A tecnologia tem se renovado e inovado a cada dia, sendo introduzida principalmente no grande e bilionário mercado mobile. Não é por menos, pois os smartphones estão entre os bens mais consumidos no mundo. Assim, o futuro do SMS tende a ser muito mais promissor do que pensamos.

Atualmente, o celular é um recurso indispensável em ambientes empresariais, domésticos e de lazer. Ou seja, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional precisamos dele para nos comunicar e interagir a longas distâncias, sem contar que o uso do celular impulsionou as estratégias das marcas para conversar com seus clientes, aquela famosa premissa de “estar onde seu cliente está”. Com isso surgiu o SMS, devido à necessidade de as empresas enviarem mensagens para seus clientes com conteúdo personalizado na finalidade de engajá-los e tê-los mais perto do negócio.

Essas corporações têm utilizado essa ferramenta de variadas formas, dependendo do objetivo que pretendem alcançar, seja este em vendas ou engajamento.

Pode ser para divulgação de promoções relâmpago, ofertas imperdíveis e até para eventos atípicos. Também tem a função de agradecimento ao consumidor por estar comprando no seu estabelecimento, promover avaliações de satisfação ou somente mandar felicitações em datas comemorativas.

Gostou do que leu até aqui? Então, continue com a gente, porque vamos mostrar como esse mercado tem se tornado promissor para o empreendedorismo. Confira!

O que esperar do SMS marketing?

Após o aniversário de 25 anos dessa revolução, o padrão de mensagens que conhecemos tem se transformado radicalmente devido ao novo programa criado pela Google conhecido como RCS (Rich Communication Service). Essa inovação foi possível, no Brasil, pela parceria que está em andamento com as operadoras que atuam no território nacional (Vivo, Oi e Claro).

Apelidada pelos desenvolvedores como “SMS do futuro”, pode ser acessada por meio do aplicativo de mensagens instantâneas do Android. Essa tecnologia vai muito além do teto, pois proporciona a melhora do engajamento da marca com seu publico através de mensagens com videos, imagens, mapas, QR Codes, botões e muitos outros recursos multimídia. Ela foi feita com o intuito de servir como um veículo de comunicação aberto na padronização da GSMA — instituto responsável pelas telecomunicações móveis mundiais — com soluções interativas parecidas até com o WhatsApp, todavia tentando inovar o jeito como as mensagens são transmitidas aos dispositivos.

Essa tecnologia será implantada por meio de uma atualização automática no app próprio do sistema, mas não bastará somente a fabricante estar estruturada, as operadoras brasileiras deverão preparar seu suporte para padronizá-la também. Caso não seja efetivado esse procedimento, a empresa vai enviar o RCS para um usuário, e o sistema vai entender que não foi suportada a tecnologia, convertendo para o padrão SMS.

O futuro do SMS está justamente nesse modelo, com vantagens relacionadas a mecanismos semelhantes aos de WhatsApp e Telegram, no entanto sem consumir os dados de transferência da rede móvel. Incrível, não?

Essa plataforma multimídia proporcionou a expansão da comunicação e fomentou os serviços relacionados ao e-commerce e varejo mundial. Um dos maiores benefícios trazidos pelo RCS é o fato de que qualquer desenvolvedora de apps pode usufruir dele, criando adaptações próprias para recepcionar a nova tecnologia.

Portanto, podemos concluir que é uma ferramenta global, sem nenhum tipo de exclusividade ou monopolização no mercado. Assim, os novos aparelhos com o sistema Android já são vendidos compatíveis com a padronização universal, sendo que somente aqueles dispositivos fabricados antes de 2017 necessitarão de atualização para poderem uniformizar esse tipo de comunicação.

Desse modo, será possível interagir com qualquer pessoa do país somente usando esse recurso inovador, tendo como encontrar novos prospectos, entrar em grupos de chat, enviar arquivos, áudios e vídeos e, ainda, atuar em vários celulares simultaneamente.

Como é um sistema aberto e amplo, tem aprimorado as formas de comunicação das grandes empresas com os clientes mais do que normalmente feito via SMS. Empresas de aviação civil têm a opção, por exemplo, de mandar para seus passageiros um cartão de embarque digital sem precisar de um programa complexo ou usar um app como ponte para essa conexão. Isso modifica e melhora completamente o relacionamento interpessoal do consumidor com o fornecedor, simplificando e gerando mais recursos significativos em uma negociação.

Qual a regra básica?

Agora que já se familiarizou com o futuro do SMS é preciso entender que existem boas práticas para que os profissionais de marketing utilizem esse recurso. Se a regulamentação for desobedecida, sanções pesadas são imputadas ao agente pelos órgãos estatais que a configuram, dando muito prejuízo às empresas.

Um problema recorrente que o Código de Defesa do Consumidor fez o brilhante trabalho de regular em sua legislação foi estabelecer uma multa pelo envio de SMS sem consentimento, chegando a quantias milionárias caso descumprida.

Portanto, independentemente de estar importando ou criando listas de contato para o sistema gerencial de mensagens, a autorização para o encaminhamento delas ao usuário deve ser absolutamente expresso por ele.

Como implantar essa estratégia?

Compreendida a regra básica do sistema, é preciso saber como implementar as estratégias corretas para o lançamento de produtos e eventos por meio do SMS marketing.

A primeira etapa que começaremos a estudar é a maneira mais eficiente para conseguirmos o cadastramento correto dos clientes. Assim, utilizar palavras-chave e um código-fonte para o usuário acessar a lista é o ideal, com frases de afirmação e nome da empresa (por exemplo: envie SIM para o número X ou NOME DA EMPRESA).

Isso será considerado o aceite expresso e formal da pessoa, servindo como o termo contratual genérico. Agora basta divulgar as informações que foram propostas e atrair usuários de todos os lugares do Brasil ou de onde foi delimitado pela empresa. Simples e rápido, não é mesmo?

Pudemos perceber ao longo do texto que o RCS é uma tendência emergente para o futuro do SMS, criando um relacionamento muito mais promissor e atrativo com o consumidor e agilizando a vida de quem tem pressa, além dos benefícios que traz à corporação.

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