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Com o objetivo de estabelecer estratégias que aproximem a empresa do cliente, é preciso pensar em ações que de fato contribuem para uma comunicação digital mais eficaz e transmitam a mensagem desejada de maneira mais eficiente. Dessa forma, é um desafio para as empresas estabelecer um atendimento ao seu público que consiga fidelizá-lo, oferecer o suporte necessário para as demandas do dia a dia, além de enviar comunicados que de fato agreguem para a melhor usabilidade de suas soluções. 

O uso do SMS em massa é cada vez mais bem-aceito pelas organizações, seja ela de qual nicho for — justamente por ter as mais diversas funcionalidades, das quais abordaremos mais adiante. Por meio dessa estratégia, é possível alcançar o seu cliente e conseguir alcançar os seus objetivos de comunicação.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda como pode utilizar o SMS no dia a dia da sua empresa, em quais situações o uso do SMS em massa poderá trazer ganhos para a equipe, além de compreender de que maneira o uso de uma plataforma será eficaz nesse sentido. Boa leitura!

Entenda mais sobre a estratégia de SMS

Antes de abordarmos sobre o uso do SMS em massa, explicaremos mais detalhadamente sobre a estratégia e por que você deve apostar nesse recurso em sua empresa. O primeiro ponto a destacar está relacionado justamente ao uso do celular durante boa parte do dia. Se você parar para analisar, já imaginou quantas vezes checa o telefone diariamente?

Durante vários períodos de sua rotina, você confere se há alguma mensagem importante a ser lida, se chegou algum e-mail em sua caixa e quais são as suas prioridades, pois há recursos de agendas online disponíveis em aplicativos. É por essa quantidade expressiva de vezes que alguém confere o seu aparelho que a estratégia se torna mais eficaz, pois as chances de o seu consumidor ter contato com o comunicado ou com a sua oferta aumentam consideravelmente. 

A taxa de abertura é outro ponto a ser destacado: gira em torno de 98%, enquanto a de e-mail marketing fica na casa dos 20%. Também existe a possibilidade de a sua equipe segmentar as mensagens, fazendo com que ela chegue até a pessoa certa no momento mais oportuno. Afinal, não são todos os comunicados enviados pelo seu negócio que necessariamente precisam atingir a toda sua base, concorda? 

Contribui, ainda, para aprimorar a sua comunicação interna. Apesar de alinhar as estratégias de contato com os seus clientes, cuidar das informações transmitidas aos seus colaboradores é primordial, uma vez que contribui para que estejam alinhados com a cultura organizacional, transmite as principais informações e decisões tomadas pelos gestores, além de torná-los mais engajados com os objetivos de sua empresa.

Além disso, de nada adianta ter boas estratégias se o seu público não interage com a sua marca, concorda? O mercado SMS permite essa troca de informações, contribuindo para que os seus clientes forneçam informações importantes sobre seus produtos e serviços, além de transmitir um feedback sobre os principais pontos de melhorias, seja relacionado ao seu produto e serviço em específico, seja relacionado ao seu atendimento.

Saiba em quais casos o SMS pode ser um aliado em suas estratégias

Agora que você está por dentro das principais vantagens do uso do SMS em suas estratégias, chegou o momento de entender mais aprofundadamente sobre maneiras que ele será um aliado para as suas ações. Confira!

1. Pesquisa de satisfação

Conforme abordado, o uso do SMS permite que você tenha um feedback detalhado sobre os seus produtos, sobre os seus serviços e até mesmo relacionado ao modo como seus colaboradores levam em consideração o atendimento ao cliente. Essas informações só serão mais bem detalhadas caso sua equipe formule uma pesquisa de satisfação, com perguntas que fornecerão dados dos principais pontos em que a sua empresa poderá investir. 

Entre as principais vantagens de estabelecer o uso dessas pesquisas em seu negócio está a de ampliar os canais de comunicação com o seu público, além de estender o leque de oportunidades para aprimorar suas soluções. 

Vamos a um exemplo prático: a sua equipe encontra dificuldades de fidelizar o cliente que chega até a sua organização. Sem esses dados, os gestores acreditavam que poderiam implementar melhorias nos produtos. No entanto, o que atrapalha a fidelização é o pós-venda, em que sua equipe não oferece o suporte necessário para as dificuldades do dia a dia, prejudicando a usabilidade. 

A partir das informações coletadas, a empresa terá insumos o suficiente para estabelecer um plano de ação que resulte melhorias nesse sentido, aprimorando os resultados do negócio como um todo. 

