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Apesar de ser um termo frequentemente utilizado, muitos ainda não sabem de fato o que é o marketing. Basicamente, é o conjunto de processos e métodos usados para criar, entregar e comunicar conteúdo de valor para usuários, clientes, e toda a sociedade. Diferente do que muitos pensam, ele não é apenas a venda de produtos ou serviços. Mas também a geração de valor da marca – não o preço, e sim o conjunto de características que definem a importância ou merecimento – e o gerenciamento da percepção do público sobre a imagem oferecida pela empresa. Ao longo desse conteúdo você vai descobrir como fazer marketing para pequenas e médias empresas

Por que é importante fazer marketing?

É a ferramenta ideal para as empresas de qualquer tamanho que buscam crescer e aumentar significativamente as vendas. O objetivo dessa estratégia em si não é apenas despertar no consumidor o desejo por algo que ele ainda não tem, mas também satisfazer as vontades de acordo com cada pessoa.  Oferecer a solução para o possível problema do usuário, ou ainda melhorar o relacionamento entre marca e cliente.

Como começar a fazer marketing?

Para começar a realizar estratégias de marketing, é necessário se atentar a alguns itens importantes, confira abaixo alguns deles:

Estudar o público-alvo

Antes de qualquer coisa, é preciso entender os hábitos do cliente, seus gostos pessoais, seus desejos, entre outras coisas, para oferecer o produto ou serviço certo no momento certo. Realizar pesquisas e estudos que indiquem a faixa etária do seu público, a renda e onde estão localizados, irá orientar a empresa no momento do planejamento.

Reunir informações sobre a empresa

É crucial conhecer sua marca por inteiro, de dentro para fora. Informações como verba, posicionamento e características do mercado em que está inserida devem ser utilizadas a favor da própria empresa. Além disso, é importante organizar esses dados em um briefing, que servirá como base na hora de começar os planejamento das estratégias.

Estudar os concorrentes 

Além de estudar o seu público, é importante analisar também os concorrentes. A marca deve definir quem são eles, se são indiretos ou diretos, como se comportam, quais são as estratégias de marketing, e todos os demais fatores que a empresa julgar importante.

Criar estratégias 

Após a fase de analisar as informações gerais sobre a empresa, público-alvo e concorrentes, passa-se para o processo de criar as estratégias que serão utilizadas nas campanhas de marketing. Para isso, algumas etapas deverão ser seguidas:

1) Escolha os canais de veiculação

Analisar onde o público-alvo está inserido, vai orientar no momento de definir quais serão os canais utilizados para a realização das ações, se serão offline ou online. Por isso, é crucial saber as características de cada canal, para que assim a marca entregue o conteúdo certo, no canal correto, no horário com melhor desempenho. 
Canais que podem ser utilizados:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, etc)
  • Sites de busca (Google, Bing, etc)
  • Blogs
  • SMS
  • Serviços de Streaming

Saiba mais informações sobre cada um deles abaixo.

2) Estabeleça o tom de voz que será utilizado

O tom de voz dentro do marketing significa como a marca vai interagir com seu público, de acordo com a personalidade da própria empresa. Se ela vai se posicionar de forma jovem, divertida, ou mais formal, se vai ser mais direta, entre outros. Para isso, é necessário definir como a empresa quer ser vista pelos consumidores, e trabalhar a comunicação em cima disso. 

3) Detalhe quais serão os objetivos

Conforme já citado antes, o marketing pode ser utilizado de vários modos e para os mais diversos objetivos. Então antes de definir quais serão as estratégias adotadas, é crucial definir quais serão objetivos que deverão ser atingidos com o marketing. Uma boa dica para ajudar nesse momento, é identificar quais são os problemas enfrentados pela empresa (por exemplo: ser pouco lembrada) e definir os objetivos de acordo com essas dificuldades (uma meta adequada para o exemplo acima seria melhorar a lembrança de marca perante os consumidores). Uma campanha pode ter um propósito central e outros mais amplos, que poderão contribuir com o objetivo principal.

