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Para que a empresa consiga atingir os resultados almejados, é preciso que haja um planejamento eficiente e, principalmente, que as estratégias sejam definidas com antecedência. Com o objetivo de que as campanhas consigam alcançar os seus clientes, é necessário, inicialmente, conhecer o seu público, entender quais são os seus problemas e como o seu negócio conseguirá ajudá-lo.

A partir disso, é possível estabelecer ações que consigam atrair e fidelizar seus consumidores, além de tornar a sua organização referência em seu nicho de atuação. Nesse contexto, uma campanha de SMS pode ser a solução ideal para oferecer conteúdo ao público, coletar informações importantes para o aperfeiçoamento das soluções oferecidas e também divulgar as estratégias de vendas planejadas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda mais sobre as campanhas de SMS corporativo, conheça algumas estatísticas importantes sobre o assunto, as vantagens de utilizar esse canal de comunicação, assim como boas estratégias. Boa leitura!

Entenda o uso do SMS

Contar com uma campanha de SMS como aliada traz muitas vantagens ao seu negócio. Para entender um pouco mais sobre esses benefícios, elencamos os principais.

Interação com outros canais

Conforme abordado, conhecer o público é o primeiro passo para definir quais são os melhores canais de comunicação com o objetivo de estabelecer esse contato. A partir dessa definição, é possível aliar o uso do SMS com as suas outras redes. Caso o seu site esteja com promoções imperdíveis, é possível enviar um lembrete para que a sua base de contatos possa acessá-lo e verificar as ofertas.

A partir da sua mensagem, é possível enviar um link encurtado que vá direcioná-los para o local desejado. É possível, também, aumentar a quantidade de fãs e propagadores de sua marca por meio de outras redes sociais, como o Facebook e Instagram: basta enviar a página e convidá-los a seguir. No entanto, ofereça valor para essa ação: explique que, nesses canais, ele poderá ter acesso a dicas, ofertas e comunicados que vão agregar conhecimento ao seu dia a dia, por exemplo.

Compatibilidade

Ao definir os melhores canais de comunicação, é preciso avaliar a compatibilidade. Afinal, de nada adianta definir estratégias caso elas não consigam alcançar quem realmente interessa, não é verdade?

Com o SMS, não existe esse problema, uma vez que ele é compatível com todos os aparelhos celular.

Mensagens objetivas

As mensagens de SMS precisam ser claras e objetivas. Diferente do e-mail, em que se envia uma newsletter, essa possibilidade não existe por esse canal. Dessa forma, é preciso que você vá direto ao ponto! Caso seja uma oferta, em poucas palavras, é preciso dizer o que a sua empresa tem de melhor para seus clientes naquele momento, no que diz respeito aos seus preços.

Se for enviar dicas e conteúdos relevantes sobre o seu nicho de atuação, é preciso seguir pelo mesmo caminho. Essa objetividade é bastante positiva, uma vez que as pessoas cada vez mais assumem essa característica.

Feedback rápido

É essencial considerar o feedback dos clientes para que sua equipe possa aprimorar seu atendimento, além de contribuir para aperfeiçoar produtos e serviços. Para isso, é preciso ouvir aquele que dá a palavra final sobre o trabalho executado por seus colaboradores: o próprio público.

Nesse contexto, a empresa deve definir os melhores canais para coletar informações, opiniões, críticas e sugestões para que entenda os gargalos operacionais, de produção e até mesmo em relação ao contato com os profissionais. No caso do SMS, o feedback é rápido, devido à sua alta taxa de abertura, além de ser um tipo de mensagem praticamente instantânea — que abordaremos mais adiante.

Conheça 4 estatísticas que comprovam que o SMS ainda é eficiente

As campanhas SMS ainda trazem resultados significativos para o negócio. Para se ter ideia, de acordo com a ANATEL, a quantidade de dispositivos móveis registrados no mês de dezembro foi de 229 milhões. A seguir, apresentaremos algumas estatísticas que comprovam a efetividade dessa estratégia.

1. Alta taxa de abertura

Como você pode conferir nesta publicação, a taxa de abertura do SMS corresponde a 98%. Ou seja, praticamente todos os usuários que receberão a sua mensagem visualizarão aquele conteúdo. Em termos de comparação, o e-mail marketing tem uma taxa de apenas 20%.

Isso se explica muitas vezes devido ao fato de o aparelho celular estar à mão praticamente o dia todo, o que justifica, também, a sua rápida interação: o SMS é aberto, em média, 5 segundos após o recebimento, sendo que 90% deles são lidos apenas 3 minutos depois de recebidos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IDC, em média, 62% dos usuários fazem o uso de seus aparelhos assim que acordam, sendo que 44% deles o utilizam, inclusive, como despertador. Esse comportamento do consumidor, que já nem é tão recente, comprova que utilizar o aparelho como canal de comunicação faz com que a sua mensagem seja transmitida!

