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O envio de SMS é uma das estratégias de vendas mais utilizadas pelas empresas. O serviço oferece uma alta taxa de leitura que atinge até 98%. Como não depende de sinal de internet, apresenta mais chances de ser entregue ao usuário final. Este método pode ser aplicado por empresas de pequeno até grande porte, o que vai variar é o público, os objetivos, e maneira como ela será utilizada.

Assim como todos os canais utilizados para realização de marketing e, ainda mais, com foco em vendas, existem algumas etapas que devem ser estudadas.  O SMS exige compreensão e aplicação de alguns processos para garantir bons resultados. Não se deve esquecer que o serviço oferece uma limitação de 160 caracteres, por isso, a mensagem deve oferecer um conteúdo relevante, objetivo e que gere venda.

Confira abaixo por onde começar a utilizar esse serviço, quais práticas são mais comuns e que podem levar ao sucesso de uma campanha.

Tenha uma base de dados consistente

O primeiro passo para envio de SMS é possuir uma base de contatos que seja consistente. Ou seja, que esteja atualizada, seja organizada e, acima de tudo, com clientes que se interessaram pelo assunto oferecido pela empresa. A gestão desses dados pode ser realizada de forma automatizada através de plataformas de CRM, Customer relationship management, que em tradução livre corresponde a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Saiba mais sobre essa base e sua importância.

O que é um banco de dados?

O banco de dados é o armazenamento e organização de dados que tratam do mesmo assunto, e são guardados por segurança e utilização futura. Muitas marcas mantém esse inventário de informações para utilização em estratégias de marketing, pesquisas e outros assuntos. 

Qual a importância dele?

O principal ponto sobre conter uma base dados, é o Opt in, que basicamente é a autorização necessária, fornecida pelo usuário para receber conteúdos e comunicações de uma determinada empresa. A prática de envio de SMS para consumidores que não autorizam o uso de seus dados é uma ação inadequada, e pode prejudicar a imagem da marca.

Além disso, com uma base de dados organizada, a empresa ganha otimização e lucro, porque o processo de envio de conteúdos é mais prático e fácil, e tem mais chances de um retorno positivo.

Entregue bons conteúdos em até 160 caracteres

É importante deixar seu conteúdo mais objetivo e interessante para a leitura do usuário, adequando ao formato de até 160 caracteres do SMS tradicional.

Seja atrativo

Chamar a atenção dos usuários é a chave para cativá-lo e possivelmente, gerar uma venda. Portanto, o envio de SMS deve conter um conteúdo que seja relevante para o destinatário, ou seja, um assunto, notícia ou produto que seja do interesse desse consumidor. Além disto criar chamadas atrativas e que despertem a atenção do público, aumentam as chances de que o SMS seja lido, e que o cliente converta.

Tenha objetividade

O envio de SMS deve ser o mais objetivo possível. Não estamos dizendo para se esquecer de ser atrativo, o ponto é que como o serviço oferece limite de caracteres, é crucial ir direto ao ponto. Faça bom uso do espaço disponível e envie mensagens com conteúdos cativantes, porém objetivos.

Boas práticas para envio de SMS

Depois de possuir e organizar a base de dados, existem vários outros fatores que poderão influenciar no desempenho da sua estratégia e consequentemente, nos seus resultados.

Evite o spam

Você deve chamar a atenção dos usuários, mas é imprescindível que a comunicação não seja inconveniente. Por isso, não envie conteúdos repetidamente e em horários desconexos, ou então você poderá receber um bloqueio ao número. Se isso acontecer, o contato dificilmente será restabelecido.

Ofereça cupons de descontos

Uma das melhores chances de atrair seus clientes e aumentar as vendas, são os cupons de desconto. Eles podem ser utilizados em diversas ocasiões, seja em momentos de alta no estoque, black friday, abandonos de carrinho, remarketing, entre outros. Você pode enviar um código promocional, ou inserir um link com uma página de ofertas, depende do objetivo e da estratégia pretendida. Ao direcionar o consumidor para uma página de uma promoção através de um link, é possível economizar espaço no texto, porém garantindo que o consumidor vai ter acesso a toda a informação.

Encoraje a fidelização

Segundo Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Essa afirmação faz todo o sentido e é uma das tarefas mais difíceis para uma organização. É necessário estimular seu cliente à continuar comprando produtos ou serviços na sua empresa, e destacar as vantagens, e porque ele deve continuar utilizando seus itens e não mudar para a concorrência.

Isso por ser feito por meio do envio de SMS com conteúdos personalizados para aquele usuário, ou ainda oferecendo um bom atendimento. Porque um cliente satisfeito, volta a comprar e ainda indica para outras pessoas. 

Resgate o cliente que abandonou o carrinho

É comum um consumidor navegar por diversas páginas dentro do seu site ou aplicativo, incluir itens no carrinho e acabar não finalizando a compra. A razão pode ser que ele esteja indeciso, decida pesquisar no concorrente, esteja inseguro ou ainda adie a compra e esqueça dela. Nesses casos, o envio de SMS pode ajudar uma marca a recuperar esse usuário, com mensagens para finalizar a compra, oferecer frete grátis ou proporcionar descontos nos produtos que foram adicionados no carrinho.

Trabalhe com ferramentas de qualidade

Estudar e analisar todas as boas práticas citadas acima, de nada vale se sua empresa não puder contar com uma ferramenta que faça o envio de SMS com qualidade. A TWW oferece diversos serviços como: SMS, chatbot, voicebot, flash, entre outros. Sempre com excelência, auxiliando marcas dos mais diversos segmentos a obterem sucesso e atingirem seus objetivos de vendas. São anos de tradição no mercado, com colaboradores preparados e todo o suporte necessário para um desempenho de sua estratégia.  Entre em contato e saiba mais.

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