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Que o mundo está mais digital do que nunca, todos sabem. Mas a questão que permeia a cabeça da maioria dos gestores é: como utilizar a comunicação digital para alavancar as vendas, conquistar e fidelizar clientes e se diferenciar da concorrência?

As práticas de comunicação realizadas no ambiente online, na verdade, são uma extensão da comunicação social tradicional. Afinal, não é de hoje que as empresas desenvolvem maneiras de interagir com seu público potencial por meio de informação, propaganda, publicidade e entretenimento, não é mesmo?

A grande diferença é que a forma e os meios de se comunicar ganharam novos elementos, acompanhados por transformações significativas no comportamento e hábitos do consumidor. Se antigamente publicar um anúncio no comercial do Jornal Nacional, da TV Globo, era um bom negócio, hoje pode não ser tão vantajoso assim se o objetivo é atingir um público segmentado que está mais presente na internet.

Neste artigo, abordamos essa e outras questões no tocante à transformação e à comunicação digital. O foco é mostrar como desenvolver essas práticas comunicacionais no ambiente virtual para se diferenciar dos concorrentes e atrair mais clientela. Explicaremos o que é comunicação digital, seus benefícios, importância e alguns passos para obter sucesso com ela. Confira a seguir!

O que é comunicação digital?

A comunicação digital é mais um estágio da comunicação social, potencializado pelo avanço tecnológico. Trata-se de um conjunto de práticas e formas de divulgação, interação, recepção e diálogo entre emissor e receptor nas plataformas online — acessíveis por meio de dispositivos como computador, notebook, tablet, celular etc.

Na realidade, como todas as atividades humanas, a comunicação está em uma constante mutação, gerada sobretudo pelos avanços tecnológicos. Foi assim com a invenção dos tipos móveis por Johannes Gutenberg, em meados de 1450; a ascensão e monopólio dos periódicos impressos até o início do século 20; a popularização do rádio no pós-Primeira Guerra, seguida pela chegada da televisão e por fim o apogeu da internet — como se verifica hoje.

Para as empresas, a comunicação digital trouxe oportunidades valiosas. Entre elas, as diferentes formas de linguagem, de acesso, maior proximidade e audiência. Além de recursos para analisar o comportamento dos consumidores e trabalhar a comunicação com base nesses dados.  

Benefícios da comunicação digital 

Os benefícios da comunicação digital para as empresas são diversos, principalmente no que diz respeito às estratégias de marketing e venda. Vale ressaltar que trabalhar bem essa estratégia não se resume a criar perfis nas redes sociais da internet e desenvolver sites.

Para além dos processos massificados de divulgação, a comunicação digital permite:

  • ampliação de mercados, a exemplo do e-commerce (comércio eletrônico);
  • automatização de processos e funcionamento dos mesmos de maneira eficaz;
  • aproximação dos clientes por meio de diferentes canais;
  • superação das barreiras de tempo e espaço;
  • desenvolvimento de novas possibilidades e oportunidades de marketing;
  • redução exponencial de custos;
  • criação de diferentes maneiras de se comunicar com os clientes;
  • entre outras.

Importância da comunicação digital 

O Brasil é o quarto país mais conectado do mundo. É o que afirma um relatório sobre economia digital divulgado em 2017 pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. Segundo o levantamento, são 120 milhões de pessoas acessando a internet em território brasileiro. Só os Estados Unidos, com 242 milhões, Índia, com 333 milhões, e China, com 705 milhões, estão à frente.

Tal informação revela que estar presente no ambiente digital deixou de ser uma estratégia para se tornar uma necessidade para as empresas. Hoje, as pessoas passam horas navegando pela internet atrás de informação, conhecimento, diversão, relacionamentos e consumo.

Como obter sucesso com a comunicação digital?

Logo, a comunicação digital é muito importante para os empreendimentos conquistarem novos leads, promoverem produtos e serviços, fidelizarem clientes, alavancarem as vendas e expandirem negócios. Diante de um mercado extremamente competitivo e de consumidores mais exigentes do que nunca, é preciso investir nesse tipo de comunicação para buscar diferenciação e se manter ativo, sólido e sustentável.

A seguir, apresentamos alguns passos para utilizar e desenvolver a comunicação digital no mundo dos negócios:

Conheça bem seu público-alvo

Essa dica é o bê-á-bá do marketing de um modo geral. Sem conhecer bem o perfil, preferências, características, desejos, problemas e objetivos de seu público-alvo, fatalmente a empresa estará fadada ao fracasso.

Como fazer isso? Pesquisas de mercado, por meio de questionários, são as ferramentas mais utilizadas para essa finalidade. Defina seu público, delimite, pesquise, ouça e depois analise. Assim, fica mais fácil consiga dados importantes.

Faça um planejamento primoroso

Por mais que a comunicação digital ofereça inúmeros recursos e possibilidades, é necessário que haja um plano estratégico para utilizá-la. Estabeleça um planejamento para lançar produtos ou serviços, vender, atender o cliente, divulgar a marca. Enfim, é imprescindível que se planejem as ações e campanhas. Divulgar todos divulgam, mas poucos se destacam, justamente em virtude do planejamento.

Utilize o e-mail marketing de forma estratégica

Está muito equivocado quem acredita que as formas mais antigas de se comunicar ficaram para trás. O e-mail é uma delas estratégias. Utilizar e-mail marketing para conquistar novas oportunidades de negócio é uma estratégia muito frequente e que consta na lista de ações das empresas de sucesso. Tudo depende da qualidade do mailing, do objetivo e da linguagem utilizada.

Use SMS para manter um relacionamento próximo com o consumidor

O mesmo pode ser dito sobre o SMS. O ideal mesmo é integrar esses canais mais convencionais com os novos e trabalhar em cima de uma estratégia multicanal. As mensagens de texto enviadas para aparelhos mobile são muito eficazes e capazes de obter resultados relevantes — principalmente conseguir aproximação, fazer cobranças e manter relacionamento saudável com o consumidor.

Ofereça conteúdo relevante e de qualidade

Foi-se o tempo em que a publicidade agressiva e enfática gerava bons efeitos. A audiência, hoje, exige algo além de ofertas de produtos: deseja conteúdo. Nessa perspectiva, o marketing digital vem ganhando destaque com a estratégia de atrelar as marcas a conteúdos e informações de qualidade e que tenham relevância para o consumidor.

Tenha presença estratégica nas mídias sociais

É indispensável estar presente nas mídias sociais, disponibilizar conteúdo e oferecer canais de interação e diálogo. Isso porque tais meios se mostram como importantes fontes para direcionar o cliente ao seu site e, dessa forma, buscar o seu produto ou serviço. As redes sociais também são capazes de servir como bancos de dados riquíssimos para conhecer bem os perfis, comportamentos e hábitos de consumo dos internautas.

A lista de dicas é extensa e, infelizmente, não conseguiremos abordar todas elas de maneira aprofundada aqui. Porém, é válido destacar que todas essas ações adotadas no âmbito da comunicação digital devem ser acompanhadas pelo trabalho de mensuração dos resultados, para aferir se as estratégias estão ou não dando certo. Nem sempre os efeitos são imediatos, pois comunicação é processo. Isso significa que, se bem trabalhada, ela pode construir com o tempo uma boa imagem de sua empresa junto ao público. 

Agora que você entendeu um pouco mais a respeito da comunicação digital, que tal ler nosso outro artigo sobre o mercado SMS, que discute se as mensagens de texto ainda trazem resultados? Aproveite!

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