fbpx

Existem diversos tipos de pesquisa no mercado. Elas são importantes para vários segmentos e podem ser fundamentais dentro do marketing. As pesquisas de opinião, por exemplo, podem ser utilizadas de forma prévia, antes de uma campanha a fim de conhecer seu público e entender como sua marca é vista. Ou depois que é conhecida, como pesquisa de satisfação ou como avaliação de serviços. Há empresas especializadas na criação de pesquisas, porém a marca pode realizá-las de forma interna e obter ótimos resultados.

Entender como as pesquisas de opinião funcionam é importante para estudar de que maneira elas podem ajudar a empresa, já que muitas vezes fornecem informações vitais. Conheça mais sobre as principais pesquisas, e de que maneira elas vão ajudar a sua marca a atingir seus objetivos. 

Como funciona uma pesquisa com o cliente?

Toda pesquisa é realizada de acordo com um objetivo, caso uma empresa deseje lançar um produto novo e não sabe como será a recepção dos clientes, ou quando uma marca deseja medir o nível de satisfação de seus serviços. Após a definição do objetivo, a empresa selecionará a metodologia que será aplicada, e em seguida, começam as entrevistas. Após a isso, os dados obtidos servirão como base de estudo para solução desse possível problema, e qual caminho é o ideal para atingir o objetivo.

Métodos de pesquisa

Existem dezenas de métodos de pesquisa, porém alguns são mais utilizados do que outros. Toda pesquisa requer um investimento, é importante entender que existem diversos métodos, além disso, elas são categorizadas como quantitativas ou qualitativas.

Pesquisa Quantitativa

Essa metodologia é caracterizada por usar técnicas com foco em estatísticas. Utilizando-as como o principal meio de analisar as informações obtidas, e posteriormente, esses dados são interpretados por meio de tabelas, gráficos e análises numéricas mais profundas.  Esse método geralmente é utilizado na pesquisa de opinião por meio de questionários de múltipla escolha ou outras opções que garantam respostas objetivas, também conhecidas como “fechadas ou sim e não”.

Pesquisa Qualitativa

Neste tipo de pesquisa as técnicas estatísticas não são utilizadas, e sim o foco em informações mais complexas, como comportamentos, perfis e preferências. Esse método visa entender de forma mais profunda as características dos entrevistados. As informações obtidas auxiliam a empresa a conhecer melhor seu público e desenvolver estratégias mais efetivas. Dessa forma, a pesquisa de opinião é feita por um questionário menos objetivo, com perguntas mais abertas, que obtenham respostas mais abrangentes e pessoais.

Principais tipos de pesquisa de opinião

A empresa é quem determina a necessidade de realizar uma pesquisa, e quais serão seus objetivos. Uma marca pode avaliar o nível de satisfação dos clientes, como melhorar processos, como criar uma estratégia de venda melhor ou lançar algum produto novo. A pesquisa é a ferramenta ideal para quem deseja realizar mudanças, ou lançamentos com argumentos e embasamento.

Uma pesquisa de opinião pode ser realizada em qualquer momento de uma estratégia de mercado. Se realizada no começo, ela vai ajudar a definir o objetivo e as estratégias da empresa. Já durante, é possível mensurar o desempenho e se necessário, realizar otimizações. A pesquisa após o término ajuda a entender a o desenvolvimento no geral, identificar falhas para ajustes em ações futuras. 

Pesquisa de Mercado

Esse tipo de pesquisa de opinião é ideal para conhecer e entender melhor os concorrentes do seu segmento, para trabalhar o market share da sua empresa, que significa a parcela que ela vai ocupar dentro do mercado, além de criar soluções estratégicas com maior chance de sucesso. Esse método é indicado para ter conhecimento sobre informações do mercado, criar campanha de marketing ou até, lançamento de produtos ou serviços.

Pesquisa de Satisfação

Fidelizar seu atual cliente é tão importante quanto obter novos. Conhecer a forma como seu produto ou serviço são vistos pelos clientes, pode ser a chave para o sucesso. Cativar um consumidor, garante sua fidelização, e o mesmo pode ajudar sua marca a conquistar novos usuários, já que um cliente contente, é um ótimo promotor da empresa. Da mesma forma, caso o consumidor esteja infeliz, ele pode prejudicar consideravelmente a imagem da marca. Realizar uma pesquisa de opinião com foco na satisfação do cliente é uma estratégia que ajuda a entender os resultados obtidos e como solucionar possíveis problemas.  

Pesquisa de opinião via SMS

O brasileiro está cada vez mais conectado, sempre com um celular na mão. Devido a isso, o SMS é uma ótima ferramenta para o marketing, já que não necessita de acesso à internet, possibilitando entregar o conteúdo mais rapidamente e de forma mais abrangente.

Esse serviço ainda oferece bons resultados quando utilizado em estratégias, e na pesquisa de opinião, pode ser usado para entender a visão do cliente sobre uma marca com uma comunicação mais amigável e próxima, sem focar tanto em obter resultados. A empresa pode fazer perguntas sobre o produto ou serviço, pedir sugestões, tirar dúvidas, fazer estudo de comportamento, com um direto e íntimo com o usuário. A empresa também pode realizar pesquisas quantitativas em que os usuários dão notas de 1 a 10 sobre produtos e serviços oferecidos.  

NPS

A sigla NPS significa Net Promoter Score, e é uma métrica que tem como objetivo medir a satisfação e fidelidade dos clientes com as empresas. Ou então de forma interna para entender como os funcionários se sentem. Ele é um questionário que tem sua análise baseada na pontuação gerada pelas respostas. Diversas marcas de todos os tamanhos utilizam esse método, por ser prático e eficaz durante as pesquisas periódicas.

Se sua empresa deseja realizar uma pesquisa de opinião via SMS, é importante contar com uma ferramenta que conheça sobre o assunto. E que além disso, elas deve ajudar sua empresa a obter resultados mais completos em nas pesquisas e ainda oferecer todo o suporte necessário. A TWW tem experiência no mercado e propriedade sobre o assunto e pode auxiliar sua marca em tudo que for preciso, entre em contato com um de nossos consultores.

Escreva um comentário