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O acúmulo sucessivo de tecnologias foi substituído por uma visão mais abrangente e globalizada, associada a uma dimensão otimizada e estratégica, conhecida como comunicação digital. Ela tem sido integrada ao ambiente corporativo e, mesmo que não seja mais uma grande novidade, é uma das grandes inovações do mercado moderno, compondo-se de um ambiente que atua nas três dimensões digitais (dispositivos móveis, web e redes sociais).

Por isso, neste artigo você vai entender quais são os principais pilares da comunicação digital e as vantagens de investir na mais requisitada forma de se comunicar no mundo. Continue a leitura e confira!

Quais são os pilares da comunicação digital?

De fato, planejar uma estratégia de comunicação digital também envolve outros projetos customizados, tais como:

  • mudança de imagem;
  • transição;
  • melhoria da reputação,
  • gerenciamento de crises, entre outros.

Assim sendo, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para atingir esses objetivos, aplicando-as de acordo com cada caso. Alguns exemplos são:

  • criação de sites;
  • assessoria de imprensa;
  • newsletter;
  • e-mail marketing;
  • monitoramento e gerenciamento das mídias sociais;
  • melhor ranqueamento no Google etc.

Contudo, os principais pilares que jamais podem faltar em sua estratégia de comunicação são os quatro que relacionamos a seguir. Veja:

Engajamento

Engajamento é quando as marcas criam um relacionamento emocional e profundo com o seu público a fim de se tornarem mais próximas dele. Nesse sentido, seu objetivo é alcançar a fidelidade do possível cliente, e isso é feito por meio de:

  • campanhas de marketing;
  • estratégias de conteúdos;
  • marketing de relacionamento;
  • redes sociais, entre outros métodos.

Relacionamento

Criar, estreitar e manter uma relação com os usuários é algo crucial. Hoje em dia, as redes sociais estão aí para facilitar esses processos. Pessoas seguem marcas porque desejam se expressar, ser ouvidas por elas, bem como porque querem receber sugestões de produtos e serviços, ficar por dentro das principais novidades, ler notícias sobre a marca e sobre o cenário no qual ela está inserida.

Conteúdo

Muitos websites são abandonados pelos donos ou até mesmo fechados e isso acontece por uma série de fatores. Um deles é a geração de conteúdos fracos e irrelevantes, mentirosos ou repetitivos. Por isso, um conteúdo bem-elaborado ajuda a reter e a fidelizar clientes, a tirar as dúvidas sobre os produtos vendidos e serviços prestados e ainda trazem dicas e informações de uma maneira completa, sendo ideal para atrair clientes de todos os perfis.

Presença

O conjunto de tudo isso nos leva à presença online. Segundo as projeções do estudo da Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast, da Cisco, até 2020, 70% da população mundial estará conectada por meio de dispositivos móveis. Por isso, a presença nesse ambiente deve ser levada a sério.

Assim sendo, o fundamental é que a sua organização interaja com o público e esteja à disposição 24 horas por dia. Da mesma forma, é preciso cativá-lo e provocá-lo a conhecer a sua marca a cada dia um pouco mais.

Quais são as vantagens de investir em melhorias na comunicação digital?

Atualmente, o usuário é mais exigente, quer conteúdo relevante, tem a necessidade de falar com as marcas e não se faz mais presente em apenas alguns sites. Nesse sentido, é preciso entender que o mundo digital está cada vez mais fragmentado.

Para muitos negócios, é essencial investir em estratégias de comunicação a fim de se posicionarem de maneira mais efetiva perante o público e de fidelizá-lo. Dessa forma, você vai ver que o número de contatos e vendas aumentará.

No entanto, caso a instituição não se comprometa realmente com práticas mais adequadas, ela poderá diminuir as verbas das ações de marketing quando aparecerem os primeiros desafios. Por isso, é preciso ter em mente todas as vantagens que uma boa comunicação digital é capaz de trazer.

Diferencial em relação à concorrência

Naturalmente, as empresas que se destacam no relacionamento com o cliente alcançam maior visibilidade e reconhecimento. Como os usuários desejam receber suporte efetivo e rápido, eles valorizam muito quando isso acontece. Assim, você se destaca da concorrência e seus clientes se transformam em propagadores da sua marca.

Ampliação da satisfação do cliente

Uma das grandes vantagens de trabalhar a comunicação digital da empresa é ter a oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes. Dessa forma, quando uma empresa entende quem é, de fato, o seu público-alvo e quais são as suas demandas, é provável ela esteja mais bem preparada para utilizar a linguagem de sua preferência e para ajudá-lo.

Com isso, as pessoas terão mais paciência com eventuais falhas da instituição, visto que compreendem que a marca fará tudo o que for possível para resolvê-las e também que se posicionará de maneira transparente diante do público.

Fidelização de consumidores

Tudo isso fará com que o cliente se lembre apenas de sua marca quando precisar de algum produto ou serviço que o seu empreendimento oferece. Isso porque as pessoas nos dias de hoje dão cada vez mais valor às experiências de consumo marcantes e que sejam bem-sucedidas.

Quais são os benefícios do SMS na comunicação digital?

O SMS corporativo é de longe um dos meios de comunicação mais democráticos, visto que independe do modelo de celular, pois até os modelos mais básicos possuem esse mecanismo. Além disso, é assertivo e possui uma alta taxa de leitura.

Se for feita alguma ação de comunicação digital com o uso de uma hashtag e mensagens mobile, a efetividade da campanha de marketing será altíssima. Então, trata-se de uma ferramenta que é capaz de ampliar o alcance da marca com baixo custo e grande potencial de propagação.

Por fim, a comunicação digital ainda tem muito para expandir, para ensinar e para realizar, e toda empresa que busca por inovação precisa se atentar às novidades. Afinal, a gestão da organização tem que pensar estrategicamente a marca e como o público-alvo vai interagir com ela e com seus produtos na web a fim de aumentar as negociações no ponto de venda.

Gostou deste artigo? Então continue a visita no blog e conheça também as seis informações importantes sobre o mercado mobile que você precisa saber!

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