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Não é novidade que, para aumentar as vendas e os resultados da sua empresa, é preciso estruturar uma boa comunicação com o cliente. Isso porque um relacionamento adequado pode gerar não só uma experiência positiva, mas um vínculo, que resulta em fidelidade e, muitas vezes, divulgação. Por isso, é importante criar uma estratégia de atendimento multicanal, que atenda as necessidades do seu público, podendo abordar SMS chatbot e Voicebot.

Ambas as formas de contato, quando inseridas em uma estrutura eficaz, oferecem resultados positivos, como alta taxa de visualização/ atendimento, baixo custo e agilidade. No entanto, para que isso ocorra é preciso entender as características de cada uma e quando utilizá-las. Para garantir que você faça bom uso dessas ferramentas, separamos as diferenças existentes entre SMS chatbot e Voicebot.

SMS chatbot e Voicebot: Quais as diferenças?

Para conquistar os resultados desejados e descobrir quando ou quais meios de comunicação usar, é preciso, primeiro, compreender o seu público-alvo e avaliar o tom de voz da empresa que deve ser utilizado nas campanhas. Só a partir disso será possível escolher entre ou quando adotar SMS chatbot e Voicebot. 

SMS Chatbot

O SMS chatbot faz uso de mensagens de texto para realizar uma série de atividades, como divulgar promoções, confirmar agendamentos de consulta, obter dados e gerar engajamento. Essa estratégia é conhecida por ter altas taxas de abertura (cerca de 98%), rápida leitura (cerca de 3 minutos) e resposta em até 90 segundos. 

De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa de softwares de envolvimento do cliente, essa estratégia é uma das que mais agrada jovens e adultos da geração millennial. Dos consumidores com idade entre 18 e 37 anos, 70% já tiveram contato com empresas via chatbots e 80% afirmam ter recebido respostas satisfatórios. 

Essa estratégia pode, ainda, ser indicada para públicos que tenham fácil acesso ao celular, garantindo uma visualização rápida e a manutenção de uma conversa em tempo real.

Voicebot

Já o voicebot consiste em ligações realizadas por uma inteligência artificial. Assim, é construída uma linha conversacional com mensagens claras e que respeitem as características do público. Nesse caso, são consideradas não só as informações a serem passadas ou recebidas, mas também tom de voz, sotaque ou outros detalhes relacionados a fala. 

Essas mensagens de voz podem conter avisos (caso em que o cliente apenas ouve e já encerra a ligação) ou conteúdos que exigem respostas. Em ambos os casos, as conversas procuram ao máximo se aproximarem à  interação humana, garantindo uma conversa clara, simples e efetiva. 

Essa estratégia é ideal para um público que já atingiu a terceira idade e possui dificuldade em interagir com mensagens ou apresenta dificuldade para leitura. Dessa forma, garante que a pessoa receba a informação de uma forma fácil de compreender. Outras pessoas que podem ser beneficiadas podem ser as que não ficam próximas ao celular durante o dia, isso porque a ligação chama a atenção, garantindo o atendimento imediato.

A solução certa para você

As duas formas de comunicação podem ser efetivas, para isso, é preciso fazer um estudo inteligente em cima do seu negócio e compreender o público-alvo. As ferramentas, podem, por sinal, serem utilizadas em conjunto, dependendo da situação.

A TWW tem mais de 23 anos de experiência em aprimoramento de ferramentas de comunicação, com uma equipe capacitada para entender o seu negócio e sugerir as ferramentas que podem oferecer o melhor resultado. Fale com nossos especialistas e saiba como implementar estratégias de SMS chatbot e voicebot.

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