fbpx

Hoje, grande parte da população têm sua vida organizada por aplicativos. Compras no mercado, pedidos de comida, compra de gás, pagamento de contas, aquisição de roupas… Tudo isso você pode realizar através de apps do seu celular de forma rápida, simples e fácil. Com isso, é comum imaginar um aumento na quantidade de programas, certo? Na verdade, a tendência é exatamente o contrário: que ocorra uma diminuição de aplicativos baixados. 

Entenda abaixo o motivo dessa redução na quantidade de apps e como ela pode transformar o mercado, trazendo benefícios para a comunicação da sua empresa.

Diminuição de aplicativos para celular

Cada vez mais, as empresas de aplicativos para celular têm se movimentado para reduzir a quantidade de interfaces, oferecendo mais de um serviço em um único aplicativo. Bons exemplos são a Ifood e a Uber. A primeira reuniu entrega de restaurantes e compras de mercado, enquanto a segunda oferece serviço de locomoção e também de entrega de pratos. Assim, a rotina do usuário fica mais simples e o uso dos aplicativos fica mais frequente e fácil, o que pode contribuir com o aumento do uso dos mesmos.

Outros aplicativos que têm reduzido essa necessidade são o Whatsapp e o próprio SMS. Através desses pontos de contato é possível realizar pedidos, receber boletos para pagamento, solicitar segundas vias e até tirar dúvidas sobre produtos. Vale destacar que a proposta dos aplicativos de mensagens é permitir o contato com diversas empresas por um único canal, garantindo que o cliente consiga, de forma prática e ágil, todas as informações que precisa. 

Um atrativo da adoção dos aplicativos de mensagem é que, ao concentrar todas as suas demandas de atendimento em um único canal, utilizando-o desde o momento da compra até o pós-vendas, é possível potencializar as resultados da empresa, fidelizando clientes.

Outro ponto importante é o volume de notificações. Quando o usuário instala um aplicativo, ele define se receberá ou não as notificações do app. O SMS é um complemento até nesse quesito, já que você pode emitir um lembrete de cobrança ou um código token por SMS, sem correr o risco de não impactar o seu cliente por falta de sinal ou acesso a internet.

Aumento da qualidade de aplicativos 

A partir dessa mudança de comportamento, é possível encontrar aplicativos de melhor qualidade e que permitem resolver mais de uma necessidade com apenas um clique. 

A Apple Store, por exemplo, está contribuindo com essa redução de aplicativos não permitindo a inserção de opções white-label na plataforma. Esse modelo consiste em apps produzidos a partir de templates que podem ser personalizados por cada marca, mas não oferece grande oportunidades para alterações. Assim, garante que não exista muitos aplicativos simples, que realizem atividades de forma idêntica. 

Como oferecer uma única fonte de contato

Além de oferecer soluções em SMS, que já permitem reunir todos as necessidades em um único aplicativo e sem a necessidade de internet. A TWW terá nos próximos meses a implantação de WhatsApp Marketing, aplicativo para celular que permite atender seus clientes de forma rápida e segura. Fale com nossos consultores e saiba como adotar uma estratégia efetiva para o seu negócio. 

Escreva um comentário