Empresas que se destacam no mercado buscam constantemente equilibrar as contas, não deixando de lado, no entanto, investimentos na comunicação com o cliente. Dados da 19ª pesquisa global de entretenimento e mídia, feita pela PwC, comprovam essa preocupação. A proposta é entender como a sua empresa pode se comunicar com o maior número de clientes de forma mais econômica e eficaz. 

A expectativa é de que, até 2022, apenas 82% dos brasileiros se conectem à internet em aparelhos celulares. A banda larga residencial chegará, ainda, em cerca de 41% dos domicílios brasileiros. Enquanto isso, temos mais de 234 milhões de linhas de celulares no Brasil, comprovando a eficácia atual do SMS como estratégia de comunicação. 

E é esse o nosso propósito: ampliar a interação entre empresas, seus clientes e colaboradores — ou seja, tanto comunicação interna quanto externa.  Pensando nisso, elaboramos este post para que você conheça um pouco mais sobre a TWW do Brasil e as soluções que oferecemos. Boa leitura!

Conheça a TWW do Brasil

Como dito, somos uma facilitadora na comunicação das organizações com seus clientes e colaboradores.

Nosso foco é em mensageria em “massa”, em que há necessidade e prioridade de automatizar comunicações e processos, atendendo os mais diversos mercados de atuação, como bancos, seguradoras, hospitais, varejo e e-commerce, até instituições de ensino, companhias aéreas e microempresários. Qualquer negócio, independentemente do tamanho, tem a possibilidade de melhorar a sua comunicação com o público-alvo.

Hoje, esse serviço é feito por meio de uma plataforma de SMS que conta com servidores e links de comunicação redundantes, além de dois data centers que podem ser utilizados pelos clientes. Somos homologados por todas as operadoras de celular do país, assim como por MVNOs (Operador Móvel Virtual, em tradução literal), como a Porto Conecta, a American Net e o Vodafone, entre outras. 

Nossas conexões diretas com as operadoras de celular contam com redundâncias múltiplas em infraestrutura, permitindo que ofereçamos um serviço de alta qualidade e disponibilidade. Temos a capacidade de processar milhões de mensagens por dia, tendo como foco a transparência com nossos clientes, oferecendo um approach de consultoria para as possíveis necessidades de comunicação com o público e os ajudando a implementar melhor a estratégia para atingir seus objetivos.

Desse ponto, conseguimos entender a real necessidade de comunicação de nossos clientes. E, entre as principais vantagens, reside o fato de nossa plataforma ser bidirecional, ou seja, os clientes podem enviar e receber mensagens, gerando conversas fluidas e proximidade com seu público. Por meio de toda essa facilidade, desejamos que nossos clientes tenham estes ganhos principais: 

  • produtividade, pelo fato de conseguir falar com mais pessoas ao mesmo tempo, quando e de onde estiver;
  • redução de custos, já que a precificação do SMS é em centavos;
  • fidelização de clientes, mantendo uma comunicação interativa e direta;
  • relatórios de resultados;
  • plataforma web e de integração. 

Conheça as vantagens do SMS para se comunicar com seus clientes

O SMS pode ser utilizado como um importante aliado para a sua estratégia, oferecendo muitas vantagens para quem o contrata. A seguir, selecionamos as 7 principais. Acompanhe!

É uma ferramenta democrática

O SMS é uma ferramenta de comunicação mais democrática, pois não precisa contar com a conexão à internet — via wireless ou plano de dados — ou aparelhos específicos, sem discriminação com o plano (pré ou pós-pago). Qualquer aparelho, seja ele velho, novo ou usado, pode receber um SMS e enviar da mesma maneira. 

Além disso, é uma ferramenta extremamente poderosa. No mês de setembro de 2018, foram registradas cerca de 234 milhões de linhas ativas, comprovando ser um canal com alta taxa de penetração.  

Não é intrusiva

Caso a empresa escolha ligar para seus clientes, pode interromper algum momento importante, seja em seu trabalho, seja em sua vida pessoal. Dessa forma, o SMS apresenta-se como uma ferramenta não intrusiva, pois, ao enviar a mensagem, o cliente responde se quiser e no momento que considerar mais conveniente. 

