A mais recente Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, divulgada pela PwC,  ressalta que pela primeira vez a publicidade mobile vai ultrapassar o valor dos anúncios tradicionais, inclusive os digitais. Além disso, até 2020, a previsão é de que haverá mais tráfego de dados por meio de smartphones do que por banda larga.

Isso significa que a tecnologia vem contribuindo continuamente para melhorar a vida das pessoas, seja no lazer, seja na economia ou até mesmo em áreas com nichos diferenciados. Nesse contexto, o uso de SMS para saúde e bem-estar permite que clínicas, consultórios e hospitais melhorem seus atendimentos, além de manterem um relacionamento mais próximo com seus pacientes.

Foi pensando nesses detalhes que elaboramos este conteúdo, para que você entenda como é possível utilizar o SMS na área da saúde de diversos ramos — como psicólogos, dentistas, fisioterapia, estética, cirurgiões plásticos, entre outros —  e quais as suas vantagens. Confira!

Para que serve o SMS na área da saúde e bem-estar?

Inicialmente, é preciso entender como o SMS pode ser utilizado na área da saúde e bem-estar. As mensagens de texto servem para alertar os pacientes sobre consultas, tratamentos e exames. Além disso, mesmo que ele não possa visualizar os comunicados no momento em que os recebe, é possível verificá-los quando estiver disponível. É possível, ainda, fazer pesquisas de satisfação com os pacientes, solicitando notas pelo atendimento visando sempre melhorar o desempenho da clínica. 

E os dados não mentem! De acordo com uma pesquisa feita pela Venture Beat, o SMS tem uma taxa de abertura de aproximadamente 98%, o que comprova a eficácia dessa estratégia. Com o e-mail não há como ter a certeza de que a pessoa vai ler a mensagem antes da data marcada. Já com o telefonema, o atendente pode ligar muitas vezes até conseguir falar com o paciente — isso caso consiga!

Como o SMS é um tipo de comunicação que pode ser integrado com um sistema de agendamento eletrônico diretamente ligado à ficha dos pacientes, o atendente não vai gastar muito tempo com essa comunicação.

A partir do momento que os dados estão cadastrados, você não apenas lembra os pacientes de sua consulta, como também pode oferecer sugestões e dicas sobre enfermidades, bem-estar e qualidade de vida, além de alertá-los sobre os exames periódicos necessários. Apresentar conteúdos relevantes pode ser uma ótima maneira de fidelizar o paciente, além de torná-lo um propagador positivo de sua clínica ou hospital.

Como utilizar o SMS para saúde a seu favor?

A seguir, selecionamos alguns benefícios do uso do SMS para saúde. Acompanhe!

Avisar os pacientes da data da consulta

Mesmo que todos os pacientes tenham um cartão contendo a data da próxima consulta anotada, além de outras formas de lembrete (como a agenda eletrônica), enviar uma mensagem de texto com um dia de antecedência, avisando sobre a consulta, garante que a pessoa se lembre desse compromisso. Além disso, ela se sentirá diferenciada por ter recebido uma atenção toda especial.

É possível, ainda, que o contato seja bidirecional, com o paciente podendo cancelar sua consulta sem precisar ligar para o consultório ou simplesmente deixar de ir à consulta sem nenhum aviso prévio.

A plataforma oferecida pela TWW permite que essa comunicação se dê de ambos os lados. Ou seja, os pacientes podem tanto enviar quanto receber mensagens, o que gera proximidade e conversas fluidas.

Manter uma comunicação eficiente

As mensagens enviadas por e-mail ou as ligações não têm uma garantia específica de que o paciente vai conseguir ler ou que vai atender o telefone antes da consulta. O SMS para saúde garante que ele vai ver a mensagem a tempo, mesmo que não seja no exato momento em que ela foi enviada.

A área da saúde, de modo geral, tem utilizado a ferramenta como uma aliada em campanhas, a partir de um banco de dados feito por meio dos cadastros dos pacientes, aumentando, assim, a capacidade de captação. Além disso, é possível enviar lembretes de consultas, confirmação de comparecimento e até mesmo mudança no agendamento. 

Fidelizar pacientes

Apenas o bom atendimento aos pacientes pelos profissionais da saúde não garante que haverá fidelização. Por isso, clínicas, consultórios e hospitais devem se preocupar constantemente em encontrar meios de se conectar com seus clientes, fazendo com que se sintam prestigiados e que sejam propagadores espontâneos da sua marca. 

Dessa forma, o SMS para saúde pode ser utilizado como campanha de marketing. Como dito, ele vai lembrar os pacientes sobre os exames e consultas, além de abordar temas como campanhas de vacinação e prevenção, dicas de saúde e até mesmo parabenizá-lo em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo e seu próprio aniversário. 

Visando, ainda, a fidelização dos pacientes, é possível fazer pesquisas de satisfação por meio do SMS. A partir dela, é possível obter ao menos duas vantagens: um canal de comunicação com o cliente, que se sente mais contemplado, além de oportunidades para oferecer serviços com mais qualidade, atendendo às reais demandas. 

Além dessa solução, o NPS, abreviação de Net Promoter Score, é uma metodologia muito eficiente para a fidelização. Ela mensura o Grau de Lealdade dos Consumidores e a sua utilização se justifica pela flexibilidade e confiabilidade.  

Captar mais clientes

O SMS para saúde pode ser utilizado não apenas para fidelizar os pacientes, como também para captar novos clientes. Por meio de mensagens de texto com dicas de bem-estar e qualidade de vida, as pessoas compartilharão suas experiências positivas. Logo, quanto mais indivíduos satisfeitos com a clínica ou consultório, maior será a chance de eles recomendarem o seu trabalho.

Confirmação de pagamento

Além das clínicas e consultórios, empresas de plano de saúde também podem aderir ao sistema de SMS. Entre as diversas maneiras de utilizar essa estratégia já apresentadas no texto (como captar e fidelizar clientes), a confirmação de pagamento do boleto do plano médico pode ser um extra para esse nicho de atuação. Pode, ainda, enviar por meio da mensagem de texto o número da carteirinha do paciente, necessária em atendimentos emergenciais. 

Por que o SMS é tão efetivo?

Algumas estatísticas divulgadas pelo mercado comprovam a eficácia do SMS. A seguir, selecionamos os principais dados:

  • 80% das pessoas interagem por meio de SMS para fins comerciais;
  • 32% das pessoas usam SMS para agendar ou alterar compromissos;
  • 64% dos consumidores estão propensos a uma percepção positiva em relação a uma empresa que utiliza o SMS como um canal de comunicação;
  • 90% dos SMS são lidos em um prazo máximo de 3 minutos. 

Ou seja, todos essas estatísticas estão relacionadas ao uso eficaz do SMS para a saúde, comprovando que os usuários utilizam esse meio para se comunicar, além de agendar e alterar compromissos — como as consultas.

Ao ler este conteúdo, você pôde perceber que utilizar o SMS para saúde só tende a acrescentar para a sua clínica, consultório ou hospital. A comunicação com o paciente será mais eficiente, além de permitir que o relacionamento entre vocês se estreite, com dicas e conteúdos sobre saúde e bem-estar.

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