2. Envio de cobrança

A inadimplência pode ser considerada um dos principais gargalos para a gestão financeira de uma empresa, que influencia nos compromissos da organização e prejudica o fluxo de caixa como um todo. Porém, existem estratégias que podem ser adotadas para que essa taxa seja reduzida, como um lembrete de cobrança aos seus clientes.

Por meio de um simples SMS, existe a possibilidade de, periodicamente, enviar um comunicado ao seu público de que a data de pagamento está próxima. Afinal, muitos dos casos de inadimplência não estão relacionados às especificidades do negócio e nem mesmo ao cliente em si, mas ao esquecimento, devido ao dia a dia corrido que grande parte das pessoas leva. 

3. NPS

O NPS, também conhecido como Net Promoter Score, tem como objetivo verificar o grau de lealdade de seus clientes em relação com a sua empresa. Caso você queira entender como anda o atendimento ao público, por exemplo, basta enviar a seguinte pergunta: “em uma escala de 0 a 10, qual a nota você atribui a esse serviço?”. 

Para a análise eficiente desses dados, é preciso avaliar de acordo com a seguinte perspectiva. Entre 0 e 6, você precisa trabalhar melhor o atendimento e entender sobre os pontos de melhoria, pois são clientes detratores. 7 e 8 significa que são neutros, o que permite que a sua empresa também possa trabalhar para torná-los prospectores de sua marca, cuja nota está em torno de 9 e 10. 

4. Confirmação de eventos

Independentemente do setor de sua empresa, eventos são muito bem-vindos para engajar de maneira mais eficiente o seu público e poder promover a interação entre a sua equipe, seus clientes e conectá-los aos seus produtos e serviços. 

Essa é mais uma estratégia que pode ser utilizada a partir do SMS, enviando mensagens de lembrete e confirmação para que você tenha um controle sobre o número de convidados e quais estratégias poderá adotar para trazer aquela fatia de clientes que realmente terão ganhos com a sua organização. 

Uma instituição de ensino poderá, ainda, enviar mensagens de comunicação sobre reuniões, além de avisá-los sobre o envio de notas nos sistemas e permitindo um acompanhamento mais próximo da escola com alunos e seus responsáveis. 

Conheça mais sobre o envio do SMS em massa e como ele contribuirá para o negócio

Você já deve ter percebido que o uso do SMS em uma estratégia só traz ganhos para a sua equipe, não é mesmo? Chegou o momento de abordarmos sobre o ponto principal deste artigo: o SMS em massa. 

Já apresentamos brevemente algumas alternativas que podem ser aproveitadas com esse uso, como o envio de comunicados, mensagens específicas aos seus colaboradores para aprimorar a comunicação interna, além de tornar seus clientes cientes de eventos e atividades que ocorreram em suas empresas.

Essa estratégia consiste justamente em contar com a possibilidade de enviar uma mesma mensagem para muitos números de celulares cadastrados em sua base de uma só vez, facilitando o contato e transmitindo a mensagem desejada de forma mais rápida. O uso do SMS em massa traz para a organização ganhos de acordo com o seu objetivo, preestabelecidos no momento de formular o comunicado ou a oferta desejada. 

Também pode ser utilizado em períodos sazonais do ano, como em datas comemorativas. Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, por exemplo, trazem a possibilidade de oferecer promoções que sejam atrativas e conquiste parcela de seu público. 

Para que essas ações sejam de fato estratégicas e traga ganhos para a empresa, é preciso divulgá-las. Por essa razão, nada melhor do que fazer uma segmentação de seus clientes e entender quais deles serão mais impactados pelas promoções definidas, não é verdade? 

O único cuidado que mencionamos aqui está relacionado com a autorização desse envio. Não é recomendável comprar uma base de contatos e ou enviar uma mensagem para seus clientes sem que eles tenham dado a permissão para isso. O ideal é fornecer campos em seu site ou, até mesmo, no momento que o seu consumidor tem o primeiro contato com a sua empresa para que ele disponibilize essa informação, fazendo com que a pessoa preencha essa autorização. 

Assim como no e-mail marketing, enviar mensagens para pessoas que nada têm a ver com o assunto em questão poderá trazer um efeito contrário, com reclamações em redes sociais e sites específicos para isso (como o Reclame Aqui). A partir dessa situação, caberá ao seu negócio efetuar ações que tornem a imagem da empresa menos prejudicada. 

