fbpx

Como aumentar as vendas? Esse é um questionamento comum entre os líderes e responsáveis administrativos de empresas dos mais diversos segmentos. A partir dele, surge a necessidade de repensar estratégias de marketing e encontrar canais de comunicação que possam auxiliar nessa missão, garantindo um contato efetivo com potenciais clientes. E um grupo que vem ganhando destaque são os aplicativos de mensageria por celular, a exemplo dos chatbots e SMS Marketing.

De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada em abril, hoje existem 230 milhões de celulares ativos no Brasil. Na edição de 2018, o levantamento já mostrava que o país tinha superado a marca de um smarthphone por pessoa

O avanço dos aplicativos de mensageria

Com o grande número de smartphones, os aplicativos de mensageria também passaram por uma evolução, aumentando a presença no cotidiano dos usuários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, em fevereiro, o Facebook Messenger estava instalado em 69% dos aparelhos móveis pesquisados. Hoje, ele atinge 79% e tem 66% de representatividade no uso diário. 

Enquanto isso, a presença do Instagram subiu de 65% para 72% em 6 meses e o WhatsApp permaneceu líder, funcionando em 98% dos celulares. Já relacionado ao SMS Marketing, 51% dos entrevistados afirmaram receber mensagens todos os dias ou quase todos os dias.

Comunicação facilitada e de grande alcance

Enquanto os aplicativos precisam ser instalados, o SMS Marketing não exige esse processo, sendo compatível com todos os modelos de aparelho e garantindo, assim, uma comunicação direta e acessível. Além disso, as mensagens não demandam o uso de internet, aumentando o alcance potencial e fazendo com que o cliente seja impactado a qualquer hora com conteúdos diretos e de fácil assimilação. 

Outra vantagem do SMS é a alta taxa de abertura. Segundo o levantamento da Frost & Sullivan, a visualização fica em 98%, enquanto os e-mails apresentam apenas 22%. Já as respostas do SMS ficam em 26% enquanto os e-mails correspondem a apenas 5%. 

SMS Marketing: contato em tempo real 

O SMS Marketing ainda apresenta uma visualização quase que imediata. Para se ter ideia, uma pesquisa americana mostrou que 90% dos usuários checam todas as mensagens recebidas em, no máximo, 3 minutos após o envio. 

Quer iniciar uma estratégia efetiva de SMS marketing ou chatbot por SMS? Entre em contato com nossos especialistas!  Nós estamos preparados para entender as características do seu negócio, ajudando a definir as melhores estratégias de comunicação e implementar soluções eficientes para o seu objetivo.

Escreva um comentário