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2020 está acabando e com ele levamos muitos aprendizados. Ficamos mais distantes mas, ao mesmo tempo, mudamos nossas formas de nos conectar e até de nos relacionarmos. Com essa evolução, os meios de comunicação também tiveram de se adaptar. Por isso, já estamos de olho nas tendências de marketing para 2021 e como elas poderão ajudar no seu negócio!

Estar atento à tais novidades é uma forma de organizar sua estratégia com antecedência. Além de, claro, visualizar oportunidades de atingir seu público da maneira mais adequada. Como, por exemplo, o aumento do uso das mídias sociais, conteúdos “faça você mesmo” ou até transmissões ao vivo. Tudo será relevante na hora de pensar sua comunicação para o próximo ano. 

Nesse post, levantamos algumas dessas tendências em que sua empresa pode apostar. Boa leitura!

Tendências de marketing para 2021

Antes de começar a estudar os pontos necessários para sua estratégia de marketing, pergunte: quem é o seu consumidor? Como o seu produto e/ou serviço ajuda a solucionar as dores desse cliente? Quais hábitos de consumo mudaram no seu público? O que ele espera do próximo ano? Como a sua empresa pode ajudar nessa expectativa?

Ao refletir sobre essas questões, será possível desenhar um passo a passo mais efetivo para 2021. Principalmente em relação aos métodos, tipos de linguagem e até a abordagem. Ao fazer esse estudo e planejamento, é possível que sua empresa ainda saia na frente dos seus concorrentes! 

Potencialize a experiência do cliente

Há uma tendência na valorização da experiência do cliente em relação às marcas. O consumidor está cada vez mais maduro e, com isso, há um aumento da sua “exigência” na hora de consumir conteúdos.

As pessoas buscarão por empresas que possam oferecer uma comunicação que tenha propósito e que seja transparente. Estudo realizado pela Intelligence Central mostrou que 55% dos consumidores valorizam marcas que se adaptaram para ajudá-los. Ainda mais, 58% admiram aquelas que fornecem um serviço necessário.

Além de oferecer experiência, sua companhia precisa passar confiança para seu consumidor. Ao ser transparente, você possibilita que seus clientes se identifiquem mais com quem está por trás do nome de uma marca, por exemplo. E, pode ter certeza, a adoção de tal transparência terá influência na intenção de compra do seu cliente. Responda dúvidas, solucione problemas, seja solícito e claro na sua comunicação.

Invista em um atendimento omnichannel

Antes de tudo: você sabe o que é o atendimento omnichannel? Pois ele é uma estratégia de conteúdo para melhorar a experiência do usuário e ter melhores relacionamentos com o público. São utilizados canais integrados que possibilitam um contato automatizado e personalizado entre empresa e consumidor. 

Basicamente, um canal ajuda o outro na potencialização do atendimento ao cliente, tanto online quanto offline. Sendo assim, podem ser implementados nessa estratégia: mídias sociais, e-mail marketing, pontos de vendas e até o SMS!

Cada vez mais, o SMS se mostra como uma ferramenta útil para enviar notificações, promover engajamento e proporcionar um melhor suporte para clientes. Tudo isso sem precisar de conexão com a internet! Conheça algumas soluções para adotar esse meio de comunicação na sua estratégia omnichannel. 

Aposte nas mídias sociais

Não há dúvidas de que uma estratégia de marketing nas mídias sociais é essencial para qualquer marca. Principalmente quando valorizamos conteúdo e humanização. Ao investirmos no meio, as possibilidades de vender um produto ou serviço se tornam múltiplas!

Em 2020, podemos ver transmissões ao vivo e vídeos curtos dispararem entre os usuários. Com alta capacidade de interação e engajamento, essas ferramentas se tornaram essenciais na hora de construir uma estratégia. Afinal, quem nunca viu um vídeo de 15 segundos passar pela sua timeline? E as marcas já estão apostando nisso. 

Faça um levantamento para entender em qual rede o seu público alvo interage mais e invista! Você aumentará a visibilidade da sua marca e proporcionará um meio para que seus clientes conversem e se relacionem com sua empresa. Além de, claro, ficar atualizado com o que está acontecendo e utilizar isso como conteúdo para sua marca. 

Personalize a sua mensagem

Por outro lado, sua comunicação pode apostar em valorizar cada usuário como único. Ou seja, com as técnicas certas, sua marca conversará com pessoas específicas. E não como uma mensagem em aberto para atingir o maior número de usuários. A ideia é que sua empresa invista em ferramentas que possibilitem esse tipo de personalização. Essa é uma tendência de marketing para 2021 que você não pode deixar de fora da estratégia!

A maior exigência do consumidor o tornou mais seletivo. Na hora de finalizar uma compra ou até se tornar fidelizado em uma marca, ele valorizará a forma como é tratado. Sendo assim, o objetivo da sua empresa não deve ser apenas em gerar ou captar leads e sim qualificá-los diariamente. 

E você sabia que o SMS é uma ótima forma de fazer isso? Com uma entrega eficiente e taxa de interação alta, ele permite que você converse com o seu cliente e atinja resultados.

Invista em chatbots

Segundo pesquisa realizada por uma empresa de softwares, o chatbot é a estratégia que mais agrada a geração millennial. Dos consumidores entre 18 e 37 anos, 80% afirmaram ter recebidos respostas satisfatórias quando utilizaram a ferramenta. 

Os chatbots servem para ajudar a sua empresa a ter uma conversa mais fluida e, em alguns casos, mais humana. A rápida visualização da mensagem facilita a interação, já que é possível obter uma resposta em até 90 segundos. Conheça as inúmeras aplicações que a ferramenta poderá ter na sua empresa.

Acredita-se que, até o final de 2020, cerca de 85% das interações com os consumidores serão realizadas pelos chatbots. Para a sua empresa, faz sentido implementar esse tipo de estratégia para atingir seu cliente? Ou talvez para você, faz mais sentido implementar um voicebot? Aquelas ligações personalizáveis realizadas por uma inteligência artificial. 

Aposte na ferramenta certa para as tendências de marketing para 2021

Preparar-se para as tendências de marketing para 2021 é uma forma de sair na frente de seus concorrentes. E, com as melhores ferramentas, você atinge seu público da forma mais efetiva e de qualidade. Conte com os serviços da TWW para te ajudar a valorizar a experiência do seu cliente em todos os canais. Fale com nossos especialistas

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