Fique por dentro de 4 vantagens do envio de SMS em massa

Você já está bem por dentro do assunto, entende para quais situações ele pode ser utilizado e sabe como a estratégia de SMS agrega valor ao seu negócio. A seguir, apresentaremos mais informações sobre as vantagens do envio de SMS em massa. Saiba quais são!

1. Baixo investimento

Especialmente em épocas que exigem do gestor uma contenção de gastos para as suas estratégias, escolher aquelas ações que de fato exigem pouco da organização em relação à saída financeira é uma vantagem a ser destacada. Existe um investimento para o envio da mensagem, mas ele é muito baixo devido ao pouco conteúdo exigido no envio desses comunicados ou ofertas.

Como não há imagens e nem vídeos, a única tarefa aqui é buscar por uma plataforma que consiga transmitir o objetivo da empresa por meio de recados curtos e que sejam personalizados. Aliás, esse é um ponto que exige mais atenção por parte da empresa, uma vez que o consumidor gosta de se sentir único — dessa forma, ao enviar uma mensagem personalizada, você estará mais próximo de seu cliente e vai estabelecer um contato de acordo com as exigências de seu público. 

2. Praticidade

Esse ponto vai contribuir para otimizar o tempo de sua equipe e trazer resultados em um curto período. Imagine só a seguinte situação: você entende que a inadimplência é um problema para a sua instituição, mas não há recursos (como o SMS) para comunicar mensalmente os seus clientes sobre a data próxima de vencimento. Assim, a gestão mobiliza uma equipe para ligar um a um, com o objetivo de reduzir essa taxa e melhorar os índices da empresa.

Só de exemplificarmos basicamente já dá para imaginar o trabalho, o tempo e o dinheiro gastos com essa estratégia, concorda? O tempo destinado pelos seus colaboradores para transmitir esse lembrete pode ser utilizado para ações mais estratégicas, o que aumenta a produtividade dos profissionais e tende a oferecer ganhos para os seus números. 

3. Aumento do engajamento de seus clientes

Ter a oportunidade de estabelecer um contato com os seus clientes é um ponto a ser considerado. A sua instituição precisa enxergar essa estratégia não como um ponto de melhorias nos produtos e serviços — o que também é uma vantagem e tanto! — mas sim com o intuito de mostrar ao seu público que se preocupa com a satisfação, com os resultados alcançados por ele e com a usabilidade de seus produtos ou serviços. 

Tudo isso contribui para aumentar o engajamento com a sua empresa, além de permitir que você crie propagadores de sua marca. Hoje, o marketing boca a boca é um dos principais aliados das organizações, pois traz um número maior de pessoas e ajuda na etapa de fidelizar clientes, permitindo que se faça mais negócios futuramente. 

4. Acessibilidade

De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, em maio de 2019 o Brasil contava com mais de 220 milhões de linhas móveis ativas, comprovando a eficácia do mercado mobile. Sendo assim, a acessibilidade em contar com esses meios de comunicação precisa ser levada em consideração, uma vez que o SMS não exige que o indivíduo tenha acesso à internet e nem mesmo perfis em redes sociais.

Além disso, conforme abordado, o acesso ao celular é quase que diário, em que a pessoa executa a maioria de suas atividades por meio dele — especialmente pelos amplos aplicativos existentes e a sua usabilidade no dia a dia. 

Saiba como utilizar essa estratégia

Apesar de ser uma estratégia que deve ser considerada pela sua equipe devido às muitas vantagens trazidas, existem boas práticas para o envio das mensagens. A primeira delas, inclusive, já mencionamos: é preciso que o cliente tenha dado autorização para o envio das mensagens. Caso você envie qualquer tipo de comunicado sem o consentimento de seu público, poderá resultar em multas que vão de R$ 450 a R$ 6 milhões, de acordo com a gravidade da situação. 

A seguir, selecionamos outras dicas que devem ser levadas em consideração. Confira!

Seja objetivo nas mensagens

A objetividade é um fator que merece atenção por parte de sua equipe no momento em que estiver preparando uma mensagem de texto. É preciso considerar que o dia a dia das pessoas já é corrido — sendo assim, quanto mais direto ao ponto você for, melhor. O que não quer dizer que poderá deixar de lado a gramática. Erros de português, mesmo em mensagens curtas, comprometem a credibilidade de seu negócio e poderá prejudicar os seus resultados. 

Aproveite ao máximo os caracteres disponíveis e ofereça um conteúdo relevante ao seu público. Não desperdice o espaço que você tem com erros ortográficos, pois refletirá na sua estratégia como um todo. 

