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Para que uma empresa consiga atingir os resultados esperados em seu planejamento estratégico, é preciso estabelecer diversas ações ao longo do ano. Entre elas, as ofertas são excelentes alternativas para alavancar as vendas, atrair clientes e conquistar uma parcela do público que muitas vezes nem sequer conhecia o negócio.

No entanto, é preciso que haja alguns cuidados ao formular essa estratégia. O período do ano é um deles: é melhor investir nessa ação em épocas cujos resultados são menores ou em meses sazonais, como o Dia das Mães? Em 2018, as vendas cresceram 4% em relação ao ano anterior no mês de maio justamente por essa data comemorativa.

Sendo assim, analisar o seu negócio e entender as particularidades é um dos motivos que contribuirão para o sucesso de sua empresa. Além disso, é necessário conhecer as melhores práticas para divulgar ofertas. Pensando nisso, elaboramos este post para que você fique por dentro das principais. Confira!

1. Divulgue nas redes sociais

A divulgação nas redes sociais é uma das estratégias mais eficientes para que as ofertas consigam um alcance mais amplo. Para isso, é preciso que a empresa entenda exatamente quem é o seu público. Faça perguntas como:

  • quais são os canais que meu público mais acessa?
  • Qual é a linguagem mais adequada para que haja uma proximidade?
  • Quais os horários específicos em que eles estão mais presentes nos canais definidos?
  • Quais são os principais produtos de interesse do meu público?

Com essas respostas em mãos, é possível estabelecer uma estratégia de divulgação mais eficiente, além de entender que uma presença ativa nas redes sociais permite que a empresa estabeleça sua marca, ganhe visibilidade e tenha canais de comunicação mais abrangentes.

Uma dica para que essa divulgação seja ainda mais efetiva é entender como a concorrência se posiciona nesses canais. Assim, você vai conhecer quais são as estratégias adotadas e como o público interage a partir dos conteúdos.

2. Impulsione as postagens nas redes sociais

Ao definir os principais canais para divulgar ofertas, é chegado o momento de entender a importância de impulsionar as postagens nas redes sociais. Vamos a um exemplo prático: o Facebook é um canal que entrega os conteúdos de maneira orgânica — isso é, sem nenhum tipo de investimento — para menos de 6% de seu público. Ou seja, se a sua página contar com 100 curtidas, um número mínimo de pessoas vai visualizar as postagens.

Portanto, ao formular o planejamento para divulgar ofertas, é preciso considerar um valor para o impulsionamento das publicações. Essa estratégia é bastante flexível, pois se a campanha não estiver trazendo os resultados esperados, é possível pausá-la, repensar a ação a partir dos dados coletados, fazer as alterações que a equipe julgar necessárias e recomeçá-la.

O patrocínio das ofertas também permite a segmentação do público. Como você já sabe exatamente quem são os seus clientes, basta indicar os interesses para que a rede social priorize as pessoas que façam pesquisas relacionadas e que já curtam outras páginas sobre o mesmo tema. Dessa forma, o alcance será mais preciso e as chances de obter melhores resultados aumentam significativamente.

3. Utilize o SMS como ferramenta de divulgação

O SMS ainda é uma das estratégias para divulgar ofertas que têm melhor retorno sobre o investimento — que, por sinal, é baixo. A linguagem utilizada será a mesma adotada nas redes sociais, definida de acordo com o público. O texto deve ser objetivo, enviado em horário comercial (especialmente entre 9h e 18h) e criar um sentido de urgência.

Se você identificou que algum cliente não prosseguiu com a compra em seu site, mas deixou os dados disponíveis para que entre em contato, é possível oferecer bônus especiais e avisá-los por meio desse canal de comunicação.

Entre as vantagens do SMS, podemos destacar a entrega instantânea — cujo tempo médio é de menos de 10 segundos — , a taxa de abertura com um índice bastante considerável (cerca de 98%), além de contar com uma alta taxa de conversão.

Dessa forma, defina os melhores horários, considere mensagens com uma linguagem que seja adequada e clara para o cliente e divulgue suas ofertas para atingir os resultados almejados em seu planejamento.

4. Considere o e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser considerado como uma estratégia aliada das outras formas de divulgação. Se comparado com o SMS, por exemplo, a sua taxa de abertura é bem inferior (cerca de 20%), além de haver a possibilidade de as mensagens caírem na caixa de spam. No entanto, elas podem funcionar perfeitamente em conjunto, sem necessariamente conter o mesmo conteúdo.

Por meio do SMS, é possível fazer a divulgação das ofertas, enquanto são abordadas as vantagens do seu produto/serviço por e-mail (ou vice-versa). Essa forma de ampliar o conhecimento de seu público sobre as ofertas é uma maneira econômica e eficaz, além de o texto poder contar com um CTA (call to action, ou “chamada para ação”) que o leve às suas redes sociais.

5. Faça eventos

Por fim, os eventos contribuem para o fortalecimento do posicionamento das empresas, para o networking e motivam os colaboradores, além de serem importantes estratégias para lançar novidades e ofertas. No entanto, essa dica está diretamente ligada com a anterior, pois essa ação também precisará de divulgação para atingir o público correto, exigindo o uso dos outros canais já mencionados.

Para isso, faça um bom planejamento, defina o orçamento, se organize e escolha um local que já tenha uma infraestrutura adequada para reduzir os custos de seu negócio.

Neste conteúdo, você pôde conhecer as 5 melhores práticas para divulgar ofertas. Conforme abordado, há muitos canais a serem utilizados que contribuirão para que seu público tome conhecimento de suas estratégias. Dentre as abordadas, o SMS pode ser considerado a mais eficiência, pois é destinado especificamente para o seu público com a certeza de que ele terá o contato com a mensagem.

Contar com uma plataforma para esse envio pode ser a solução para a sua empresa. Se ficou interessado, entre em contato com a TWW e converse com algum de nossos profissionais!

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