2. Usuários dispostos a receber as mensagens

Em média, 57% dos usuários têm interesse em registrar seus números em serviços de SMS, especialmente para receber comunicados e conteúdos relevantes, que agregarão valor ao seu dia a dia. Isso é muito bom, pois agrega valor para a empresa ao permitir um contato mais próximo com o cliente e a consequente fidelização de seu público.

Além disso, 50% dos usuários americanos afirmam que já fizeram alguma compra por meio de ofertas recebidas no celular ou por e-mail.

3. Dificilmente há spam

Receber spam não é nada agradável, concorda? Esse é um dos maiores gargalos quando se trata de uma estratégia de e-mail marketing. É preciso que haja um cuidado bem específico para que as mensagens não sejam identificadas com essa característica — caso contrário, sua campanha não surtirá efeito algum!

Em relação ao SMS, essas chances diminuem consideravelmente. Você vai enviar os conteúdos apenas para a base de contatos registrada em seus canais, além de as mensagens dificilmente serem apagadas pelos usuários.

4. Preferência pela área de negócios

O uso do SMS tem a preferência de 72% dos profissionais da área de negócios do que qualquer outro aplicativo de mensagens, sendo que 32% o utilizam regularmente para agendar ou alterar compromissos.

Saiba como iniciar uma campanha de SMS realmente efetiva

Depois de entender todas as estatísticas sobre o mercado mobile, além de ficar por dentro das vantagens do uso de SMS, apresentaremos como começar uma campanha de SMS que seja realmente efetiva. Veja!

A coleta dos números

Inicialmente, é preciso estabelecer uma base de contatos, para que você envie seus conteúdos aos clientes. No entanto, é preciso ter um pouco de cuidado nessa etapa. Conseguir o número de celular de seus consumidores e potenciais consumidores vai demandar uma estratégia mais detalhada, uma vez que esse tipo de dado não é tão facilmente fornecido quanto o e-mail, por exemplo.

Mas fique tranquilo, pois essa não é uma tarefa complicada! Seu público precisa entender que, ao oferecer esse contato, receberá ofertas exclusivas diretamente em seu celular. Exatamente: é preciso se preocupar com a exclusividade dos materiais enviados por SMS; afinal, é uma recompensa por ele ter confiado o número à sua empresa!

Além disso, o ideal é que tenha uma periodicidade bem definida, desde que não seja com um volume muito alto de mensagens. Assim como no e-mail, são grandes as chances de ele se descadastrar, caso receba conteúdos incansavelmente.

Mas você deve estar se perguntando: como coletar esses contatos? Existem algumas possibilidades. A primeira é por meio de uma folha de preenchimento em seu ponto físico. Se ele efetuar alguma compra ou fechar algum contrato, por exemplo, deixe o espaço para o número e para que haja a marcação se deseja ou não receber conteúdos. A segunda é incluindo um campo para que ele preencha em alguma landing page de seu site.

O opt-in e o opt-out

É necessário que sua equipe entenda que não basta apenas ter uma base de contatos: ela precisa ser opt-in. Ou seja, as pessoas que estiverem inclusas para o envio de seus comunicados, informações, ofertas e dicas relevantes precisam ter autorizado aquele envio.

Essa questão merece uma atenção especial por parte de sua empresa. A ANATEL promove o regulamento dessas campanhas justamente devido ao uso indiscriminado por parte de muitas organizações, inclusive as próprias telefonias. Sendo assim, além da autorização do seu consumidor (opt-in), ele precisa ter a oportunidade de se descadastrar sempre que achar necessário (opt-out).

Caso esses métodos não sejam seguidos de acordo com a legislação, a sua organização pode arcar com as consequências, como cobrança de multas. O CDC, Código de defesa do Consumidor, determina o pagamento de taxas que vão de R$ 450 a mais de R$ 6 milhões, de acordo com a gravidade da situação.

O ideal é que sua equipe mantenha os contatos sempre atualizados, para que não haja o risco de enviar para um número que já tenha optado pelo descadastramento. Além disso, é essencial contar com plataformas que ofereçam essa solução e automatizem o processo de seus profissionais.

O opt-out torna-se necessário devido ao fato de que os interesses das pessoas mudam conforme suas necessidades atuais. Caso elas identifiquem que, naquele momento, seus conteúdos e ofertas já não são tão relevantes, é preciso que encontrem facilmente uma maneira de realizar esse descadastramento.

