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A régua de comunicação ou régua de relacionamento, é o conjunto de ações que uma empresa usa para reter o cliente, gerar uma relação com ele, e possivelmente gerar uma venda. Utilizando ela é possível definir etapas, alinhar os times dentro da empresa, avaliar fatores e demais ações que vão influenciar a atingir o objetivo final. 


A régua analisa toda a jornada do cliente durante a compra, e possíveis ações que ele venha a tomar, suas variáveis durante o processo até a finalização. Tudo o que possa impactar durante essas etapas, é levado em conta na criação da régua, por exemplo: de que maneira esse usuário será atraído? Como ele será contactado? (SMS, e-mail, cartas, etc). Essas informações poderão fazer a diferença se a sua marca será escolhida pelo consumidor ou trocada pela concorrência.

Entenda mais sobre essa estratégia, porque ela é importante, e como implementá-la na sua empresa. 

Por que a régua de comunicação é importante?

Existem diversas maneiras de realizar uma venda, mas existem poucas delas que façam com o que cliente continue comprando da sua empresa. A maneira mais indicada é manter um bom relacionamento com os consumidores, onde ambos se beneficiem. Segundo Aaron Ross, a forma mais barata de gerar receita é via indicação, reforçando a importância de um bom relacionamento, já que um cliente feliz, divulga sua marca para outras pessoas de forma gratuita. Além disso, a régua de comunicação não se limita em lidar apenas com a base de clientes, ela pode e deve estar relacionada à ações de outbound, inbound, desenvolvimento de produtos, entre outros. 

Vantagens dessa estratégia

Oferecer abordagens personalizadas aumentam as chances de a empresa obter uma boa relação com seu cliente, e isso pode ser feito por meio da régua de comunicação.

Segmentação efetiva

Fazer a segmentação correta entre leads qualificados que podem se tornar possíveis compradores e aqueles que já são clientes, conhecem a marca e estão em desenvolvimento desse relacionamento. Dessa forma, aumenta a chance de oferecer o conteúdo certo para a pessoa certa. 

Setores integrados

Para uma régua de comunicação ter um melhor desempenho, é importante que o setor de marketing de uma empresa esteja alinhado com o setor responsável pelo atendimento ao cliente. Pois ambos se complementam para entender o que pode ser melhor para o público, além disso, a integração com outros setores ajudam a acompanhar toda a trajetória desse consumidor com a marca. 

Organização nos processos

Quando se sabe exatamente quem vai ser impactado por uma estratégia, é mais simples de elaborá-la prevendo os prós e contras – aumentando assim as chances de sucesso. Por exemplo, quando um colaborador está em contato com um cliente, ele consegue direcionar o conteúdo certo, evitando falhas na comunicação. Uma boa dica é a personalização do atendimento de cada cliente. Ao tratar ele como único, você pode compreender melhor suas dores, necessidades e desejos. 

Como fazer a implementação da régua de comunicação

Não é uma tarefa fácil, pois vai mexer na estrutura da empresa, na maneira como os funcionários fazem os procedimentos, entre outras coisas. Lembre-se sempre que criar protocolos não significa podar seus colaboradores, e sim otimizar o tempo. Dessa forma, sua organização fica alinhada e padronizada. Sabendo isso, conheça as etapas para implementar a régua de comunicação:

  • Primeiro contato: Elabore uma mensagem de agradecimento pelo cadastro, uma mensagem de boas vindas ou ofertas para primeiras compras;
  • Remarketing: Se um cliente visita alguns produtos mas não finaliza a compra, pode ser uma oportunidade da empresa chamá-lo de volta. Já que ele pode continuar interessado e apenas ter esquecido de terminar o processo; 
  • Conteúdo que interessa: conhecer mais informações sobre o lead, ajuda com que a empresa ofereça itens que ele tem mais chances de comprar. Atendendo, assim, às necessidades deste usuário;
  • Clientes inativos: Enviar novidades e ofertas para alguns clientes que já compraram antes, mas não demonstraram novo interesse, pode ser o estímulo necessário para que eles voltem a consumir produtos da marca. Porém, é importante tomar cuidado com esses clientes por conta do opt-out;
  • Pós-venda: É um dos momentos mais importantes na relação entre marca e cliente, e é nessa hora que a empresa deve oferecer a melhor experiência possível de atendimento.

    Importante reforçar, que o foco é ser a melhor empresa possível para o cliente, sempre se comunicando de forma clara. Mas, lembre-se: esta não é a única forma de montar uma régua, é apenas um dos diversos exemplos possíveis. E para isto, nada melhor do que contar com uma ferramenta que auxilie neste processo. A TWW está há 20 anos no mercado auxiliando diversas marcas a atingirem seus objetivos, por meio de serviços como SMS, chatbot, voicebot, entre outros. Além disso, conta com equipe capacitada e preparada que vai ajudar a implementar a régua de comunicação de maneira efetiva. Entre em contato e saiba mais informações. 

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