Preocupe-se com a experiência do cliente

Se a sua marca for utilizar canais digitais nas estratégias de marketing, é necessário oferecer uma plataforma de qualidade, seja o aplicativo, site ou o chatbot, no atendimento ao cliente. Quando o usuário for direcionado para onde a empresa deseja, ele não deve enfrentar problemas de carregamento ou formatação. E sim, uma navegação prática e fácil, assim como o atendimento oferecido deve ser eficaz e rápido. Caso a empresa conte com lojas físicas,  essa experiência do cliente dentro do espaço também deve ser pensado, oferecendo fácil visualização e movimentação pela loja.

Saiba tudo sobre os canais

Citamos acima alguns canais que podem ser utilizados nas ações estratégicas, saiba mais informações sobre eles.

Considere Social Media como estratégia 

Caso a empresa ainda não esteja inserida nas redes sociais, é importante criar contas e fazer uso do social media. Essa estratégia é indicada para todos os tamanhos de empresa, mesmo que pequenas e médias, pois se bem realizada, gera altos níveis de engajamento por parte dos usuários. Uma marca que interage com seus consumidores e cativa seu público, pode ter sua lembrança de marca aumentada, pois se está na boca do povo, se torna popular. 

Quando pensamos em pequenas e médias empresas, o social media é ótimo, pois as ações podem ser trabalhadas de forma orgânica, e se o conteúdo for criado de forma interna, mesmo com investimento, ainda assim pode sair mais econômico, já que o conteúdo é feito dentro da empresa e a mesma que escolherá o valor a ser investido. No início, a marca pode experimentar, fazer testes com diferentes formatos e tipos de conteúdo, para entender o que o público prefere, e ajustar as campanhas oferecendo o conteúdo certo para o público correto.

Adote o e-mail marketing

Ao contrário do que muitos podem pensar, o e-mail ainda está vivo, e apresentando ótimos resultados. Segundo pesquisas, 92% das pessoas ainda utilizam o e-mail diariamente, e com os avanços da tecnologia e dos processos de automação, este canal consegue ser um dos melhores para a  entrega do conteúdo ideal ao público certo. Dentro do marketing, o e-mail é uma estratégia que se baseia no disparo de e-mails para um público pré-determinado, que pode ser descendente de uma base de leads já coletados pela empresa. 

Uso de SMS

O SMS é um dos canais mais efetivos de comunicação. Estudos revelam que o SMS é aberto em até 3 minutos após o seu recebimento, e ainda apresenta uma taxa de entrega de 98%. Ou seja, as chances de visibilidade e alcance se tornam bastante altas, e por isso, muitas empresas já incluem esse canal em suas estratégias de marketing. Além disso, o SMS é versátil, pode ser utilizado para envio de descontos, links de sites, cupons, orçamentos, e até atendimento ao cliente. Seu uso deve ser definido de acordo com os objetivos da empresa.

Mensuração: o caminho para o sucesso

Em todos os canais e métodos citados acima, é importante mensurar os resultados obtidos para conseguir realizar uma análise profunda, e entender os pontos positivos e negativos de uma campanha. As métricas a serem analisadas vão depender dos canais que forem utilizados, por exemplo, em social media, medimos taxas de engajamento e no SMS analisamos a taxa de leitura. Tendo conhecimento completo sobre as informações, a marca pode ajustar a campanha a fim de melhorar os itens que não estão tendo um bom desempenho, e aprimorar ainda mais os que já apresentam resultados satisfatórios.

Parceiro certo para uma comunicação efetiva

Em todos os itens citados, uma coisa é crucial: oferecer comunicação efetiva. Ou seja, em todos os canais, é preciso oferecer um conteúdo atrativo, para o público certo, da maneira correta e no tempo ideal. A TWW  possui anos de experiência, sempre auxiliando as empresas dos mais diversos tamanhos a atingir seus objetivos de marketing e comunicação. Seja por meio de chatbot, voicebot, flash ou SMS, é a ferramenta ideal para otimizar os resultados de uma campanha de marketing. Conta com profissionais preparados para oferecer ajuda e acompanhamento sempre que for necessário. Entre em contato e saiba mais informações.

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