fbpx

Estamos diante de mercados que se tornam mais disputados a cada dia. Nesse cenário, apresentar um diferencial para o público, obter destaque entre milhares de concorrentes e atrair clientes são tarefas cada vez mais difíceis para uma empresa. Um dos principais pontos na empreitada rumo ao sucesso de seu negócio é buscar entender quem realmente são seus compradores: o que pensam, o que é mais importante para eles no momento, os produtos que mais consomem, como preferem fazer compras. 

Analisar esses elementos é fundamental para a elaboração de campanhas efetivas de compras, para a personalização de produtos e serviços e para não apenas atrair clientes, mas fidelizá-los. Afinal, não é possível entregar um produto que satisfaça o consumidor, se não buscarmos entender o que ele deseja. 
Mas onde buscar essas informações? Nesse post, explicaremos como o uso de dados é uma das ferramentas mais eficazes para atrair clientes e aprender mais sobre o público já conquistado. Mostraremos também as melhores estratégias para obter sucesso nessa tarefa.

As melhores estratégias para conhecer e atrair clientes através de dados

O uso de dados é um dos pilares fundamentais de um mundo digitalizado, e os negócios que desejam fazer a diferença nesse contexto, devem usar esse elemento a seu favor. Quer atrair clientes e conhecer seu público através de dados? Selecionamos as melhores dicas para o seu sucesso nessa tarefa. Confira! 

Desenvolva seu CRM

O CRM é a sigla usada para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Como o nome sugere, se trata de um software de gestão de relacionamento com o cliente. Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. 

Para o uso efetivo de seu CRM como uma eficiente base de dados para conhecer e atrair clientes, alguns fatores devem ser levados em consideração. Além de dados comuns e obrigatórios — como nome, telefone e endereço — sempre registre as interações feitas com seu público, guardando um histórico delas. Com isso, é possível obter informações sobre:
– Volume, frequência e tipo de compras;
– Forma de entrega;
– Formas de pagamento;
– Interações com a central de atendimento.

Com esse tipo de informação, você pode oferecer oportunidades certeiras para o consumidor e, assim, aumentar as chances de um retorno.
Usar recursos como esse é apostar na inteligência comercial como uma ferramenta significativa na tarefa de fazer a diferença ao atrair clientes e fidelizá-los.

Use os dados fornecidos para construir o perfil do seu cliente

Por mais específicos que sejam os produtos oferecidos pela sua empresa, é importante ter em mente que seus clientes não são iguais. São pessoas com histórias, comportamentos, preferências e perfis distintos. Diante desse fato, é importante estar focado em identificar padrões, para a construção de personas mais próximas da realidade. 

Após a elaboração de seu CRM, o alinhamento dos relatórios gerados pelo software com as jornadas de compra dos clientes te permitirá identificar alguns padrões de consumo. Vamos listar alguns exemplos: Pesquisa feita pela NZN Intelligence indica que 74% dos brasileiros optam pela compra de produtos online, enquanto só 26% dos consumidores preferem ir fisicamente até o estabelecimento para efetuar a aquisição de produtos.
Provavelmente, um consumidor que busca informações sobre determinado produto por meio das redes sociais e mecanismos de busca se enquadra na porcentagem de pessoas apresentadas na  pesquisa que estão mais abertos a uma oferta do e-commerce, certo? E ao pensar em inovações para os seus produtos, não é valioso saber com qual intuito clientes aparentemente fidelizados fazem a compra? 

Nem mesmo o aparentemente óbvio pode deixar de ser analisado e melhorado quando o assunto é conhecer seus compradores e atrair clientes. O autor do best-seller “O Dilema da Inovação”, Clayton Christensen, nos traz uma boa exemplificação disso. 
Após estudos visando impulsionar vendas de milkshakes, Christensen constatou que o que mais gerava atração de consumidores pela bebida não eram os fatores imaginados, mas sim a possibilidade de consumi-la enquanto dirigiam. Essa informação foi fundamental para a elaboração de campanhas funcionais e modificações assertivas.

Colete dados em todas as interações com o cliente

Não perca nenhuma oportunidade de coletar dados sobre as preferências e particularidades de seus clientes, independente do ponto da jornada em que eles se encontrem. Caso o comprador tenha feito contato com a central de atendimento para solicitar a troca de algum item adquirido, aproveite para fazer questionamentos pertinentes que ajudarão o seu negócio a conhecer mais sobre a pessoa para quem são feitos os produtos e como seria possível melhor satisfazê-lo no futuro. Afinal, não basta apenas atrair clientes, mas fornecer um bom suporte após a compra. 

Cada uma das interações representa um ponto de contato importante com o seu cliente. Esse contato se inicia na fase de prospecção, passando pelo relacionamento, locais de venda e no pós-venda. Com essa coleta de dados e o controle dos pontos de contato, é possível identificar diferentes grupos de clientes e propor personalizações e ofertas diferenciadas.

Conheça mais sobre o seu cliente com pesquisas de opinião

Uma das principais vantagens das pesquisas de opinião é conhecer melhor os consumidores da marca e avaliar seu nível de satisfação com a empresa. As pesquisas também são fundamentais para conhecer as tendências do mercado e as expectativas do público em relação a elas. 

Entender como as pesquisas de opinião funcionam é importante para estudar de que maneira elas podem ajudar o seu negócio com o fornecimentos de dados pertinentes para conhecer e atrair clientes. As informações obtidas através dessa ferramenta podem ser vitais para um perfil detalhado de quem consome os produtos e as prioridades desses consumidores.

Programas de fidelidade podem desvendar hábitos de consumo

Outra maneira de monitorar os hábitos de compra e adquirir informações pertinentes para atrair clientes é através do uso de programas de fidelidade, que consistem na criação de um relacionamento entre a empresa e o consumidor, tornando-o mais próximo da marca. 

Ofereça um incentivo para obter clientes recorrentes, que podem mostrar padrões nas vendas e ajudá-lo a conhecê-los melhor. Quanto mais você conhece os hábitos de consumo de seus clientes, mais assertivas ficam suas campanhas.

SMS Marketing como ferramenta para conhecer e atrair clientes

Pesquisa recente revelou que em todo o planeta, mais de cinco bilhões de pessoas usam algum tipo de aparelho celular. Com isso, o SMS se mostra como uma possibilidade efetiva de alcance e relevância, uma vez que esse tipo de mensagem não exige o uso de internet, o que garante que todos os aparelhos possam receber a informação enviada. 

Outras vantagens do SMS são que ele apresenta alta taxa de abertura (98%) e visualização quase que imediata, uma vez que 90% os usuários verificam as mensagens em até 3 minutos após o recebimento. Os textos também são curtos — com até 160 caracteres — contribuindo com uma leitura rápida, fácil e objetiva. 

Alguns exemplos de mensagens que podem ser enviadas para aprender mais sobre seus compradores e atrair clientes através de dados são as pesquisas de opinião e satisfação, notificações de benefícios para programas de fidelidade — como cupons de desconto, indique um amigo, promoção relâmpago ou exclusiva, mensagens de aniversário — e  informações sobre novos produtos.

Quer aproveitar os benefícios  do uso de dados como ferramenta para atrair clientes e fidelizá-los em sua empresa? Nossos consultores possuem vasta experiência no mercado para construir uma estratégia de comunicação efetiva com o uso de SMS marketing, chatbot por SMS ou Voicebot! Fale com nossos especialistas e saiba como acelerar seus resultados.

Escreva um comentário