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Hoje, em um mercado altamente competitivo, estar presente junto ao seu público é uma das estratégias mais eficazes. Para isso, o uso do SMS na educação é considerado um importante aliado, pois entrega a mensagem certa e no momento necessário, como informações sobre promoções, matrículas e lançamento de novos cursos. 

Para que você tenha uma ideia dessa eficiência, a taxa de abertura do SMS chega a 98%, contra 20% do e-mail marketing. Além disso, cerca de 90% é lida em um prazo máximo de 3 minutos, comprovando o quanto essa estratégia pode trazer resultados positivos para o negócio. 

Neste conteúdo, você pôde entender como o uso do SMS na educação pode ser feito de forma eficiente e de maneira que traga resultados. Hoje, no Brasil, são mais de 230 milhões de linhas de celular, enquanto 57% dos usuários — um número bastante significativo — estão dispostos a receber algum tipo de campanha por meio do SMS. 

Pensando nesses aspectos, elaboramos este conteúdo para que você entenda dicas práticas de como o SMS pode ser aplicado na educação de maneira que atraia seu público. Boa leitura!

Mande apenas em horário comercial

Não é nada agradável ser acordado com um SMS Marketing em um fim de semana, não é verdade? Essa atitude pode fazer com que a sua estratégia se volte contra você e o seu cliente — seja o estudante, seja o responsável pelo aluno —, não fique mais interessado no que você tem a oferecer.

Para evitar esse tipo de situação, a hora deve ser preestabelecida. Entre segunda e sexta-feira, não envie as mensagens antes das 9 horas. Uma boa alternativa é optar pelo horário de almoço ou algum outro até 18 horas. Entenda, portanto, os hábitos de seu público, certificando-se o máximo que puder a respeito do perfil que ele desempenha. 

Entenda a rotina dos seus clientes e potenciais clientes com o objetivo de adquirir informações estratégicas e acertar em cheio nos melhores dias e horários para entrar em contato. 

Evite totalmente o SPAM

Uma das regras mais básicas para o uso do SMS na educação e em qualquer outra área está relacionada ao uso do SPAM, dica também utilizada para as campanhas de e-mail marketing. Dessa forma, mande apenas ofertas de cursos, divulgações de matrículas e outros serviços de sua instituição, caso o cliente tenha autorizado. Ou seja, nunca compre bancos de dados e nem mande para aquelas pessoas que não tenham interesse nessa divulgação.

Essa atitude pode ser considerada perda de tempo e dinheiro, uma vez que elas simplesmente apagarão a mensagem sem nem sequer ler o conteúdo. Ademais, isso pode comprometer a imagem da sua empresa, uma vez que ela pode ser considerada inconveniente, ter o número bloqueado e precisar aguardar algum tempo para que o contato seja restabelecido.

Aproveite momentos oportunos

Já mencionamos alguns momentos oportunos que podem ser utilizados por uma instituição de ensino para o uso do SMS na educação. É possível, por exemplo, por meio do SMS, enviar um conteúdo no momento pós-inscrição, com o objetivo de diminuir as chances de perder esse aluno em potencial.

Além disso, se a sua instituição oferece processo seletivo, é preciso ter conhecimento sobre o que seus concorrentes estão oferecendo em relação ao valor: promoções, pacotes, descontos etc. Como uma pessoa normalmente se inscreve em mais de uma instituição, a diferença pode estar no uso dessa estratégia e no estreitamento dessa relação. 

Não se prenda apenas às datas referentes ao ano letivo. Fique atento àqueles períodos que tenham relação com seu público, pois podem representar uma força a mais para que ele tome alguma decisão positiva para a sua instituição  mensagens em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo e aniversário, podem ser ótimas estratégias para fidelizá-los

Isso demonstra que sua empresa valoriza os seus clientes e que não os vê apenas como números. Assim, as chances de eles lembrarem de você em outras ocasiões tornam-se maiores. 

Monitore as taxas de cancelamento e visitantes

Avaliar as métricas é algo essencial para qualquer estratégia que o seu negócio adotar, pois, só assim, você poderá entender se está acertando ou errando. Desse modo, é possível traçar estratégias e melhorias naquilo que não está dando certo. 

No uso do SMS na educação, é preciso monitorar as taxas de cancelamento dos assinantes de acordo com as mensagens enviadas. São esses números que mostrarão quais são os conteúdos que mais demonstram apelo para os seus clientes e que, por consequência, poderão receber mais investimentos.

Além disso, aquelas mensagens que não trazem retorno ou até mesmo geram impacto negativo devem ser eliminadas de sua estratégia. Caso sejam conteúdos importantes para alguns momentos, é necessário avaliar a redução, restringindo o envio para essas datas. 

Você conseguirá obter êxito em estratégias de marketing de sua instituição apenas se monitorá-las constantemente. Por isso, tenha registradas em relatórios todas as ações que trouxeram retorno e quais são as que menos engajaram, para que haja um estudo nas próximas campanhas sobre a viabilidade do envio daquele conteúdo em específico. 

Conheça modelos de campanhas

Por fim, para que sua estratégia de SMS na educação obtenha êxito completo, é preciso conhecer os modelos de campanha. Entre os que a sua instituição pode aproveitar, destacamos:

  • convites para eventos: convites para palestras, feiras de educação, reuniões escolares ou qualquer outro tipo de evento realizado pelo seu negócio podem ser enviados para os seus clientes, informando data, hora e o objetivo do encontro; 
  • cupons de desconto: aqui, você pode aproveitar a data de aniversário de seu cliente ou outros períodos especiais e oferecer um desconto na mensalidade, no material ou em qualquer outro tipo de serviço. Isso valoriza o cliente e aumenta as chances de fidelizar o seu público; 
  • indicação de amigos: sua instituição pode oferecer descontos exclusivos em serviços para aquele cliente que indicar amigos e familiares para se matricularem ou conhecerem o seu negócio. É preciso lembrar que consumidores fiéis sempre recomendam a marca e, ao incentivar esse tipo de ação, as chances de isso acontecer aumentam significativamente. 

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