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A nova realidade em que estamos inseridos mudou os hábitos de consumo muito antes do que se imaginava. Empresas que nunca cogitaram aderir ao mercado digital, agora o priorizam para a manutenção dos negócios. Assim como, também impressiona o aumento de compras online feitas por brasileiros durante o período de isolamento social.

Segundo um  estudo sobre as tendências que afetarão o setor de varejo e a indústria, as atuais circunstâncias globais fizeram dos consumidores mais conectados, informados, exigentes, engajados e conscientes. Por isso, vale muito a pena conhecer quais hábitos de consumo adquiridos durante esse período se tornarão as novas tendências do mercado. 

Confira novos hábitos de consumo pós-Covid

Selecionamos cinco hábitos de consumo que serão tendência no mercado. Confira!

Digital onipresente

A transição de hábitos antes tidos como exclusivos do ambiente físico para o digital, foi um dos efeitos mais visíveis do isolamento. Dentre as principais atividades, estão a adesão de aplicativos para bem-estar, a prática de telemedicina, o ensino à distância e as videoconferências e vídeochamadas. Essa nova tendência nos hábitos de consumo também mostra que não basta apenas estar online. É importante construir canais efetivos de atendimento, como chatbots por SMS e redes sociais.

Consumo repensado

A incerteza financeira diante da crise faz com que cortes de gastos e uma maior reflexão sobre a real necessidade de uma compra se torne um hábito de consumo moderno. Além disso, os consumidores estão mais abertos à possibilidade de adquirir um produto usado. Por isso, é importante estar atento aos novos modelos de negócios, como locadoras e vendas de produtos de segunda mão.

Aumento da (in)fidelidade

Um novo hábito de consumo observado é adesão de consumidores a marcas que antes não utilizavam. No Brasil, 25% das pessoas antes tidas como “clientes fiéis” estão frequentando novas lojas. Já aqueles que adquiriram novas marcas estão entre 30% a 40% do total de compradores. Dessa forma, manter o foco em consumidores leais, assegurar a disponibilidade de produtos em canais chave, além de explorar conexões afetivas com os consumidores podem ser grandes diferenciais neste cenário.

Consumo seguro

A preocupação com a Covid-19 fez com que consumidores prefiram estar em ambientes em que se sintam seguros. A higienização de lojas e funcionários e a pouca aglomeração se tornam cada vez mais indispensáveis. Portanto, é muito importante pensar em modos de promover mais segurança aos clientes, aderindo a equipamentos de proteção e repensando a rotina, se necessário.

Saúde e qualidade de vida 

Segundo relatório da empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company, durante o isolamento social, 60% dos brasileiros estão consumindo mais produtos frescos e não industrializados do que antes. Além disso, outros 80% estão buscando fazer alguma atividade física dentro de casa. Por isso, é importante pensar em comoatender a esses novos hábitos de consumo por parte dos consumidores através de novas ofertas e produtos, buscando canais efetivos para divulgá-los.

Comunicação adequada

Como vimos, os novos hábitos de consumo adquiridos durante a crise vieram para ficar. Acompanhar constantemente essas atualizações e manter a comunicação correta com os seus clientes são fatores fundamentais para não ficar para trás diante de tantas mudanças. Para isso, conte com a TWW, há mais de 20 anos no mercado, auxiliando para  resultados positivos em suas campanhas de marketing.

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