É um ótimo investimento 

A organização pode se comunicar com o seu cliente por um valor muito inferior a uma ligação ou a outras formas de comunicação. Ou seja, além de mais efetiva, costuma beneficiar também o bolso, permitindo o investimento em mais ações de marketing, por exemplo.

Demonstra efetividade na leitura das mensagens

A taxa de leitura do SMS é de aproximadamente 98%, garantindo a efetividade da estratégia. A diferença é grande quando comparamos, por exemplo, ao e-mail marketing, que muitas vezes vai direto para spam e, consequentemente, é descartado pelos clientes.

Além disso, diferente do e-mail marketing que tem uma taxa de abertura de 20%, as mensagens de texto podem aparecer como uma notificação na tela do celular, sendo lidas integralmente dessa forma. Ou seja, a interação do SMS é alta nos primeiros 3 segundos, tornando a leitura mais fácil e rápida, além de evitar que as pessoas deixem o conteúdo para depois. 

Entenda como o SMS pode ser utilizado pelas empresas

O SMS pode ser utilizado como um simples envio de informações, alertas ou até mesmo para fazer perguntas aos seus clientes. Hoje, é possível fazer pesquisas de satisfação por meio de um envio de SMS solicitando a nota para o atendimento. Ou seja, a pessoa pode ir a um restaurante, preencher um cadastro e responder com uma nota de 0 a 10 o que achou da comida.

Oferecemos também uma plataforma chamada “Chatbot por SMS”, feita especificamente para essa comunicação bidirecional. Com apenas uma ou duas perguntas automatizadas, e de maneira não intrusiva, é possível fazer ligações para entender em quais aspectos se pode oferecer um melhor serviço.

Além disso, você pode contar com excelentes taxas de leitura, permitindo mensagens personalizadas e taxas de campanha e resposta. Fora, é claro, as pesquisas de satisfação, utilizadas por meio do modelo NPS — Net Promoter Score —, em que se pode identificar insatisfações ou reclamações, sugestões e elogios. 

Conheça boas práticas de utilização do SMS

Existem boas práticas a serem exercidas pelas empresas ao utilizar SMS. Entre elas, não é recomendado enviar mensagem para quem não autorizou previamente. Além disso, deve-se respeitar o horário comercial (9h às 18h). 

Acreditamos que a prática de compra de banco de dados com telefones de pessoas aleatórias é uma estratégia ineficiente e que pode poluir o mercado. O SMS deve ser um canal limpo de comunicação, oferecendo informações e conteúdos relevantes para as pessoas. 

Por essa razão, nossa empresa realiza filtros antispam e consultas na blacklist de sua empresa, tudo isso na plataforma. Nossa checagem no banco de portabilidade consiste na verificação em conjunto com a ANATEL caso algum número tenha migrado de operadora na data de envio do SMS. Além disso, nossa plataforma inclui o 9º dígito. Caso a base de clientes não tenha sido atualizada, é possível verificar o estado correspondido por aquele número (por meio do DDD) e fazer a modificação. 

Outro aspecto bastante indicado é dar a alternativa de o SMS ser bidirecional, uma vantagem oferecida pela nossa plataforma. No entanto, é necessário conferir se aquela mensagem foi respondida, pois não dar um retorno é inconveniente e mancha a imagem de sua organização. 

Entre em contato com a TWW do Brasil 

Investimos constantemente no aprimoramento da nossa tecnologia e da plataforma. Portanto, para garantir que a ferramenta esteja 100% alinhada à sua estratégia, estudamos maneiras de transformá-la em algo que tenha a capacidade de envio e todos os serviços agregados.

Você pode contar também com relatórios estatísticos e analíticos, tudo por meio da plataforma web. Além de melhorar a comunicação com seu cliente e com seus colaboradores, você vai ter a oportunidade de medir esses resultados, comprovando a eficácia.

Ficou interessado em todas essas funcionalidades oferecidas pela nossa ferramenta? Entre em contato conosco acessando o nosso site. Transforme a comunicação que você tem com o seu público, aproximando-se dele e entendendo melhor as suas necessidades!