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Engajar consiste em provocar uma comunicação dinâmica entre a sua marca ou seu conteúdo com o público consumidor O engajamento indica que a sua estratégia foi eficaz, visto que atingiu o público desejado, e ele retribuiu.

Elaborar um material de qualidade pode ocasionar movimentações, pois quem se interessa por algo geralmente sente vontade de dividir com sua rede. Dessa forma, a visibilidade de sua marca eleva.

Nesse contexto, é primordial a organização apresentar um relacionamento próximo com o cliente para gerar um engajamento dele na mesma. Esse engajamento de clientes proporciona diversas vantagens e benefícios para negócio.

Não é por acaso que ele se tornou umas das principais estratégias adotadas pelo mundo business, atualmente. Continue a leitura e aprenda mais!

Redes Sociais

As redes sociais se tornaram um importante meio de engajamento, mas é preciso perceber que isso não funciona para todas as organizações. Algumas marcas podem encontrar altas oportunidades de engajamento em redes sociais focadas no corporativo, como o Linkedln, mas pode não ter sucesso naquelas focadas em perfis pessoais, como o Twitter. O Facebook é uma rede social que funciona para a maioria das empresas.

De qualquer modo, após entender quais funcionam melhor para seu negócio, crie métodos de engajamento, postando conteúdo relevante. Ou seja, eles sintam que a leitura ou o clique valeu apenas. Assim, eles farão comentários nos posts e divulgarão a página para outras pessoas.

Suportes impecáveis

Outro método que pode ser utilizado para aumentar o engajamento de clientes com a marca é aperfeiçoar o suporte e atendimento ofertado, elaborando novas maneiras de interagir com eles. Para começar, precisam ser abertos vários canais de comunicação direta e, todos eles, bastante alinhados. Alguns modelos são os chats de atendimento em tempo real, SMS, e-mail, telefone, mensagens via redes sociais e interação presencial.

Em seguida, é preciso formar uma equipe de atendimento que consiga resolver as adversidades em cada canal.

Os profissionais devem focar em solucionar os questionamentos dos clientes de maneira definitiva e rápida — tudo isso com um sorriso no rosto e muita simpatia. Um tom de descontração é recomendado, desde que o cliente permita isso. Afinal, ninguém gosta de conversar com um robô ou com uma pessoa mal-humorada.

Dispositivos móveis

É essencial otimizar para dispositivos móveis, pois é uma das coisas que as pessoas estão mais usando. Otimizar seus e-mails para esses aparelhos é essencial para que o cliente possa engajar-se com a mensagem e, consequentemente, com a marca.

Se o seu e-mail aparecer confuso em um dispositivo móvel, o usuário o fechará sem ler. Contudo, quando um e-mail se adapta corretamente, ele mostra aos seus clientes que você entende os seus hábitos de consumo e deseja tornar a comunicação mais simples e confortável.

Dessa maneira, a otimização para aparelhos móveis torna os consumidores mais tecnologicamente envolvidos com seu empreendimento e a comunicação dinâmica.

Para tanto, utilize um design consciente e que se adéqua automaticamente a diferentes modelos de telas.

Isso expressa que o seu e-mail se apresentará bem no desktop, no smartphones ou em tablets, visto que seu design atende a qualquer aparelho que o leitor estiver usando.

E-mail marketing

Campanhas de e-mail marketing podem ser vantajosas para engajar o público, mas é fundamental criar alguma personalidade, como se estivesse mandando uma carta direcionada, e não uma propaganda direta que pode ser excluída em um ou dois cliques.

O engajamento acontece melhor com o público quando a mensagem é escrita, quando ela apresenta o nome personalizado e quando é ofertado um conteúdo relevante por perfis. Por exemplo, um gestor financeiro tem obrigações a cumprir bem-distintas de alguém que trabalha no RH.

Por isso, o conteúdo precisa ser segmentado por assunto, estratégia e estilo que se adapta com o perfil de cada um, dando a atenção que eles precisam.

Desse modo, é preciso procurar aprofundar o seu conhecimento e a relação com as pessoas ou empresas com as quais negocia e definir quais são as suas expectativas, para conseguir atendê-las da melhor maneira.

Call to Action (CTA)

Várias vezes as pessoas visitam o seu site por acaso, e também é fato que os visitantes tradicionais do seu site não ficarão buscando maneiras de interagir com sua instituição.

Desse modo, é pouco provável que elas tenham motivação em iniciar qualquer vínculo de engajamento. É nesse momento que entram os chamados “Call to Action”, elementos na página com o intuito de chamar a atenção do seu visitante e incentivar a interação dele com sua marca.

Esses elementos podem ser trechos de textos, frases ou botões, por exemplo. A ideia principal é utilizar verbos no imperativo para convocar o leitor a executar uma ação, como: entre em contato conosco ou comente neste post.

Interação pessoal

Por mais que as ferramentas tecnológicas possam ser usadas para atender à necessidade mais imediata de seus clientes, é idispensável que existam também as interações pessoais. De forma geral, as pessoas gostam de interagir umas com as outras.

Com seu público não será diferente. Assim, ele precisa ter a sensação de que está interagindo com uma pessoa, e não apenas com um computador ou com uma empresa. É fundamental dar atenção às pessoas que se comunicam com você, demostre que, por trás da máquina, existem diversas pessoas preocupadas com elas.

Não deixe de responder, comentar e interagir com as pessoas. As empresas dependem delas, e isso precisa ficar claro para seu sucesso.

Portanto, os clientes altamente engajados com a empresa promovem mais a marca e mostram mais lealdade. A comunicação dinâmica ajuda a fidelizar e atrair outras pessoas por meio de fortes indicações e depoimentos a respeito da qualidade e eficácia dos produtos e serviços oferecidos. É primordial ter em mente que, para alcançar todos esses benefícios, a empresa precisará provocar uma experiência de boa qualidade ao cliente, pois é a chave para o engajamento ideal.

Logo, a utilização de diversos canais de comunicação proporciona diversas vantagens para o negócio, pois conseguirá atrair uma maior quantidade de consumidores. Gostou da leitura? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de relatar algum ocorrido? Então, deixe seu comentário no post e compartilhe a sua experiência nesse assunto!

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