executar uma campanha de marketing. Nos tópicos seguintes, descrevemos sinteticamente as principais, pontuando algumas diretrizes que consideramos importantes para a sua empresa.   

Os quatro P’s

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a teoria dos quatro P’s. Bastante utilizado no mercado, esse conceito é fundamental para elaborar uma estratégia com potencial para converter resultados positivos para o negócio.

Sua estrutura é composta por quatro pilares, são eles:

  • preço: diz respeito ao valor do(s) produto(s) ou serviço(s) exposto(s) pela campanha. Esse elemento é essencial e deve ser formulado estrategicamente, pois é o fator que confere competitividade no mercado e que delimita o público em potencial;
  • praça: consiste no local ou ambiente no qual o produto será exposto e a campanha realizada. A preferência é que ambos estejam presentes onde está concentrado grande parte do público-alvo. O local pode ser físico ou digital e o objetivo é divulgar, persuadir e vender;
  • produto: objetiva descrever o produto ou serviço de modo atrativo e persuasivo. Trata-se da linguagem adotada pela campanha, bem como a abordagem e as estratégias de comunicação;
  • promoção: Aqui a publicidade entra em ação de modo bem específico, com suas as estratégias de divulgação, lançamento, promoção e vendas. É o ponto alto da campanha de marketing.

A teoria dos quatro P’s contribui significativamente com o planejamento de uma campanha, principalmente por dividir em etapas os processos necessários para a sua realização.

Lead

Um dos principais objetivos de uma campanha é a atração de leads. Mas afinal, o que é isso? No campo do marketing, esse termo se refere a um potencial consumidor que expressou interesse em comprar um produto ou contratar um serviço.

Por exemplo, se uma pessoa está convencida a alugar uma casa e ligou para a imobiliária solicitando informações, ela pode ser considerada um lead para tal empreendimento, ou seja, uma oportunidade de negócio.

Esse conceito pode ser melhor compreendido se visualizarmos as vertentes do funil de vendas, a partir do seguinte processo:

Atração de potenciais clientes > conversão dos visitantes em leads > transformação dos leads em consumidores por meio da venda > fidelização e conversão dos consumidores em promotores pelo encantamento e boas experiências de consumo.

Engajamento

O engajamento de clientes é uma tática que também faz parte da campanha de marketing e visa aproximar o potencial consumidor à marca ou empresa. Para isso, são desenvolvidas técnicas de relacionamento por meio de comunicação, interação e envolvimento do público.

SEO

O Search Engine Optimization (mecanismos de otimização de pesquisa, em tradução livre) consiste em um conjunto de estratégias que objetivam promover o melhor posicionamento de uma marca ou empresa nas páginas de busca da web.

Voltado mais especificamente para o marketing digital, esse grupo de técnicas é utilizado com o intuito de conseguir audiência para os sites e redes sociais — por meio de conteúdo relevante — e convertê-la em lead e consumidor.

Boas práticas para desenvolver uma campanha de marketing de sucesso

Agora que já visualizamos alguns dos principais conceitos e estratégias de uma campanha de marketing, está na hora de entrar na parte mais prática e apresentar maneiras corretas e eficientes para desenvolvê-la com êxito.

Conheça seu público-alvo

Essa deve ser a primeira e mais importante prática, pois campanhas destinadas a grupos genéricos de potenciais clientes dificilmente obtêm resultados concretos. A melhor forma é conhecer de fato o seu público, o que gosta, seus hábitos, o que procura, entre outras informações. Isso pode ser observado por meio das redes sociais, pesquisas e questionários, por exemplo.

Defina os objetivos

Igualmente, é necessário definir e expor para os colaboradores, os objetivos que a campanha precisa atingir. Essas metas precisam ser realistas e estarem de acordo com a visão, missão e valores da empresa, para não gerar incoerência nem desanimar a equipe. Outra dica é redigi-las de forma direta, pois quanto mais claras estiverem, melhor.

Estude seus concorrentes

O estudo da concorrência também é importante para o sucesso de uma campanha de marketing. Analisar os pontos fortes e negativos proporcionam ideias e caminhos para atingir os objetivos e converter os resultados em lucro. Trata-se de uma etapa fundamental do processo de planejamento.

Consolide a imagem de sua marca

Pense a campanha como uma estratégia para a consolidação da imagem da sua empresa no mercado e no imaginário do público. Por isso, a importância de delimitar com precisão o público-alvo, com a finalidade de conhecer bem as suas necessidades, objetivos, desejos e problemas. Dessa forma, fica mais viável lançar produtos e serviços que vão ao encontro com o que o consumidor precisa e da maneira como deseja.

Atue em diferentes meios de comunicação

A expansão e popularização da internet — principalmente com acesso pelo mobile — proporcionou diversas oportunidades de atendimento e relacionamento com o cliente. Aproveite essas ferramentas e esteja presente em diferentes canais de comunicação, especialmente nas quais seu público em potencial se encontra em maior proporção.

Utilize a estratégia multicanal (SMS, e-mail, redes sociais, por exemplo) no desenvolvimento da campanha de marketing para atingir o maior número de leads, ampliando o alcance de sua marca. Em cada canal, adote linguagens e abordagens específicas e não caia no erro de apenas divulgar o mesmo conteúdo nos diferentes meios.

Monitore os resultados

Fechamos este artigo com uma dica indispensável: o monitoramento. Acompanhe frequentemente os resultados da campanha de marketing, compare dados, analise e verifique os pontos positivos e negativos. Há métricas e softwares específicos para essa missão disponíveis no mercado. Entre eles, podemos citar: buzzsumo, buffer, klout e hubspot.

Há outras tantas e boas práticas para criar e desenvolver uma campanha de marketing de sucesso. Essas foram as principais que reunimos para você, mas é só o ponto de partida. Procure sempre se atualizar sobre técnicas de divulgação e monitoramento do seu público e resultados.

E para aproveitar ainda mais, siga nossas páginas no Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades sobre o universo do marketing, comunicação e vendas!

Escreva um comentário