fbpx

Não existe uma fórmula exata e rápida para ter sucesso em uma campanha de vendas. No entanto, com esforço, planejamento e utilizando as ferramentas de marketing certas, sem dúvidas o resultado positivo começa a surgir. 

Mas o que seriam essas ferramentas de marketing? Simples: plataformas e programas que podem ajudar no planejamento dos materiais necessários para a venda, na divulgação dos produtos ou das ofertas, na mensuração de resultados e na análise de melhorias que podem ser aplicadas. 

E para ajudar sua empresa a obter o resultado esperado em uma campanha de vendas, separamos 5 ferramentas de marketing que, quando utilizadas em uma estratégia inteligente, podem contribuir com o aumento da receita.

Ferramentas de marketing

1. RD Station

RD Station é uma ferramenta de marketing criada pela Resultados Digitais e uma grande parceira na hora de realizar vendas. Isso porque permite criar automações e gerenciar ações de Inbound Marketing, acelerando as conversões. 

Entre as funcionalidades da plataforma estão: controle de base de leads e materiais baixados; criação de landing page, formulários de cadastros, pop-ups, campanhas de e-mail e fluxos de automação; qualificação de leads; acompanhamento de páginas mais visitadas; e análise de resultados de todas as atividades.

Assim, a plataforma ajuda não só a divulgar produtos e serviços, mas também a acompanhar quais leads têm real interesse em efetuar a compra ou fechar o contrato. Essa informação garante que o time comercial tenha contatos efetivos. 

2. SEMRush

Uma das ferramentas mais utilizadas para criação de estratégias de conteúdo e análise de busca dos usuários do Google é o SEMRush. Ele viabiliza o acompanhamento quantitativo das pesquisas de uma palavra-chave específica, contribuindo com a listagem dos temas de maior relevância dentro do segmento de atuação da empresa. 

Com os dados oferecidos pela plataforma, é possível criar conteúdos com os termos mais procurados e, consequentemente, aumentar o tráfego do seu site. Além disso, os resultados ajudam a estruturar campanhas de anúncios com as palavras de melhor resultado e acompanhar as ações dos concorrentes.

3. Yoast SEO

Parte do sucesso de uma campanha de vendas está atrelado à maior visibilidade da empresa, do produto e do serviço oferecido. O blog pode ser um ótimo aliado nessa estratégia, uma vez que usa materiais com conteúdos relevantes para atrair novos clientes, reter os atuais e fazer com que os leads percorram o fluxo de compra.

E para garantir que o blog estimule resultados positivos, é preciso não só alimentá-lo frequentemente, mas também seguir boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Buscas). O Yoast é uma ótima ferramenta de marketing para analisar tanto o conteúdo do blog, quanto a página em relação a esses mecanismos.

A plataforma possibilita a identificação de pontos que aumentam a relevância das páginas na pesquisa do Google. Entre eles estão: palavras-chave, meta-descrição, slug (parte da URL) e textos alternativos para imagens.

4. TWW – SMS marketing

A TWW é uma plataforma de envios de SMS marketing e mensagens fonadas, homologada pelas companhia telefônicas. Com o crescimento do uso de smartphones e a garantia de resultados satisfatórios,  o envio de mensagens tem crescido consideravelmente, o que faz da estratégia de envio de SMS essencial para aumentar as vendas.

Essa ferramenta de marketing é simples e intuitiva, permitindo enviar mensagens de 160 caracteres e acompanhar dados como status de entrega, cliques e respostas. Por ser homologada, ela envia mensagens através de Short Codes, números com 5 ou 6 dígitos, únicos em todas as operadoras (Large account). Vale ainda destacar que o SMS tem taxa de leitura de 90% e que a maioria das pessoas leem a mensagem nos primeiros 3 minutos após o recebimento. 

Ainda é possível contar com uma consultoria completa, que analisa a empresa contratante e indica as melhores estratégias, ajudando a colocar todo o projeto no ar.

5. Google Analytics

O sucesso de uma campanha de vendas depende muito da mensuração de resultados. Só a partir deles é possível compreender o que está sendo positivo e o que exige melhorias. Assim, uma das ferramentas de marketing essenciais para o seu negócio é o Google Analytics. 

Oferecida gratuitamente pelo Google, essa plataforma possibilita o acompanhamento das principais métricas do site, como fontes de tráfego, público, conversões e comportamento dos usuários. A partir dos dados fornecidos, é possível otimizar campanhas e analisar o retorno sobre o investimento.

Agora que você já conhece algumas das principais ferramentas de marketing, é hora de construir sua campanha de vendas e colocá-la em prática. Quer garantir uma mensuração efetiva dos resultados dessa estratégia? Confira com os KPIs a serem acompanhados.

Escreva um comentário