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A comunicação entre o seu negócio e seus clientes passa confiança? Recentemente, a Cognizant, uma das companhias líderes mundiais em tecnologia e negócios, elaborou um estudo. Nele, houve a realização da análise sobre a importância da confiança no relacionamento entre empresas e consumidores. Sem dúvidas, disponibilizar canais de relacionamento com clientes que sejam efetivos e bem estruturados é fundamental para o sucesso do seu negócio e para gerar confiança sobre a sua marca.

O mercado conta com diversas opções digitais que facilitam e tornam contínua essa comunicação com o público, favorecendo a promoção da marca e a fidelização. Mas além de selecionar quais serão os canais de relacionamento com clientes, é importante elaborar estratégias para fortalecer e adaptar o contato com os consumidores. Pensando nisso, selecionamos dicas que ajudarão você a consolidar a comunicação com o público da sua marca e a aproveitar ao máximo os canais de relacionamento com clientes disponíveis no mercado. Boa leitura!

Selecione canais eficientes de relacionamento digital

Conhecer os novos canais de relacionamento com clientes que sejam efetivos e mantê-los abertos, possibilitando o contato contínuo com o público, deve ser parte fundamental da sua estratégia de negócios. Isso porque saber ouvir os consumidores verdadeiramente, ser capaz de resolver seus problemas e entender seu comportamento melhora a qualidade e os resultados da empresa. 

Confira os diferenciais de algumas das ferramentas de comunicação mais utilizadas:

Redes Sociais

Não há como escapar: adotar as redes sociais como canais de relacionamento com clientes não é mais uma opção, e sim uma necessidade para empresas que desejem executar um marketing de relacionamento de sucesso. O Brasil, por exemplo, já é o país que mais usa redes sociais na América Latina. Somos também o 2º no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais, ficando conectados em média por nove horas e vinte nove minutos, todos os dias! 

Mais que simples vitrines, plataformas digitais vêm provando ser uma gigantesca evolução do antigo Serviço de Atendimento ao Consumidor, o SAC. Afinal, é exatamente nesses espaços virtuais que os clientes modernos procuram soluções para os seus problemas, externam reclamações e fazem perguntas.

Obviamente, as empresas antenadas aos movimentos inovadores não deixam passar essa oportunidade de turbinar sua comunicação com o cliente.

WhatsApp Business

Que o aplicativo WhatsApp se tornou extremamente popular ao longo dos anos, não restam dúvidas. Uma Pesquisa sobre mensageria móvel no Brasil revelou que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones em operação no Brasil. Já o WhatsApp Business foi desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas. Com ele, é possível conectar-se com clientes facilmente, através de recursos que automatizam, classificam e agilizam respostas às mensagens recebidas.

E-mail

Uma das ferramentas de comunicação mais simples para uma marca entrar em contato com seus clientes ainda é o e-mail. A ideia é que um colaborador da empresa fique responsável por recebê-los e encaminhá-los às respectivas áreas.

Muitos usuários preferem enviar uma mensagem a ligar ou se dirigir à loja, e isso explica também o crescimento da escolha de envio de SMS, chat, redes sociais e WhatsApp. Por fim, é extremamente importante que os clientes que prefiram usar esse canal não fiquem sem resposta, afinal, a falta de retorno certamente causa insatisfação com a marca e afeta sua imagem.

Chatbot por SMS

As evoluções tecnológicas aumentaram consideravelmente os canais de relacionamento com clientes. E é nesse cenário de inovação e tecnologia que os chatbots se tornaram extremamente importantes para um contato facilitado e constante entre a empresa e o consumidor. 

Os chatbots são programas que utilizam inteligência artificial ou regras de conversação para o atendimento de várias plataformas e aplicativos. Eles oferecem diversas vantagens para as empresas, como o aumento da retenção de atendimentos e a otimização de recursos. Seus impactos no relacionamento com o cliente vão além: os bots ficam disponíveis para que os usuários sejam atendidos sempre — mesmo nos momentos em que a empresa está fechada.

