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Lead é um termo muito falado no marketing, mas você sabe o que são, como conquistá-los e o que fazer para nutrí-los? Essa estratégia apresenta bons resultados, uma vez que contribui com a decisão de compra por parte do cliente, e pode ser fundamental para sua empresa obter sucesso.  

O mercado e a tecnologia estão sempre em constante transformação, devido à isso, a jornada do consumidor se tornou mais complexa. O cliente passa por algumas etapas antes de finalizar uma compra, e as empresas precisam se atentar a esses estágios, para que o cliente em potencial seja conquistado

Neste conteúdo, você vai conferir mais informações sobre o que são leads e como nutri-los. Além disso, vai conhecer um canal de comunicação que ajuda a manter o contato com o potencial cliente, aumentando suas vendas. 

O que são Leads?

Dentro do marketing, lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse em seu produto ou serviço em algum momento, o que pode significar que ele deseja mais informações. Esse usuário acessou seu site ou preencheu formulários online informando dados de contato para que sejam utilizados no futuro.
Quando o usuário já identificou um problema ou necessidade e está em busca de soluções, sua consideração de compra sobe e ele se torna um lead qualificado. É importante saber quais informações são necessárias na hora de identificar e qualificar um contato, para que a equipe de marketing elabore campanhas efetivas e possa direcioná-los de forma assertiva durante a jornada do cliente. 

Entenda a jornada do cliente

Entender a jornada do cliente (processos pelo qual a pessoa passa até efetuar um compra), ajuda a construir a estratégia conhecida como funil de vendas, que é dividida em 3 etapas (topo, meio e fundo de funil). É muito importante compreender cada um desses estágios, para saber quais mensagens utilizar para atingir esse cliente de forma efetiva, fazendo com que ele siga para o próxima etapa de compra e crie uma relação com a marca.

Topo de funil

Também conhecida como etapa de aprendizado, é a parte mais ampla do funil e onde o conteúdo deve ser mais abrangente, já que o usuário ainda não sabe muito sobre a sua empresa. É importante criar conteúdos que ajudem a sanar dúvidas e entender melhor sobre um assunto relacionado à sua área de atuação. Nessa etapa, é possível trabalhar com conteúdos para blog e vídeos curtos, além de mensagens úteis.

Meio de funil

Essa segunda etapa é de reconhecimento e consideração. Nessa fase, o cliente possui um problema e busca uma possível solução. A empresa deve oferecer uma abordagem mais específica para esse usuário, com materiais ricos e que ajudem a entender profundamente sobre o problema e as soluções. Podcasts e e-books são ótimos exemplos de conteúdo para essa etapa.  Vale associá-los a formulários para obter mais informações de contato ou consumo.

Fundo de funil

Essa última etapa é a de decisão. O momento onde a empresa deve oferecer um conteúdo específico sobre o produto ou serviço ideal para a solução do problema do cliente. Usuários nessa fase estão muito próximos da conversão, por isso, ele está mais interessado na sua marca e no que ela oferece. Nessa etapa, o foco é a venda, então utilize cases de cliente que obtiveram sucesso com seu produto ou serviço, reviews de produtos, guias e tutoriais de utilização para gerar mais interesse por parte do consumidor. Aqui nessa etapa, uma ótima ferramenta de entrega é o SMS, que permite enviar mensagens objetivas, apresentar um material de venda e até fazer ofertas, gerando mais conversões. 

SMS: um canal efetivo para nutrição de leads

Além de ser um ferramenta efetiva na etapa de solução, o SMS pode contribuir com a construção de relacionamento com o cliente, sendo o canal para envio de pesquisas de opinião, contato para solução de  dúvidas ou até atualização sobre novidades da marca. Esse canal também pode contribuir com o pós-vendas e fidelização de clientes. Algumas das principais vantagens do SMS são que ele não exige o uso de internet e apresenta alta de abertura (98%). 

Agora que você já sabe a importância de realizar a nutrição de contatos e já sabe como o SMS pode ser vantajoso, que tal conferir mais possibilidades dessa plataforma? Confira abaixo algumas formas de uso para esse canal. 

Envio de mensagens personalizadas 

Crie uma campanha de marketing personalizada para que fique de acordo com o seu público-alvo. Utilizando como base o histórico de compra e contatos do consumidor, é possível criar uma melhor segmentação, dessa forma oferecer produtos que tenham a ver com as características de compra do cliente. Dessa forma, aumentando as chances de sucesso na conversão já que a mensagem pode influenciar o usuário de forma mais assertiva.

Conquista da atenção do cliente

Grande para dos usuários leem as mensagens em até 3 minutos depois de recebê-las. Assim, a taxa de abertura e visualização é alta. Para se destacar, é importante formular mensagens claras, objetivas e, ao mesmo tempo, criativas, visando despertar a curiosidade do destinatário. Vale a pena, ainda, aproveitar esse conteúdo para divulgar links que direcionam direto para a compra. 

Fidelização

Já sabemos que conquistar um cliente novo é muito mais caro do que manter um que já se tem. Então, é importante gerar interesse e engajamento de usuários que já consomem sua marca mesmo após a venda. Dessa forma, as chances de fidelização aumentam. Vale destacar, ainda, que um cliente satisfeito pode gerar marketing orgânico ao divulgar a sua empresa. Crie uma campanha de marketing com foco em fidelização e use o SMS para oferecer ofertas, descontos, frete grátis e outras facilidades.

Utilize a ferramenta certa na distribuição da sua campanha de marketing

Quer nutrir seus leads por meio do SMS, ajudando-os a avançar na jornada e realizar a compra? Para isso, é essencial escolher uma ferramenta de envio segura, fácil de ser manuseada, que ofereça todos os dados necessários para otimizações e que tenha uma equipe experiente por trás. Esse o caso da plataforma da TWW. 

Há mais de 20 anos no mercado, a TWW segue aprimorando as ferramentas de comunicação para oferecer um atendimento ágil e com baixo investimento. Com uma  ferramenta completa e oferecendo consultoria de profissionais qualificados, ela ajuda a construir a comunicação ideal para sua empresa. Fale com um de nossos consultores e realize campanhas de SMS para nutrir seus leads.

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