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O cliente passa meses aguardando as tão sonhadas datas em que os preços e as condições de pagamento tornam-se mais amplos. Dessa forma, para que sua empresa aproveite todo esse potencial, é primordial criar um calendário promocional com as datas comemorativas.

Essas datas representam uma grande oportunidade para alavancar as vendas do seu negócio. A escolha é fundamental, pois existem sazonalidades variadas que interferem nas decisões de compra e podem fazer toda a diferença nos resultados do negócio.

É importante, porém, ter em mente que conhecer as melhores datas para fazer promoções no Brasil não quer dizer que exista uma periodicidade definitiva para todas as áreas. Continue a leitura e aprenda mais!

Conheça o público-alvo

Primeiramente, é primordial saber quem são seus compradores. Para isso, realize uma consulta de mercado e avalie idade, hábitos de consumo, gênero, canais de comunicação mais utilizados, dentre outras questões.

Com essas informações disponíveis em mãos, é possível fazer uso da criatividade e ir além das seis datas comemorativas recorrentes, que são: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dias dos Pais, Dias das Crianças e Natal.

Se seu empreendimento tem como foco, por exemplo, o público feminino, é possível utilizar, pelo menos, duas datas mais para a realização de promoções. Desse modo, é importante frisar que o Dia da Mulher vem sendo cada vez mais conhecido no comércio. Além disso, durante todo o mês de outubro, cada vez mais, os negócios se valem do “Outubro Rosa” para lucrar.

Se a maioria do seu público é do meio digital, é importante saber quais são as redes sociais que ocasionam mais acessos e geram mais consumidores para o seu comércio. Desse modo, patrocinar campanhas pagas no Facebook pode ocasionar um engajamento significativo para a sua empresa.

Defina objetivos

Realizar uma promoção apenas “por fazer”, sem qualquer preparação, é uma falha comum para estreantes do assunto e que precisa ser evitada. Afinal, em um estabelecimento, tudo deve ser feito por algum motivo, por menor que possa parecer a intenção.

Por exemplo, a campanha promocional está sendo realizada com qual finalidade? Vender os produtos que estão no estoque há muito tempo? Atrair novos clientes? Lançar uma nova coleção? Ganhar publicidade? Aumentar a venda de outros produtos que não estão na promoção?

Nesse contexto, sempre que for começar uma nova promoção, o objetivo precisa estar bem estabelecido, pois ele pode indicar quais tipos de artifícios o empreendedor precisa adotar e quais as melhores maneiras de colocá-los em ação.

Estabeleça os canais de divulgação

Com base nos seus propósitos, nos resultados e na análise dos seus clientes, é possível escolher um bom canal para divulgar as promoções. Conheça, a seguir, os canais aos quais você pode recorrer.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia poderosa que consegue alcançar resultados excelentes. Levando em consideração que você disputará a atenção dos consumidores com seus concorrentes e até com negócios de outros ramos que optaram por usar o mesmo canal, é preciso elaborar mensagens atrativas.

Redes sociais

As redes sociais representam uma excelente opção de divulgação, viabilizando alcançar públicos novos e divulgar a sua promoção de maneira rápida.

Mas, antes de formalizar qualquer publicação, é preciso recolher e estudar dados importantes para a tomada de decisões. O Facebook e o Twitter fornecem dados analíticos a respeitos de usuários, com informações sobre sexo, idade e localidade, e isso é muito importante para conseguir traçar uma estratégia bem-sucedida.

É preciso produzir mensagens personalizadas para diversos grupos de usuários para melhorar a interação com o bom cliente e apostar em fotos para atrair a atenção do consumidor.

Mídia paga

As mídias pagas representam um método eficaz e permitem que sua empresa apareça nas primeiras páginas do Google e em outras áreas de sites conhecidos e renomados.

Se sua equipe já desenvolveu um bom planejamento e está analisando todas as características da sua campanha, abuse da criatividade para elaborar os anúncios publicitários.

Parcerias

Parcerias com outros blogs ou lojas associadas ao seu ramo podem ser úteis. Sendo assim, disponibilizar os banners da sua promoção em sites e blogs relevantes pode aumentar as vendas e chamar novos clientes.

Ainda é importante desenvolver promoções em conjunto com outras lojas que não sejam suas concorrentes diretas, mas que atendam ao mesmo grupo.

Seja original

É necessário frisar que boa parte das ações listadas já é adotada por grande parte do comércio. O que verdadeiramente diferencia na atração de mais consumidores e pode ajudar o negócio a alavancar as vendas é a forma como o empreendedor aborda as datas comemorativas.

Assim, um bom exemplo é o atendimento aos clientes. Uma data como o Dia dos Namorados constantemente apresenta lojistas focados nesse grupo. Diversas lojas direcionam promoções para o homem, e outras, para a mulher. Mas por que não focar no casal? Essa é uma data que ambos celebrarão, logo, seja criativo e ofereça benefícios para os dois.

Datas comemorativas próximas

Levando em consideração todos os aspectos mencionados, vejamos, a seguir, as datas comemorativas mais próximas para realizar promoções.

Páscoa

A Páscoa é considerada uma das melhores datas para fazer promoções no Brasil. Nesse período, é recorrente que os clientes troquem presentes com os familiares. Sendo assim, supermercados e lojas de chocolate costumam tirar vantagens dessa data religiosa.

Dia das Mães

É celebrado no segundo domingo do mês de maio. O Dia das Mães consiste em uma data imprescindível para o mercado varejista. Isso porque, mesmo que o consumidor esteja economizando, existe toda uma imposição social de que é preciso colocar a mão no bolso e presentear a mãe.

Assim, é fundamental considerar o “pré” Dia das Mães. Uma boa ação é iniciar as promoções com um mês de antecedência, impulsionando as ofertas durante as duas semanas anteriores à data festiva.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho e também movimenta bastante o comércio do país. É uma data fundamental para os lojistas que trabalham com produtos de grande durabilidade e que apresentam valor simbólico, como joias, roupas, ursos e outros.

Portanto, ser diferente no meio comercial pode parecer complicado, mas os meios de comunicação contribuem para a diversificação das campanhas promocionais. Há estratégias de marketing que se tornam populares entre os usuários e isso colabora muito para a elevação de clientes nas datas comemorativas. Realizar ações diferentes requer uma sabedoria grande, mas, continuamente, trará sucesso às vendas. Por isso, procure sempre ser diferente!

Agora que você já sabe como alinhar ações de marketing com as datas comemorativas, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Confira também nosso post que trata sobre a criação de uma campanha de marketing.

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