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Se você já pensou em implementar uma estratégia de SMS, certamente já deve ter ouvido falar sobre opt-in. Ele consiste na autorização que o lead dá  para o recebimento de contatos via e-mail ou celular. Ou seja, é a confirmação de que a pessoa tem interesse em receber conteúdos (como ofertas) da sua empresa e os reconhece como relevantes. Vale destacar que, além de ter o papel de evitar o envio de Spam, essa medida está prevista na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que entrará em vigor em agosto de 2020.

A questão é que inúmeras empresas não sabem muito bem como criar e implementar uma estratégia efetiva de opt-in, de forma que a base de leads aumente progressivamente e que os termos de aceite estejam bem claros. Para ajudar você nessa missão, separamos uma lista de pontos que você deve prestar atenção. 

Check List para criar uma estratégia efetiva de opt-in

1. Entenda os tipos de opt-in

Sim, há mais um tipo de opt-in. Cada um deles apresenta um diferencial, que pode ser atrativo para uma etapa específica da sua estratégia de SMS. Entenda cada um deles abaixo. 

Double opt-in

Também conhecido como confirmação dupla, o double opt-in, é o tipo mais seguro, uma vez que envia uma mensagem de confirmação após o lead deixar seus dados. Assim, você terá a certeza de que as informações estão corretas e que a pessoa a ser impacta realmente tem interesse no conteúdo da sua empresa. Assim, reduz queixas e reclamações ocasionadas pelo envio de spam. 

Essa estratégia geralmente apresenta uma taxa de conversão mais baixa, mas garante que todos os leads estejam engajados nos assuntos relacionados ao seu negócio.

Soft opt-in

Nesse caso, o lead já mantém algum relacionamento preestabelecido com a empresa, seja por meio de eventos ou após compras. Dessa forma, a conversão em si já é a permissão de contato.

Apesar de garantir uma lista mais extensa de contatos, esse tipo pode acabar gerando cadastros inválidos ou reclamações sobre o envio de Spam, já que não há clareza referente à autorização. 

Single opt-in 

Conhecido como opt-in simples, ele exige a permissão para envio de conteúdos, mas não envia confirmações. Assim, também pode garantir uma base extensa de contatos, mas sem a devida qualificação, gerando spam ou obtendo dados incorretos. 

2. Seja claro

Ao criar uma landing page ou fazer uma captação de leads em evento, seja claro sobre as informações que estão sendo solicitadas e o que será realizado com elas. Assim, você evita reclamações sobre o uso indevido de dados. Além disso, é importante fazer um formulário de fácil compreensão e preenchimento, tornando a experiência ainda mais amigável, o que aumenta a taxa de conversão. 

3. Divulgue nos lugares certos 

Para garantir bons resultados e aumentar sua base de leads de forma quantitativa, é importante criar campos para preenchimento de dados e divulgá-lo em diversos canais. Você pode usar formulários de newsletter, redes sociais, landing pages de divulgação de e-books e pop-ups. 

4. Peça informações úteis 

Na hora de montar o seu formulário para obtenção de informações, lembre-se de solicitar dados que sejam úteis para a empresa. Ou seja, deixe um campo para nome e outros para e-mail e telefone. Vale ainda deixar espaços para questionar os interesses do lead, garantindo que ele receba apenas conteúdos que tenham sinergia com o que procura e que você compreenda melhor o seu público alvo.  

Na hora de montar o seu formulário para obtenção de informações, lembre-se de solicitar dados que sejam úteis para a empresa. Ou seja, deixe um campo para nome e outros para e-mail e telefone. Vale ainda deixar espaços para questionar os interesses do lead, garantindo que ele receba apenas conteúdos que tenham sinergia com o que procura e que você compreenda melhor o seu público alvo. 

Na hora de montar o seu formulário para obtenção de informações, lembre-se de solicitar dados que sejam úteis para a empresa. Ou seja, deixe um campo para nome e outros para e-mail e telefone. Vale ainda deixar espaços para questionar os interesses do lead, garantindo que ele receba apenas conteúdos que tenham sinergia com o que procura e que você compreenda melhor o seu público alvo.  

5. Conte com os parceiros ideais

Ao implementar uma estratégia efetiva de opt-in e realizar uma campanha de envio de SMS, é importante contar com o apoio de uma empresa que entenda o seu negócio e ajude a criar um planejamento efetivo para os seus objetivos. 

Desde 1996, a TWW aprimora ferramentas de comunicação móvel. Assim, tem o conhecimento necessário para prestar consultoria na implementação do seu projeto e na conquista dos resultados esperados! Fale com nossos consultores. 

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