Enviar SMS no Natal aos potenciais clientes é uma estratégia eficaz para fazer marketing de relacionamento e aumentar as vendas. Em datas comemorativas como essa, as pessoas geralmente ficam mais emotivas e vulneráveis para consumir e fazer a alegria de familiares, amigos e cônjuges.

Além disso, sempre há aqueles que deixam para escolher o presente na última hora. Logo, pode ser o momento ideal para apresentar uma oferta e promoções na palma das mãos dos consumidores, que não desgrudam de seus dispositivos móveis. É uma maneira também inteligente de buscar aproximação e reforçar a presença da marca.

Gostou da ideia e quer saber como usar SMS no Natal para alavancar as vendas e fortalecer os laços com o público potencial de seu negócio? Neste artigo, nós mostramos como fazer isso de maneira eficaz, prática e estratégica. Confira os tópicos a seguir!

Quais são as vantagens de enviar SMS no Natal?

São diversos os benefícios de enviar SMS no Natal. Para descrever a maioria, precisaríamos de um post dedicado a só falar sobre isso. Como o foco aqui não é só esse, separamos as principais vantagens, aquelas que mais apresentam capacidade de impactar positivamente as vendas e o relacionamento com os clientes. Veja abaixo:

Canal de comunicação eficaz

O envio de mensagem de texto via SMS é uma das estratégias mais eficazes para manter diálogo com o consumidor. Isso porque o uso do celular popularizou-se de tal forma nas sociedades contemporâneas, que é difícil encontrar alguém que não ande com um aparelho nas mãos ou no bolso.

O que mostram as pesquisas

Essa proposição é confirmada pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, 77,1% da população, com 10 anos de idade ou mais, tinha um celular em 2016. Tal panorama representa uma média de 1,7 aparelho com linha ativa por usuário.

Outro estudo, dessa vez da Fundação Getúlio Vargas, revela o mesmo panorama do mercado mobile: de que o Brasil tem mais de um smartphone por habitante. De acordo com os dados, divulgados em 2018, são 220 milhões de aparelhos celulares inteligentes e ativos.

Qual a importância desses números

Para as empresas, tais dados validam a estratégia de usar SMS como canal de comunicação e relacionamento com o consumidor. Mais do que isso, o meio pode servir para estratégias de sucesso na venda de produtos para o Natal, considerando que a maioria esmagadora das pessoas abre as mensagens de texto que chegam no celular.

Liberdade para usar a criatividade

Datas comemorativas e universais como o Natal permitem utilizar uma linguagem diferente em relação às campanhas de marketing convencionais. O espírito natalino abre espaço para mensagens mais emotivas e cativantes, que podem ser enviesadas para diferentes objetivos. Desde simplesmente estreitar o laço com o cliente e fortalecer a marca, até oferecer promoções e casar vendas.

Aproximação do cliente

O fato de o celular ter se tornado um dos (senão o mais) objetos mais utilizados pelas pessoas nos últimos anos potencializou o acesso entre empresa e cliente. Além do mais, aproximou ambas as partes e permitiu mais possibilidades para marketing de relacionamento — inclusive por meio do envio de SMS no Natal.

Oportunidade de aumentar as vendas

Com isso, outra vantagem de enviar SMS no Natal é oferecer produtos e alavancar as vendas por meio de promoções vinculadas ao período natalino. A mensagem pode levar a pessoa à ação, se bem construída.

Que tipo de mensagem enviar para os clientes no Natal?

Há diferentes maneiras de abordar o conteúdo a ser enviado via SMS no Natal. Apresentamos, na sequência, as três principais que podem ajudar a aumentar as vendas e estreitar os laços com o cliente:

Mensagem promocional

Essa tem o objetivo claro de vender um produto ou serviço. Utiliza o contexto natalino como gancho para apresentar oportunidades e conduzir a pessoa ao consumo. Esse tipo de mensagem, normalmente, apresenta linguagem enfática e persuasiva.

Mensagem comemorativa

Já a mensagem comemorativa é mais simples e visa somente felicitar o cliente. No caso do mês de dezembro, costuma-se usar o clássico “Feliz Natal”, acompanhado de um texto curto que passe alguma mensagem de esperança. A finalidade aqui é fortalecer a marca no imaginário do consumidor e buscar aproximação.

Mensagem informativa

Bastante utilizada tanto para conseguir vendas quanto para estreitar os laços, a mensagem informativa geralmente traz um conteúdo de utilidade pública. Trata-se de uma prestação de serviço no formato de uma informação, que apresenta dicas, novidades e conhecimento.

E como adaptar o texto ao segmento da empresa?

Essa dúvida sempre surge na cabeça dos empreendedores no momento de enviar uma mensagem para o cliente, com o objetivo de gerar oportunidades de vendas ou apenas de se aproximar do consumidor. Para ajudar você nessa missão, apresentamos brevemente algumas ideias, segundo cada segmento de negócio:

  • varejo: pode-se enviar por SMS ofertas de produtos como sugestão de presentes natalinos e também cupons de descontos referentes à data;
  • restaurantes: é possível mandar SMS apresentando os benefícios de aproveitar a ceia de natal com a família sem precisar se preocupar em cozinhar. Aqui cabe também promoções, cupons de desconto e informações sobre pratos e reservas de mesa;
  • entretenimento: programação voltada para o Natal, promoções de ingressos para teatro e cinema são algumas opções para as empresas que atuam no setor.
  • turismo: agências de turismo e hotéis podem enviar mensagens com os melhores lugares para passar o natal, apresentar promoções, dar dicas etc.;

Mencionamos apenas alguns ramos de mercado, mas essas ideias podem ser adaptadas a outros tipos de negócio.

Como é a estrutura de uma mensagem de texto de Natal?

A mensagem de SMS no Natal varia de acordo com o objetivo. Os principais são gerar oportunidades de vendas e fortalecer o vínculo com o cliente. Utiliza-se sempre a ordem direta, com linguagem simples e personalizada.

Para ilustrar e facilitar a compreensão, mostramos dois exemplos abaixo, cada qual com uma finalidade distinta:

Exemplos

  1. Maria, nosso ano foi excelente e o Papai Noel chegou um pouco mais cedo e deixou um cupom de desconto para você. Use PAPAINOEL e ganhe 10% de desconto no consumo de qualquer produto.
  2. João, desejamos que você tenha um FELIZ NATAL e que vivencie muitas alegrias com sua família. A Sheylol (nome fictício) quer estar sempre perto de você e lhe proporcionar momentos inesquecíveis.

Esses são apenas dois modelos de como escrever um SMS no Natal para o cliente. Como já dissemos, a data e o espírito natalino permitem o uso criativo para alcançar o objetivo proposto pela mensagem, seja ele qual for.

Agora que você já aprendeu um pouco sobre como usar SMS no Natal para aumentar as vendas, aproveite para assinar nossa newsletter e ter acesso a muitos outros conteúdos!

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