Outro benefício dos chatbots que o destaca como um dos canais de relacionamento com clientes mais eficientes é a facilidade que os usuários possuem para interagir com eles, tornando-o um recurso indispensável para os negócios que desejam se inserir no mundo digital.

O chatbot por SMS da TWW consiste em um fluxo de comunicação. De acordo com a resposta do cliente, a próxima pergunta será enviada ou o fluxo será finalizado. É criado um banco de palavras, onde as variações são consideradas para caso o cliente responda com erros de digitação, abreviações e afins.

Plataformas para o envio de SMS

A comunicação por meio de uma plataforma de envio de SMS é uma excelente maneira de se aproximar dos seus clientes, especialmente ao utilizar técnicas assertivas de SMS marketing. Confira algumas possibilidades de envio:

Atualizações sobre o status de um pedido ou serviço;

Número referente ao código de barras para quitação de um boleto;

Alerta sobre algum detalhe que precisa da ação do cliente;

Cupons de desconto para compras online;

Lembretes referentes a horários e confirmações de consultas médicas;

Aviso sobre eventos da empresa na região.Uma das grandes vantagens do SMS é a notificação imediata e as ótimas taxas de abertura e de leitura, tornando-o um dos canais de relacionamento com o cliente mais efetivos.

Consolide seus canais de relacionamento com clientes

Após selecionar os canais de relacionamento com clientes que mais façam sentido para o seu negócio, é extremamente importante que haja manutenção, avaliação e fortalecimento constante destes canais. Confira algumas dicas para se destacar:

Utilize CRM para facilitar a comunicação

O processo de comunicação entre a companhia e o consumidor deve ser pautado em uma organização interna da empresa. Para tanto, contamos com o desenvolvimento de softwares de gestão de relacionamento com clientes, chamados CRM. Essas soluções compilam diversos dados acerca de suas interações com o seu público-alvo e fornecem informações importantes, que facilitam a tomada de decisões estratégicas.

Ouça o que seu cliente tem a dizer e estimule o feedback

Comentários a respeito de marcas e empresas fazem parte do cotidiano dos usuários de mídias digitais, e podem ser feitos com muita facilidade e rapidez. Por isso, é extremamente importante se atentar ao que é dito e fornecer um atendimento adequado, estimulando um contato cada vez maior do seu público. Faça enquetes, pesquisas de satisfação e incentive o relato de experiência dos clientes. 

Utilize uma linguagem mais próxima à do público

Atualmente, fazer uso de linguagem mais rebuscada para se comunicar já não é mais tão efetivo, a não ser quando a sua empresa exige essa formalidade. É necessário humanizar sua relação com clientes, falando de forma direta, mas sem perder o respeito. Isso faz com que sua marca deixe de ser apenas uma empresa para se tornar, verdadeiramente, querida e lembrada pelos consumidores. Para tanto, utilize uma comunicação com tom mais amigável e, apenas se fizer sentido para sua marca, utilize recursos característicos de redes sociais, como emojis, gifs e memes.

Canais de relacionamento com clientes pós transformação digital

Os consumidores procuram um atendimento rápido e a qualquer hora do dia, o que evidencia a tendência de aumento do uso de chatbots para respostas imediatas. Por isso, é vital contar com uma ferramenta parceira que ajude você e sua empresa a aprimorar canais de relacionamento com clientes.
Há mais de 20 anos no mercado aprimorando ferramentas de comunicação, a TWW oferece plataforma de voicebot com inteligência artificial e SMS com fluxo automatizado de conversa, que dispensa aprimoramento ou calibração de robô e oferece, ainda, atendimento ágil e de baixo investimento. Fale com nossos consultores e saiba mais!

1 Comentário

  1. Avatar
    Beatriz Telotti Responder

    Ótimo post! Além dos canais citados, é interessante considerar mais opções para turbinar as ações de marketing de relacionamento de uma empresa, quanto mais opções melhor, né!?. Aqui neste link: https://binds.co/solucoes-de-pesquisa/marketing/ tem soluções em pesquisa de marketing e como essa estratégia pode ajudar no seu negócio. Vale a pena dar uma olhada =)

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