fbpx

Certamente você já percebeu uma tendência de digitalização de pagamentos, transações e outras atividades financeiras. Além de uma notável preferência pelo e-commerce como meio de compras. Porém, com essas mudanças, também há um crescimento do risco de fraudes dos cartões de crédito utilizados. Assim, é preciso adotar uma estratégia para prevenir seu cliente e sua empresa. E sabia que o SMS pode ajudar a evitar fraudes?

No Brasil, é estimado que, a cada um minuto, sejam aplicadas 3,6 fraudes de apropriação de dados financeiros. Somente em 2018, foram 920 mil casos de golpes na internet. As ocorrências mais comuns são: troca de máquina, cancelamento de venda, compras de dados de terceiros e fraude de pagamentos.

Neste post, explicaremos como utilizar as estratégias de SMS para evitar fraudes. Fornecendo maior comodidade para a sua empresa, o consumidor e até a instituição financeira envolvida no processo.

Tipos de fraudes

As fraudes podem acontecer para qualquer tipo de transação online, seja ela para vendas ou para recursos financeiros. Entenda mais sobre os tipos de golpes em cada segmento:

E-commerce

Quando acontece a clonagem de cartões, roubo ou vazamento de dados. O fraudador pode, neste caso, fazer a compra e receber o produto. A vítima, ao olhar seu extrato, contesta a compra e é feito o cancelamento. Porém, isso gera um prejuízo ao varejista, chamado de estorno. 

Para essa situação, portanto, seria mais interessante que a comunicação de confirmação de compra fosse mais rápida. Assim, o cliente faria a contestação em “tempo real” e a loja não seria prejudicada pelo o envio de um produto não identificado.

Instituições financeiras

Neste segmento, as fraudes estão relacionadas a um uso indevido de dados da vítima, o qual o fraudador obtém de diferentes maneiras ilícitas. A partir do roubo desses dados, é possível fazer qualquer tipo de movimentação financeira na conta da vítima. 

Para essa situação, também é interessante ser ágil na comunicação sobre procedimentos realizados. Faz-se necessária uma verificação com o cliente para entender se ele reconhece o que foi feito em sua conta bancária. Como, por exemplo, pedidos de empréstimos, novos cartões ou seguros.

Técnicas de SMS para evitar fraudes 

É importante que sua empresa não meça esforços para proporcionar segurança aos clientes. Faz-se necessário o fornecimento de recursos confiáveis e transparentes. Para que, assim, o consumidor realize suas transações online com maior tranquilidade. E, consequentemente, aumente sua credibilidade com a marca. Entenda quais recursos você pode adotar: 

Confirmação da transação

Com esse serviço, você pode confirmar com seu usuário quando uma compra ou transação for realizada. Pelo SMS não precisar de internet, ele chega de forma rápida e prática. É como se o cliente recebesse uma atualização em tempo real do que foi movimentado em seu nome ou com seu cartão. Por exemplo: 

É possível informar o valor, data, horário e até local da transação. No exemplo acima, o SMS foi enviado como uma notificação pop up. Facilitando, assim, a identificação da veracidade do procedimento.

E, caso a compra seja uma fraude, com o SMS é possível ter uma visualização rápida do seu cliente. Com uma taxa de abertura de 98% e leitura em até 3 minutos, a ferramenta chama a atenção do usuário. 

Chatbot

Assim como a verificação, o chatbot é uma ótima forma para confirmar informações de compras ou transações online. Você pode habilitá-lo para que o cliente esteja ciente ou não da movimentação realizada. O seu maior benefício é o oferecimento da possibilidade de interação, o que irá facilitar a ação. Sendo assim, caso ele não reconheça a transação, é possível que sua empresa tome as providências com maior urgência. Veja um exemplo:

Com esse recurso, é possível que seu cliente tenha maior controle sobre qualquer atividade suspeita. Ou seja, sua empresa estará valorizando a experiência do cliente enquanto faz um trabalho essencial para protegê-lo.

Sender ID

Ao personalizar um sender ID para o envio da mensagem, sua empresa oferece maior segurança ao consumidor. Isso porque ela verá o nome da sua marca ao receber a comunicação. E não um número qualquer, que dificultaria a identificação. Esse recurso pode parecer simples, mas tenha certeza que fará a diferença para proteger você e seu cliente. Veja:

Além da segurança, você irá passar maior credibilidade ao cliente. A experiência ganha mais valor como um todo com a inclusão do nome da sua marca no endereço de envio. 

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma forma de adicionar uma camada a mais de segurança para o seu cliente. Isso porque, no processo de login da conta, será solicitado para o usuário mais de uma informação para acesso. Ou seja, além da senha, o cliente terá que informar um adicional. 

Na maioria das vezes, essa informação é um código enviado por um SMS para o número do usuário. Tornando assim, o processo de fraude mais difícil já que o fraudador não terá acesso ao aparelho do seu cliente. 

Tal autenticação é uma ótima forma de garantir a segurança de seus clientes. O processo é simples, rápido e pode ser implementado por uma plataforma de confiança. Com a TWW, você pode instalar esse processo. Saiba mais como podemos ajudar a sua empresa. 

Benefícios de uma estratégia antifraude

Aumentar a segurança não é apenas um benefício para seus processos, mas também uma forma de garantir seu cuidado com cada cliente. E pode ter certeza que sua empresa será vista com outros olhos. Em ação antifraude realizada com a TWW, uma empresa parceira obteve resultados positivos em relação a imagem da marca. Seus usuários passaram a se sentir mais seguros na hora de movimentar suas finanças e, aqueles que não eram clientes, se sentiram mais propensos a adquirirem produtos e serviços. 

Apostar em uma comunicação rápida e efetiva é uma forma de valorizar o tempo do seu cliente. Já que, em casos de fraude, faz-se necessário tomar ações ágeis para resolução do problema. Por isso, o SMS se torna uma opção interessante para sua empresa. Por não depender de internet, ele tem a capacidade de chegar aos milhões de smartphones ativos no Brasil

A implementação dessa estratégia serve para e-commerces ou instituições financeiras no geral. Já que ambas sofrem o risco de sofrerem golpes em transações online. Sendo assim, o uso de SMS para evitar fraudes se torna personalizável, de acordo com a necessidade de cada área. Fale com um de nossos especialistas e vamos desenhar a melhor estratégia antifraude para sua empresa. 

Escreva um comentário