Se ela não encontrar e continuar recebendo mensagens, pode ser que a sua estratégia perca um possível consumidor no futuro. Afinal, hoje ela pode não se interessar pelos seus serviços, mas, daqui a alguns meses, sim. Dessa forma, esse cliente fará novamente o cadastro, e o contato será restabelecido.

Os relatórios a serem considerados

Com a base de contatos formada e todas as responsabilidades legais seguidas, de modo que a empresa não terá problemas com a Justiça, é o momento de avaliar como está a sua campanha de SMS marketing por meio de relatórios. Assim, é possível aprimorar alguns pontos que não estão caminhando de acordo com o esperado, além de investir naquilo que trouxe resultados.

Para isso, é necessário fazer o acompanhamento do ROI — retorno sobre investimento — para analisar quais são os resultados financeiros de suas estratégias. Esse acompanhamento precisa ser realizado com uma certa frequência, para que se possa comparar os valores obtidos e avaliar as atuais necessidades da organização. Dessa forma, estipule prazos visando observar os pontos a serem melhorados.

Avalie, também, como está a taxa de resposta, caso você coloque algum CTA (call to action). Ou seja, sempre que estiver disponível algum link para o seu site, redes sociais ou determinada oferta, avaliar o engajamento torna-se uma estratégia eficaz para estudar o que precisa ser modificado caso a taxa seja baixa.

As ofertas não são aquelas mais adequadas para o momento? O texto não está chamativo? Ao responder a esses questionamentos, é possível testar novamente para verificar se houve um aumento dessa abertura.

Por fim, é preciso entender como anda o descadastramento de sua base. Se essa taxa for alta, é porque as ações adotadas não estão condizentes com o que o público espera. ​

Fique por dentro de 5 estratégias para o uso do SMS marketing

O uso do SMS marketing pode se encaixar nas mais diversas estratégias. É preciso, inicialmente, avaliar quais são os objetivos da empresa. Aumentar as vendas? Divulgar o novo produto ou serviço? Aperfeiçoar o atendimento? A partir dessas respostas, você poderá utilizar o SMS para atingir as metas almejadas.

A seguir, confira as principais ações que podem ser utilizadas para uma campanha de SMS efetiva. Confira!

1. Qualificar os leads

Você certamente já ouviu falar sobre leads. É uma oportunidade de negócios que precisa ser cultivada de alguma forma, para que possa, enfim, efetuar a compra ou o contrato. Por meio do SMS marketing, é possível qualificá-lo nas mais diversas etapas do funil de vendas.

Enquanto atração, a empresa pode enviar dicas e comentários sobre o seu nicho. Uma instituição financeira, por exemplo, vai enviar materiais sobre como fazer um planejamento mensal, como economizar cortando gastos desnecessários ou até mesmo como o gasto excessivo pode ser prejudicial para a sua renda.

O reconhecimento é quando o lead sabe em quais conhecimentos deseja aprofundar e, por essa razão, volta a entrar em contato com a empresa para mais informações sobre o assunto. Ao conhecer, de fato, qual é o seu problema, ele deseja a solução: é aí que as organizações podem enviar ofertas, produtos e serviços que estejam de acordo com as pretensões daquele consumidor. Tudo isso por meio do SMS!

​2. Testar o engajamento do público com a marca

Estratégias de engajamento do público com a marca devem ser cultivadas. Isso contribui para divulgar o seu negócio, aumentar o tráfego de seu site e até mesmo ampliar o leque de clientes. Para isso, conhecer a persona (representação semifictícia de seu potencial consumidor) e promover a produção de conteúdo, conforme explicado, deve ser o primeiro passo para essa estratégia.

É necessário, também, ter um calendário de publicações, iniciar o diálogo com o seu público, além de investir em um atendimento de primeira linha. No entanto, nada disso vai adiantar caso você não teste como está o engajamento com a sua marca! Em qualquer estratégia, a mensuração dos resultados é o fator mais importante para o seu sucesso.

Por meio do SMS e dos relatórios exemplificados, é possível perceber justamente isso: cliques, respostas, quantidade de clientes em sua base, quantos desejam ter contato com seus conteúdos, entre outras informações.

3. Aperfeiçoar produtos e atendimentos

A partir do envio de SMS, é possível compartilhar questionários de avaliação com o seu público. O NPS (Net Promoter Score), por exemplo, permite que, com simples perguntas, sua equipe possa avaliar como está o atendimento, como os produtos e serviços solucionam as dores de sua persona, além de entender em quais pontos é possível melhorar.

