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Já ouviu alguém dizer que fidelizar clientes é mais barato que atrair novos? Esse fato, no geral, é uma verdade, mas poucas pessoas levam em consideração que essa fidelidade também pode elevar a base de leads. Isso porque além de gerar compras recorrentes, também torna o cliente um promotor da marca, fazendo com que outras pessoas tenham conhecimento sobre ela. Para estimular essa lealdade é essencial adotar campanhas de relacionamento efetivas.

Confira ao longo do conteúdo o que são campanhas de relacionamento e como utilizá-las na sua empresa. 

O que são campanhas de relacionamento 

As campanhas de relacionamento são estratégias de comunicação que visam estreitar a relação com o cliente, tornando-o mais próximo da marca. Assim, é possível fazer com que essa pessoa tenha preferência por produtos da empresa durante uma compra e, ainda, se torne um promotor, divulgando os serviços ou produtos da instituição. 

Como aplicar as campanhas de relacionamento? Criando uma linha de comunicação que preveja o contato frequente com o cliente. Isso pode ser feito através da solicitação de opinião sobre algum produto adquirido ou assunto do momento, enviando mensagens em datas comemorativas — como Natal e aniversário — ou ofertando descontos exclusivos.  

A fidelização de clientes 

A partir dos pontos citados, é fácil compreender como as campanhas de relacionamento oferecem resultados positivos. Elas aumentam a presença da marca junto ao cliente, elevando as chances de efetivação. Mas vale destacar que para que a campanha seja eficiente, é essencial impactar os clientes certos, que apresentam real interesse no produto ou no conteúdo da marca.

Por isso, é preciso realizar uma segmentação detalhada, de acordo com os interesses e o engajamento do cliente. Além disso, é essencial utilizar mensagens claras e objetivas, com um tom de voz que esteja de acordo com a imagem da marca.. Por fim, outro ponto a ser destacado é o meio utilizado para essa comunicação. É importante optar por um meio que garanta uma alta taxa de engajamento e ofereça uma fácil assimilação, como o SMS Marketing. 

SMS Marketing para campanhas de relacionamento

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a partir dos 10 anos, três entre quatro brasileiros já possuem um aparelho celular. Com isso, o SMS apresenta uma grande possibilidade de alcance. Vale destacar, ainda, que esse tipo de mensagem não exige o uso de internet, o que garante que todos os aparelhos possam receber mensagens desse tipo, independente do acesso a 3G ou Wi-Fi. 

Outras vantagens do SMS são que ele apresenta alta taxa de abertura (98%) e visualização quase que imediata, uma vez que 90% os usuários verificam as mensagens em até 3 minutos após o recebimento. Os textos também são curtos — com até 160 caracteres — contribuindo com uma leitura rápida, fácil e objetiva. 

Assim, vale a pena solicitar o telefone celular em cadastros de leads e clientes, para aumentar a base de contatos e garantir que o maior número de pessoas receba contatos frequentementes. Também é indispensável pedir a autorização para o envio de mensagens.

Alguns exemplos das mensagens que podem ser enviadas são pesquisa de satisfação, cupom de desconto, indique um amigo, promoção relâmpago ou exclusiva, mensagens de aniversário e informação sobre novos produtos.  

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