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Certamente você já ouviu falar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mas você sabe como ela afetou as formas de fazer marketing? Por priorizar que empresas sejam mais transparentes com os dados obtidos, ela mudou a abordagem com os clientes. Se antes já era esperado que as marcas pedissem permissão dos consumidores para enviar conteúdos ou promoções. Agora, quem não adotar a prática será punido. E você sabia que, com uma estratégia opt-in, isso é possível?

Com esse cenário, diversas empresas tiveram de se adaptar para estarem de acordo com os princípios da legislação. Porém, todas essas mudanças podem ser vistas como positivas para as marcas. Isso porque elas agregam mais valor a forma de se fazer comunicação, priorizam a experiência do cliente e suas informações. 

Ao aceitar receber seus conteúdos, essa pessoa informa que tem interesse na sua marca. Seja pelo produto ou serviço oferecido. Assim, ela tem mais chance de se tornar um futuro cliente. Isso se a comunicação for feita de forma personalizada e respeitando o poder de decisão do consumidor. 

Neste post, explicaremos melhor algumas estratégias para que sua empresa consiga a permissão dos consumidores para envio de conteúdos. Afinal, é preciso estar preparado para chamar atenção do seu cliente, não é mesmo? E existe um jeito mais correto para isso! 

Quais foram as mudanças com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Como mencionado, essa legislação permitiu que os clientes tivessem maior controle sobre os dados obtidos pelas empresas. Sendo assim, muitas marcas tiveram que reavaliar algumas atitudes na hora de realizarem seu marketing. Algumas das principais mudanças foram:

  • Finalidade: as empresas precisam informar para que serão utilizados os dados do cliente
  • Necessário: serão pedidos ou usados somente dados necessários para atingir o objetivo
  • Segurança: as marcas devem garantir segurança para que nenhuma informação de seus clientes seja vazada
  • Livre acesso: a pessoa que forneceu os dados deve ter livre acesso às suas informações
  • Adequação: a abordagem deve estar adequada com a necessidade da proposta na hora da coleta de dados

Já a questão do consentimento dos clientes para envio de conteúdos, promoções e outras comunicações entra como boas práticas de marketing nesse novo cenário. 

Permissão dos consumidores com o Opt-in

O opt-in é, basicamente, a ferramenta necessária para garantir a permissão dos usuários. Com ela, é possível garantir uma base de contatos mais qualificada, com clientes dispostos a saber mais sobre sua marca e o que você tem a oferecer. 

Esse recurso é essencial para qualquer ferramenta de marketing que o seu negócio utiliza. E você sabia que o SMS pode ser uma ótima estratégia para adotar na sua comunicação? Isso porque, por não depender da internet, ele tem a capacidade de alcançar os milhões de smartphones ativos no Brasil

Porém, além do alcance, faz-se necessário ter uma preocupação a qualidade da mensagem que o seu potencial cliente irá receber. Já que ele terá o poder de decidir se vai continuar naquela lista de contato ou não. Sendo assim, é preciso utilizar algumas estratégias para garantir o opt-in, a permissão dos consumidores. Entenda: 

Identifique seu cliente

Identificar seu cliente é um passo chave para começar qualquer comunicação. Uma mensagem personalizada e sucinta irá facilitar a construção de relacionamento. Já que será gerada uma expectativa no cliente ao visualizar seu nome no texto. 

Gere valor para o usuário

Antes de enviar qualquer campanha, é preciso saber com quem você está conversando. Utilize os dados obtidos de uma forma que a sua comunicação gere valor para o usuário. E não que pressione ele a tomar uma decisão ou a consumir um produto. Investir em um atendimento personalizado e empático é a melhor forma de construir um relacionamento saudável com seu cliente.

Gere conteúdo para o cliente

Por que o seu produto/serviço faz sentido para aquele cliente? Como isso afetará na vida dele e quais são os benefícios que ele ganha? Além de gerar valor, ofereça conteúdos para o cliente que atendam suas “dores” dos clientes dele. Entenda cada necessidade, desejo ou expectativa que ele terá com a comunicação da sua marca. É como se você tivesse que convencê-lo, sem pressionar, a continuar consumindo seus conteúdos e outros informativos. Há diversas formas para gerar tal conteúdo, principalmente no site da empresa. Com isso, você facilitará a permissão dos consumidores. 

Concentre informações de forma efetiva

Uma vantagem do SMS é a sua capacidade de enviar mensagens curtas. Possibilitando, assim, que a sua comunicação seja mais efetiva. Ao todo, são 160 caracteres a serem usados para transmitir o que sua empresa deseja. Por mais que essa questão possa parecer desafiadora, ela é, na verdade, uma forma de facilitar a recepção da mensagem. Isso porque você não irá precisar encher o conteúdo de informações que não são tão relevantes assim para o seu cliente. Basta enviar uma comunicação rápida e efetiva, cumprindo seu principal objetivo: garantir a permissão dos consumidores.

Aprenda com as métricas

Uma boa forma de entender o comportamento de seus clientes é fazer uma análise das métricas. Observe os principais índices, qual linguagem funcionou melhor, qual foi o tipo de resposta obtido de acordo com o objetivo, entre outros. Com esse acompanhamento, você pode alcançar melhores resultados em tentativas futuras de contato. 

Siga as boas práticas

É essencial ter algumas “cartas na manga” antes de enviar qualquer comunicação. São elas: 

  • Não enviar mensagens aos finais de semana e feriados
  • Evitar assuntos que possam gerar uma interpretação equivocada e temas polêmicos
  • Ter todas as ações da campanha registradas, assim como taxas de mensuração de mensagens enviadas e recebidas
  • Fazer uma revisão ortográfica de cada mensagem e estar atento a possíveis erros de digitação

Entenda como seus fornecedores estão situados com a LGPD

Para sua empresa, é essencial fazer uma avaliação dos fornecedores para entender se eles podem apresentar um risco com a LGPD. Escolha uma ferramenta confiável e transparente juridicamente. Na TWW, ficamos à disposição para tirar dúvidas sobre como estamos nos adequando à LGPD. Além disso, podemos mostrar as principais soluções que trabalhamos para ajudar sua empresa na gestão dos opt-out da sua empresa para o envio de SMS.

Tenha uma ferramenta completa para garantir a permissão dos consumidores

Como mencionado, o SMS se apresenta com uma ferramenta efetiva para envio de opt-in. Com ele, é possível enviar uma mensagem curta e personalizada. Cumprindo o objetivo de garantir o consentimento dos clientes para recebimento da sua comunicação. 

Com as soluções da TWW, sua empresa consegue estar apta aos princípios da LGPD enquanto envia uma comunicação efetiva para seus clientes. Principalmente na sua estratégia de garantir a permissão dos consumidores. Estamos prontos para atender suas necessidades e alcançar seus objetivos. Entre em contato com nossos consultores. 

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