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O seu negócio possui um atendimento ao cliente que faz a diferença? Em uma análise recente com cerca de 4.400 startups em estágio inicial, mais de 70% dos fundadores e tomadores de decisão informaram que não possuem uma estratégia formal de suporte ao cliente. 

O estudo revelou também que, mesmo sem possuir uma abordagem única, as empresas que alcançaram sucesso dentro do grupo analisado contam com algo em comum: a capacidade de fornecer um atendimento diferenciado aos clientes. Ou seja: a experiência dos consumidores é quase sempre um fator determinante para o êxito de quem deseja se consolidar no mercado. 

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo com dicas de atendimento ao cliente que você precisa conhecer e colocar em prática em seu negócio. Boa leitura!

Utilize a tecnologia para conhecer o perfil do seu público

Por meio de pesquisas de satisfação via SMS, por exemplo, é possível definir um perfil mais preciso dos consumidores da sua marca. Fator que fará toda a diferença para oferecer um atendimento personalizado ao cliente. Após essa análise, é importante adequar o seu negócio às características avaliadas, tanto no online quanto no offline.

Valorize as escolhas do cliente durante o atendimento

Manter múltiplos canais de atendimento ao cliente é uma tendência que vem se fortalecendo cada vez mais no mercado entre as empresas bem-sucedidas. A ideia se baseia em diversificar os canais da empresa para que o consumidor possa escolher a maneira mais acessível de comunicação com a marca em momentos específicos. 

Contudo, ao dizer para o consumidor que ele possui o poder de escolher como prefere entrar em contato e interagir com sua empresa ou serviço, você precisará ter a certeza de que todas as opções disponíveis valham a pena. É necessário garantir a consistência e a continuidade do atendimento ao cliente, independente do canal escolhido por ele. Em outras palavras, isso significa oferecer um atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel se baseia no conjunto de práticas que visam à integração entre os canais de comunicação de uma empresa. O objetivo dessa estratégia é oferecer atendimento personalizado e automatizado. Sincronizando os canais, de tal modo que eles atuem em harmonia e os clientes não sintam diferença no atendimento de um para o outro.

Tenha empatia durante o atendimento ao cliente

Durante o atendimento ao cliente, se colocar no lugar do consumidor é imprescindível para entender o que ele deseja e como você pode verdadeiramente ajudá-lo. Abra espaço para ouvi-lo antes e depois da realização do serviço ou disponibilização do produto, seja com uma conversa, seja com uma avaliação NPS, que pode ser enviada via SMS. Invista em saber o que fez com que esse cliente procurasse pela sua marca. 

Esteja atento para que esse seja um processo em que o consumidor se sinta confortável em participar, tendo a certeza de que sua empresa o está levando a sério e que suas respostas serão possivelmente um foco de melhoria para o  atendimento oferecido. 

De fato, use esse feedback para melhorar ainda mais os produtos e serviços, assim como o fluxo de trabalho durante o atendimento ao cliente, para que todos os processos estejam adaptados à cultura de que a experiência do consumidor é o foco principal.

Antecipe os problemas e necessidades do cliente

Outro grande benefício de conhecer o perfil do seu público e estar atento ao que ele tem a dizer é poder se antecipar aos seus problemas e necessidades. Contribuindo para construir um atendimento ao cliente de destaque. 

Por exemplo: o cliente faz uso de seus serviços ou produtos periodicamente a cada duas semanas. Para estar à frente das necessidades desse consumidor, sua empresa pode enviar um SMS a ele alguns dias antes da data habitual de compra o lembrando do produto/serviço ou oferecendo uma promoção exclusiva para aquele item. 

Se antecipar às necessidade dos clientes é uma estratégia de venda utilizada por muitas empresas, pois demonstra que elas se preocupam com o consumidor durante todas as interações possíveis com a marca.

Cumpra o prometido e assuma responsabilidades

Não podemos fugir à dura realidade de que todos cometemos erros. Por isso, é importante que, ao esquecer de fornecer uma resposta ao cliente ou até mesmo de fazer uma entrega, não tente jogar a responsabilidade do ocorrido a fatores externos. Isso pode manchar a reputação de sua empresa e fazer com que o consumidor passe a desconsiderá-la futuramente. Ao invés disso, reconheça o erro e ofereça uma solução adequada. 

Para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro, tenha em mente que, tudo o que é prometido durante o atendimento ao cliente deve ser cumprido, assegurando a credibilidade da empresa. Adote o hábito de utilizar ferramentas online para que haja o lembrete dos compromissos, evitando que eles sejam esquecidos.

Não se acomode com o atendimento oferecido

Todas as empresas que são referências no mercado e entregam um atendimento ao cliente de qualidade e destaque possuem algo em comum: elas não ficam satisfeitas com o que já conquistaram e buscam melhorias contínuas. O mesmo vale para a sua empresa! Sempre haverá uma maneira diferente de melhor atender às necessidades e expectativas do seu público, principalmente com o rápido avanço da tecnologia. Por isso, estude, analise, teste, promova mudanças. Mantenha o foco em onde pode melhorar e como isso pode ser feito.

Conte com a TWW para melhorar seu atendimento ao cliente

Quer conhecer recursos eficazes para aprimorar o atendimento ao cliente oferecido pelo seu negócio? 

O SMS chatbot faz uso de mensagens de texto para realizar uma série de atividades, como divulgar promoções, confirmar agendamentos de consulta, obter dados e gerar engajamento. Crie fluxos de mensagens de texto interativas e automatizadas. Sendo assim, estimulando o diálogo entre você e seu cliente de forma rápida e assertiva. Essa estratégia é conhecida por ter altas taxas de abertura (cerca de 98%), rápida leitura (cerca de 3 minutos) e resposta em até 90 segundos. 

Já o voicebot consiste em ligações realizadas por uma inteligência artificial. Assim, é construído um fluxo de conversa entre o cliente e uma inteligência artificial. Ela irá interagir com diferentes tons de voz, sotaques e outros detalhes relacionados a fala. Nesse caso, são consideradas não só as informações a serem passadas ou recebidas, mas também tom de voz, sotaque ou outros detalhes relacionados a fala. 

A TWW tem mais de 23 anos de experiência em aprimoramento de ferramentas de comunicação, com uma equipe capacitada para entender o seu negócio e sugerir as ferramentas que podem oferecer o melhor resultado. Fale com nossos especialistas e saiba como implementar estratégias de voicebot ou chatbot por SMS, para garantir um ótimo atendimento ao cliente.

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