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Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil já tem mais celulares do que habitantes. Diante desse cenário, recorrer a uma empresa de SMS para expandir o seu marketing e interagir com os clientes é uma oportunidade de ouro, visto que cada vez mais pessoas têm acesso a essa ferramenta de comunicação.

A partir do serviço de SMS Marketing, é possível enviar mensagens em massa com a ajuda de plataformas intuitivas que facilitam o processo de interação, se aproximar dos clientes, gerar engajamento e fidelizá-los. Mas, para que tudo isso aconteça, é essencial escolher uma empresa capaz de entregar aquilo que promete e garantir bons resultados.

Quer tomar uma decisão assertiva? Saiba, abaixo, o que considerar na hora de contratar uma empresa de SMS!

Confira a quantidade e qualidade dos serviços oferecidos

A plataforma contratada deve oferecer mais do que o mero envio de mensagens de texto. É fundamental que o serviço proporcione outras vantagens, uma vez que enviar SMS é útil para suas necessidades, mas não pode não ser suficiente.

Para promover campanhas de mensagens bem-sucedidas, você deve contar com outras ferramentas, tais como:

  • segmentação de lista de contatos;
  • alta capacidade de entrega;
  • personalização das mensagens;
  • unicode para enviar mensagens em qualquer idioma;
  • capacidade de agendamento de campanhas;
  • número de países cobertos;
  • integração com outros sistemas;
  • suporte 24 horas por dia durante toda a semana;
  • relatório de análise de métricas.

Esses upgrades não só otimizam o seu trabalho, como também mostram que o provedor investe no desenvolvimento do seu serviço e deseja oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

Também é imprescindível informar-se sobre a qualidade dos serviços, o que pode ser feito por meio de pesquisas tanto na internet por meio dos comentários deixados nas páginas virtuais da empresa quanto pelo contato direito com os clientes atuais. 

Verifique se a equipe de suporte e atendimento ao cliente é eficiente

Ninguém que ser mal atendido, principalmente, qual surge um problema, não é mesmo? Sendo assim, a forma como a empresa de SMS se relaciona com os seus clientes é mais um fator a se considerar para fazer uma escolha segura.

Em alguns casos, as soluções apresentadas no FAQ (Frequently Asked Questions), que nada mais são do que as perguntas feitas com frequência, são limitadas e fazem com que o usuário preciso de um contato pessoal para resolver a sua questão.

Portanto, verifique quais são os serviços que estão disponíveis ao cliente e se podem ser acessados 24 horas por dia. Procure saber se a empresa fornece suporte por webchat, e-mail ou telefone.

Outro aspecto relevante é se a plataforma oferece em seu site ou em e-mail materiais de apoio, que tragam informações de como usar o software. Do contrário, se houver algum erro, o único jeito de solucioná-lo será acionando o suporte. Tenha em mente que, quanto melhor for o serviço, mais fácil será falar com a equipe de atendimento e suporte.

Pergunte se existe interação com outras soluções

Algumas opções de envio de SMS têm integração com outras plataformas, como a de gestão, por exemplo. Essa facilidade otimiza a elaboração de campanhas e a análise dos seus resultados.

Há ainda empresas que possibilitam o disparo de SMS de alerta aos clientes sempre que um arquivo da companhia do tipo FTP (File Transfer Protocol) for carregado. Dessa forma, você pode saber quais são os consumidores ativos e contratantes do serviço, sabendo exatamente com quem interagir.

Por último, um serviço de SMS eficiente deve ser integrado ao software de gestão de relacionamento com clientes (CRM) e ao seu banco de dados para iniciar os disparos das campanhas projetadas. Com isso, não será necessário cadastrar o mesmo contato duas vezes na sua lista.

O uso de integrações diminui tempo gasto com o planejamento de campanhas, segmentação de campanhas e envio massivo de SMS, além de automatizar alguns processos de comunicação é elevar a produtividade da equipe que cuida dessa estratégia de marketing.

Analise se há possibilidade opt-in e opt-out para os clientes

O opt-in é o processo pelo qual o cliente opta por se cadastrar e receber as mensagens disparadas pela sua empresa, enquanto o opt-out consiste no processo em que as pessoas podem fazer o seu descadastramento e cancelar o recebimento dessas mensagens.

Analisar se a empresa de SMS traz a possibilidade de opt-in e opt-out é crucial para aumentar a lista de clientes interessados em receber seu conteúdo e para permitir que aqueles que não queiram mais participar dessa interação possam se desvincular, até porque elas deixam de ser interessantes para o seu planejamento de comunicação.

Avalie quais são os relatórios e informações disponibilizados pela ferramenta

A medição é um quesito básico para acompanhar o desempenho de qualquer campanha de marketing. Afinal, a partir da análise dos resultados obtidos, você pode saber quais são os pontos positivos e negativos da sua estratégia e, assim, trabalhar para corrigir os erros e potencializar os acertos.

Levando isso em consideração, é necessário analisar se a empresa disponibiliza um sistema de estatística que gere relatórios e informações que lhe ajudem a ter conhecimento sobre o alcance e efetividade das suas campanhas, além de apresentar dados que apontem quais são os próximos passos que devem ser seguidos.

Cheque se a empresa segue as boas práticas de mercado

Desde o ano de 2012, a Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL) determinou que todas as campanhas de SMS Marketing devem, obrigatoriamente, dar a possibilidade de o consumidor escolher se quer continuar recebendo as mensagens enviadas por uma empresa ou deseja cancelá-las.

No entanto, nem todos os serviços de SMS trazem essa opção. Algumas plataformas não criam uma black list, nem limpam a base de contatos com as informações dos usuários que não querem mais receber as mensagens disparadas. A negligência com essas boas práticas pode causar penalidades na justiça e causar uma má impressão da sua marca no mercado.

Seguir essas regras também auxilia no controle da frequência de envios de SMS para o mesmo número, o que assegura que a empresa não vai irritar o cliente com o excesso de envio de mensagens em um determinado período. Mais uma boa prática que não pode faltar é a inserção do nono dígito do contato quando ocorrem alterações na rede.

Isso impede que os seus colaboradores desperdicem tempo tendo que atualizar os dados cadastrais dos clientes ou com o envio de conteúdo para números inválidos.

A empresa de envio de SMS também precisa estar homologada pela ANATEL para garantir os direitos do contratante e dos seus clientes. Existem companhias chamadas de ”chipeiras” que atuam sem homologação e, portanto, não atendem às normas do mercado.

Agora que você sabe o que analisar para optar por uma empresa de SMS, já estará preparado para fazer uma escolha segura. Na TWW, você tem acesso a todas as funcionalidades para que as suas campanhas de SMS Marketing sejam um sucesso.Também somos homologados pelas companhias telefônicas, o que significa que temos um canal de transmissão de dados direto com as operadoras e garante a qualidade e idoneidade dos nosso serviços.

Quer impulsionar a sua comunicação? Entre em contato com a TWW e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

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