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Conhecer bem o perfil do consumidor é um fator indispensável para o sucesso de toda a empresa. Isso, porque, ao saber quais são os motivos que influenciam o cliente a comprar, é possível aplicar esse conhecimento nos processos de vendas, de modo a antecipar as ações e pensamentos dos seus prospects. Assim, você pode traçar estratégias mais efetivas e realizar negociações mais bem-sucedidas.

Sem dúvidas, compreender quem é e os anseios do seu cliente é um grande diferencial que potencializa o seu volume de vendas no varejo. Para tanto, é necessário usar os métodos adequados que lhe permitam desvendar as características do seu público.

Quer saber quais são eles? Confira, neste post, como identificar o perfil dos seus consumidores!

Entenda quem são os seus clientes atuais

Antes de querer prospectar novos clientes, a empresa deve entender o seu público atual. É fundamental estar ciente dos consumidores que você deve estabelecer um relacionamento melhor, para o qual pode priorizar o estoque, vender mais e realizar ações de engajamento e fidelização.

Com base no cadastro dos seus clientes, faça uma lista descrevendo o retorno financeiro proporcionado por cada consumidor e as suas respectivas preferências de compra. Em seguida, analise mais profundamente esses clientes e separe-os por padrões de comportamento e características.

Detecte as características do seu público

Depois de fazer a sua primeira seleção, verifique como esses clientes especiais utilizam a solução que a empresa oferece. As perguntas a serem feitas são:

  • Por que eles compram?
  • Como utilizam o produto ou serviço?
  • Com qual finalidade?

É recomendando observar, por exemplo, se o cliente usa os seus produtos para consumo próprio ou para criar um negócio.

A partir dessas informações, o próximo passo é procurar padrões parecidos, como gênero, localização, faixa etária ou qualquer outro dado que seja útil para formar uma segmentação que possa ser tratada posteriormente.

Avalie a renda do consumidor

A renda é uma informação decisiva sobre os consumidores de uma organização. Afinal, ela é capaz de mostrar qual é o potencial de compra e dar pistas a respeito do padrão de consumo e do comportamento de cada cliente.

Para descobrir esse dado, você pode avaliar em qual bairro a pessoa reside, quais foram os valores das últimas compras realizadas, de quanto em quanto tempo ele costuma comprar. Se uma pessoa mora em um bairro nobre, fez compras com valores altos e compra com frequência, provavelmente, trata-se de um consumidor de alto poder aquisitivo.

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa é considerada um método simples, com custo acessível e muito eficiente para levantar informações sobre seu público consumidor. Comece a pesquisar o seu mercado de atuação, conhecendo o cliente no aspecto qualitativo, o que implica considerar os hábitos de consumo e comportamentos. Depois, pesquise os aspectos quantitativos, como participação e potencial de compras.

Entenda quais são as particularidades do seu nicho e, a partir daí, avalie quais serão as tendências para o futuro. Procure visualizar os pontos mais fracos e fortes da sua concorrência, valorizando as características que fazem o seu negócio se destacar em relação aos demais. Isso auxilia no desenvolvimento de novas ideias de produtos, serviços e ofertas para o público-alvo.

Realize pesquisas internas

Olhar para dentro da empresa também é um processo importante para conhecer melhor o perfil do consumidor. De forma errada, muitas companhias fazem essa definição se baseando somente em suposições, quando, na verdade, a resposta só pode ser determinada por meio de um conjunto de informações.

Portanto, aplique uma pesquisa interna, ou seja, entre os seus próprios clientes e dê espaço para que consigam expressar as suas opiniões, façam sugestões e ressaltem as suas preferências. Uma alternativa interessante é fornecer formulários enviados por SMS, que possam ser facilmente acessados por smartphones para que o processo seja mais rápido e prático.

Se a adesão for muito baixa, tente investir em estratégias que estimulem a participação dos clientes, como oferecer brindes ou descontos que despertem o interesse dos consumidores em responder os formulários.

Conheça os principais problemas dos seus clientes

Você sabe por que os clientes compram os produtos da sua empresa? Qual é a verdadeira necessidade deles? As respostas dessas perguntas proporcionam análises mais assertivas.

Normalmente, o consumidor vai atrás de uma solução quando está consciente de que está enfrentando um problema. Estar a par desses problemas ajuda o negócio a compreender o universo em que o seu público está inserido e, então, desenvolver ações mais direcionadas, cujo foco é atender as necessidades dos clientes.

Descubra como o consumidor interage com a marca

Na atualidade, o consumidor está mais imerso na internet, passando boa parte do tempo nas redes sociais. Esse cenário favorece a construção de relações com pessoas, empresas e produtos de maneira digital.

Sendo assim, é crucial que as companhias marquem presença nas redes sociais com páginas corporativas. Utilize essas ferramentas para monitorar o que os clientes costumam publicar e compartilhar sobre os seus posts e marcas.

Observe quais são os canais que os consumidores mais utilizam para entrar em contato com a organização, como e-mail, telefone, redes sociais ou chat, bem como a modalidade escolhida para comprar, se é em lojas físicas ou online. Ao ter essas informações em mãos, você pode determinar qual é a melhor forma de dialogar com eles, e que tipo de linguagem é mais apropriada.

Também, é indicado ir mais além, estudando as páginas das empresas concorrentes. Com isso, você descobre quais são os acertos e erros delas e, acompanha as inovações e tendências do mercado.

Definir corretamente o perfil do consumidor subsidia de forma estratégica e mais efetiva o processo de tomada de decisão, melhorando a produtividade e lucratividade do empreendimento.

Por isso, vale a pena investir em estudos, pesquisas e práticas que auxiliem no reconhecimento do público consumidor. Essas ações podem ser aplicadas via SMS, o que confere mais praticidade e segurança na hora de colher os dados, além de ser uma ferramenta mais abrangente, visto que as mensagens poderão ser acessadas independentemente de o cliente estar conectado à internet ou não.

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