Também é possível encaminhar pesquisas de satisfação, que vão aproximar o contato com os clientes e aprimorar o diálogo, tão importante para que os resultados sejam mais efetivos. Vamos a um exemplo prático: uma instituição de ensino precisa entender como os alunos estão avaliando os novos cursos oferecidos.

Por meio das pesquisas de satisfação, é possível identificar quais são os principais desafios apresentados, se a carga horária é satisfatória, como está a performance dos profissionais envolvidos, assim como entender se o aprendizado está condizente com a proposta.

Para aquelas instituições que precisam avaliar a satisfação dos pais dos alunos, perguntas como a confiança na direção e nos professores, se eles recomendariam a escola para outros pais, além de possíveis reclamações, contribuirão para o aprimoramento dos serviços oferecidos.  

4. Divulgar vendas sazonais

É preciso que as empresas aproveitem períodos sazonais para promover e divulgar as suas ofertas. O Dia das Mães, por exemplo, sempre traz excelentes resultados para as organizações. Em 2018, as vendas apresentaram um crescimento de 4%, se comparadas com os anos anteriores. Para 2019, as expectativas continuam positivas.

Além das vendas sazonais, existem também períodos promocionais do mercado, como a Black Friday. Nesse contexto, instituições de qualquer ramo podem aproveitar para abaixar o preço de suas mercadorias e serviços para, então, lucrar e alcançar as metas estipuladas.

No entanto, é preciso que haja uma divulgação eficiente dessas ações. Assim, o SMS para promoção pode ser utilizado com o objetivo de ampliar o alcance dessa estratégia — lembre-se da importância de enviar ofertas exclusivas!

Por fim, a organização também deve aproveitar períodos específicos baseados nos dados dos clientes. Uma mensagem de aniversário é uma excelente oportunidade para fidelizar o seu público e demonstrar que a sua empresa se importa de verdade com aquele contato. Dessa forma, sempre que precisar novamente dos serviços oferecidos pelo seu negócio, retornará para efetuar a compra.

5. Efetuar serviços de sua empresa

É possível, ainda, que alguns serviços de sua empresa possam ser efetuados por meio do SMS. Voltando ao exemplo da instituição financeira, é possível que se elabore uma campanha para que os clientes entendam quais os serviços disponíveis naquele canal. Ele pode ser aproveitado para, entre outras atividades:

  • envio de boleto;
  • envio de saldo;
  • parcelamento de dívidas.

Em relação à área da educação, uma mensagem em massa pode ser enviada alertando sobre o vencimento das mensalidades, troca de sala para as provas de vestibulares e para as provas regulares, assim como pode ser aproveitado para o envio de boletos.

Saiba como uma plataforma pode contribuir efetivamente para a sua estratégia

Durante todo o conteúdo, mencionamos a importância de investir em uma campanha de SMS para que sua equipe tenha êxito em suas estratégias. Para isso, abordamos o uso de relatórios, envio de mensagens para toda a base de contatos, possibilidade de descadastramento e análise de métricas.

No entanto, para que tudo isso seja efetuado de maneira prática e eficiente, de modo que a equipe consiga avaliar pontualmente os aspectos a serem melhorados, além de contribuir para incrementar a experiência do cliente, é preciso contar com uma plataforma que ofereça essas soluções!

Também, a escolha de uma plataforma que seja adequada para a sua estratégia permite que a equipe garanta a segurança dos dados de seus clientes. Hoje, esse aspecto deve ser central para uma empresa, especialmente pela aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados, que pune as organizações que compartilharem informações indevidamente.

É preciso contar com uma ferramenta que tenha um sistema de classificação dos usuários. Assim, cada pessoa terá acesso apenas às informações que são relevantes para ela. Isso contribui para resguardar a empresa de processos judiciais, além de preservar a sua credibilidade perante o mercado.

Por fim, é possível que as campanhas estejam organizadas de acordo com a sua finalidade. Isso permite um fácil acesso às informações sempre que a equipe precisar coletar dados e planejar ações futuras.

Neste material, você pôde entender como elaborar uma campanha de SMS eficiente, quais os principais cuidados necessários para que ela traga bons resultados, além de ficar por dentro das vantagens que esse tipo de estratégia oferece. Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso buscar ações que contribuam para que a sua organização se destaque e ofereça ao cliente uma experiência enriquecedora.

Por meio dessa estratégia, as chances de fidelizar o seu público tornam-se consideravelmente maiores, permitindo que haja a propagação de sua marca.

Mas, afinal, quais são as expectativas para o futuro do SMS? Continue no blog e aprofunde seus conhecimentos!

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