Envie apenas em horário comercial 

Mesmo se a oferta enviada pela sua empresa seja incrível, você não terá um retorno satisfatório caso envie logo pela manhã algum comunicado ou, até mesmo, à noite, em que seu potencial cliente ou cliente já estiver descansando. 

Essa é uma boa prática de envio de SMS em massa, até mesmo para conhecer melhor o seu público. Entenda e analise qual o horário trará mais retorno, desde que seja em período comercial — entre 9h e 18h, preferencialmente. Entender sobre os horários que mais beneficiam as suas estratégias é um poderoso recurso de marketing, seja qual for a plataforma utilizada. 

Aproveite momentos oportunos 

Determinada data do ano é extremamente propícia para o seu nicho de atuação? Aproveite esses momentos com o objetivo de ofertar algo que seja imperdível ao seu cliente, comunicando-o por meio do SMS em massa. Uma instituição de ensino, por exemplo, poderá usufruir do início dos anos letivos para apresentar ofertas de descontos nas matrículas ou no material escolar.

Da mesma forma que existem períodos sazonais mais comuns para todas as empresas, como as datas comemorativas: Dia das Mães e dos Pais, Natal, Black Friday etc. Aqui, o ideal é estabelecer um planejamento anual logo em janeiro, definindo as datas mais propícias para que o seu negócio estabeleça estratégias que tragam um retorno interessante. 

Faça relatórios

Seja qual for a sua estratégia, é essencial que você monitore os resultados e analise como eles estão contribuindo para a sua empresa. Para isso, faça relatórios e fique de olho em algumas taxas importantes dessa ação, como a taxa de resposta (para os casos de pesquisa de satisfação e NPS, por exemplo), taxa de abertura e taxa de cancelamento.

Por falar no cancelamento, o ideal é que você conte com a opção de opt out. Afinal, não é porque alguém em algum momento você se interessou pelos seus conteúdos que vai desejar recebê-los por um longo período, concorda?

Porém, não se preocupe, pois isso só vai contribuir para o seu negócio. Caso sua organização envie mensagens sem oferecer essa alternativa, poderá gerar um efeito contrário, desestimulando aquela pessoa, prejudicando a imagem do seu negócio e impedindo que ele faça negócios futuros. 

Entenda como uma plataforma será eficaz para o envio do SMS em massa

Parece ser uma estratégia com muitos detalhes a serem considerados, não é mesmo? Pode até ser, mas uma plataforma de SMS centralizará todas essas informações e contribuirá para o alcance dos seus objetivos de maneira mais prática. Essa ferramenta oferecerá relatórios completos, mensurando os resultados e permitindo o acompanhamento eficaz das campanhas realizadas. 

Também é importante considerar que existem aquelas que sejam intuitivas para a sua equipe, trazendo uma usabilidade prática e que otimizará o tempo dos colaboradores. Nessas ferramentas, a segurança dos dados de cada acesso usufruído ainda é levado em consideração, bem como as informações contidas sobre os seus clientes — algo que exige atenção, especialmente após a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados. 

Cada profissional de sua empresa tem acesso apenas às informações que são relevantes para ele, por meio de um completo sistema de classificação. Por fim, o indicado é que a sua organização busque por uma ferramenta cujo suporte oferecido atenda às principais demandas de sua equipe, consiga sanar dúvidas e até mesmo oferecer ideias de campanha para a melhor utilização dessa tecnologia. 

Há empresas que fazem treinamentos presenciais, em que todas as dúvidas são solucionadas por meio de telefonemas, o que contribui para a análise de relatórios e para a seleção das informações mais importantes dessa estratégia. Busque por aquele fornecedor que tenha profissionais dispostos a responder às suas questões em um tempo hábil, permitindo que todos os processos sejam executados no tempo previamente estabelecido. 

Neste conteúdo, você pôde entender mais sobre o envio de SMS em massa, sobre as vantagens de contar com essa estratégia, além de ficar por dentro das principais informações referentes ao uso dessa ferramenta para agregar valor ao seu negócio. Tenha preocupação em conhecer o seu público para definir um tom de voz mais adequado, acertar na objetividade da mensagem e, ao final de suas campanhas, analisar todas as informações e dados para aprimorar as estratégias.

Conforme abordado, contar com um fornecedor que ofereça suporte eficaz, usabilidade e funcionalidades que de fato contribuem para o seu negócio é um dos fatores que influenciarão em seus resultados. Caso tenha ficado interessado, é só entrar em contato com a gente e conversar com alguns de nossos profissionais. Não fique com dúvidas e entenda mais sobre como isso agregará valor ao seu negócio.

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