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Uma pesquisa mostrou que em 2018, foram aplicados 920 mil golpes na internet. Uma parte disso, são as fraudes de cartões de crédito, que consistem em apropriação ilegal de dados financeiros para efetuação de compras ou movimentações em bancos. Um dos métodos mais comuns é a substituição da máquina de cartão por uma outra de titularidade do criminoso, assim o estabelecimento não recebe pelo valor da venda, e o fraudador pode copiar os dados do cartão. Outro modo, desta vez no digital é a fraude que copia informações dos usuários em sites não verificados, para que compras reais possam ser feitas com dados plagiados dos consumidores.

Muitos usuários costumam realizar procedimentos bancários via internet banking ou aplicativos, já  que é mais prático do que se dirigir ao local físico. Devido a isto, os bancos investem cada vez mais na segurança de seus clientes e de seus dados, através de estratégias antifraude.

Assim como as lojas online, as instituições financeiras fazem uso do SMS para confirmar dados cadastrais, conforme a verificação em duas etapas, e principalmente para atualização sobre as transações efetuadas. É possível, também, compartilhar senhas de forma segura e assertiva, ao personalizar o remetente das mensagens usando o sender ID. Entenda como uma mensagem personalizada pode ser um diferencial na sua comunicação. Nesse tipo de serviço, podem ser enviados tokens, protocolos e outras informações sensíveis e/ou confidenciais. Sendo assim, as mensagens podem ser utilizadas para a prevenção de fraudes, o que evita prejuízo para a empresa e para o consumidor. 

Saiba mais sobre como o SMS auxiliou uma empresa em sua estratégia antifraude, buscando uma segurança para si e para o usuário.

Como utilizar o SMS para combater as fraudes?

O SMS pode ser utilizado na prevenção de fraudes por meio de autenticação de dois fatores, que é o processo que funciona como uma etapa extra de segurança. Esse método autentica dados dos usuários e garante segurança para eles, e para a organização. O serviço oferece uma facilidade, já que dispensa o uso de internet o que garante uma entrega da mensagem ao usuário a qualquer momento. Outro fator importante, é a praticidade, já que o consumidor recebe a atualização sobre uma compra ou movimentação em tempo quase real, essa confirmação é feita de forma eficiente e rápida.

Entenda abaixo como uma empresa do segmento bancários reduziu as fraudes no cartão de crédito através do uso do SMS para interação com seus clientes. Vamos ao case:

Problema encontrado

A empresa encontrou um aumento no número de fraudes financeiras que envolviam cartões de crédito. O que estava ocasionando em prejuízo e principalmente a falta de credibilidade, já que a instituição estava com uma imagem associada à não segurança de dados. Sendo assim, o objetivo da empresa passou a ser reduzir o número de fraudes e transações suspeitas. Além de combater um possível desgaste da marca e qualquer experiência ruim no momento da compra por parte dos clientes.

Qual a estratégia antifraude adotada?

Logo após a instituição reportar o problema encontrado, a equipe de especialistas da TWW se reuniu para uma reunião de brainstorm, ou seja, a organização e exploração de ideias. Juntamente à organização bancária e à empresa de cartão de crédito, nossos colaboradores realizaram uma integração de dados. Essa incorporação permitia a análise de comportamentos de compra de cada indivíduo. E caso alguma atividade fora do habitual fosse identificada, esse usuário seria questionado se reconhece a compra e se a resposta fosse não, o cartão seria bloqueado automaticamente.

A estratégia antifraude inicialmente enfrentou alguns problemas na integração dos sistemas para a análise do comportamento, pois muitos clientes possuíam cartões adicionais. Após o alinhamento correto, o método adotado obteve sucesso.

Quais foram os resultados obtidos?

Quando identificado um comportamento suspeito, a automação entrava em contato com esse usuário via SMS para questioná-lo sobre a ação, e se ele a reconhecia. Essa comunicação apresentou uma taxa de interação de 42% a 57%. Se entendermos que esse contato representa a quantidade de fraudes que foram evitadas, é um número muito positivo.

Além disso, o planejamento e a estratégia adotada proporcionaram uma imagem de empresa mais segura. Em outras palavras, o usuário dessa instituição financeira, se sente mais protegido e pode vir a investir valores mais altos e com uma maior periodicidade. Para aqueles que ainda não são clientes da empresa, eles estarão mais propensos a adquirirem produtos e serviços. Pois ao analisar o segmento e concorrentes, o consumidor levará em consideração não só o melhor custo-benefício, mas também a segurança das transações.

Ferramenta ideal para sua estratégia antifraude

A estratégia antifraude que foi implementada com a parceria da TWW, da instituição financeira e da empresa de cartão de crédito apresentou bons resultados. Com isso, a instituição continuou com essa implementação e ainda adquiriu outros serviços de automação. Como a ampliação do uso de SMS e outros canais facilitadores da comunicação.

No momento de criar métodos para combater as fraudes ou criar a automação de processos, é crucial contar com uma ferramenta que ofereça tudo que sua empresa precisa. Os especialistas da TWW estão prontos para oferecer envio seguro das mensagens, um fácil manuseio das informações e ainda a entrega de relatórios para análise de desempenho e possíveis otimizações. Com mais de 20 anos no mercado, a TWW continua se aprimorando e buscando cada vez mais, auxiliar seus clientes a obterem resultados positivos. Através de um baixo investimento e um atendimento exemplar, é a ferramenta completa para sua marca. Quer realizar uma estratégia antifraude por SMS? Entre em contato.

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