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Os KPIs são ferramentas essenciais para avaliar qualquer que seja o objetivo da empresa. Caso a sua equipe tenha definido algumas ações para se aproximar do cliente, por exemplo, é preciso entender quais são os desempenhos representaram uma taxa dentro da meta preestabelecida. Os KPIs de SMS são, nesse contexto, peças-chave para que a equipe possa aprimorar a sua estratégia e fazer com que essas ações sejam ainda mais eficientes. 

Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba quais são eles, a sua importância e como contribuirão para a sua organização. Boa leitura!

Quais os principais KPIs de SMS a serem analisados?

A seguir, selecionamos quais são os principais KPIs de SMS que precisam ser analisados para que sua estratégia traga resultados relevantes. Veja! 

Opt-in e opt-out

É essencial que uma empresa siga algumas boas práticas para o envio de SMS marketing. Caso contrário, poderá inclusive ter problemas judiciais. A permissão ou não do usuário é uma delas: só é possível enviar mensagens, comunicados e outros tipos de conteúdos caso o consumidor, cliente e potencial cliente tenham permitido esse envio. 

Sendo assim, é essencial que a estratégia conte com as ferramentas de opt-in e opt-out. Isso nada mais é do que a autorização daquela pessoa a utilizar seus dados cadastrais para o envio das informações. Dessa forma, esse é um dos KPIs para SMS que precisam ser considerados, pois, se a quantidade de opt-out estiver alta, significa que estratégias necessitam ser melhoradas para atrair o interesse do seu público. 

Cliques no link

Ao formular uma estratégia de envio de SMS, é possível integrar os seus canais de comunicação. Isso é, enviar conteúdo que o leve até as outras redes, como Facebook, Instagram, blog, site, entre outros. Para que isso ocorra de forma efetiva, é preciso oferecer algum tipo de exclusividade aos seus clientes. A estratégia de SMS traz excelentes resultados ao seu negócio, especialmente se oferece essa característica ao público. 

Sendo assim, caso você tenha oferecido um endereço que leve esse cliente até outro canal, é essencial entender quantos deles cumpriram com o objetivo da sua ação. Assim, se a taxa for baixa, é possível avaliar alguns aspectos:

  • A linguagem está condizente com o meu público?
  • Afinal, com quem de fato eu desejo transmitir os meus conteúdos?
  • Aquele link enviado de fato era interessante e oferecia exclusividade para o consumidor?

Com essas informações em mãos, cabe a sua equipe aprimorar as próximas etapas para que a taxa se torne maior e traga resultados mais efetivos para a organização. 

Conversion

Talvez esse esteja entre os KPIs de SMS que mais interessam para as empresas. Afinal, todos os gestores têm a necessidade de avaliar a real conversão das estratégias adotadas, concorda? Sendo assim, é preciso entender quantos daqueles que receberam as suas informações, ofertas etc., de fato, se tornaram seus clientes por meio desses serviços. 

Saiba, porém, que a taxa de conversão do SMS marketing é muito superior a de meios de comunicação, como a TV, e-mail marketing, rádio, entre outros.

Para que a interpretação dos resultados seja eficiente, é preciso definir um padrão de análise desse KPI.  Avaliar a quantidade de clientes ativos no momento e compará-los com o período anterior a estratégia é uma saída.

Contudo, para ter um foco mais específico e direcionado, contar com ferramentas é uma das alternativas mais viáveis, pois elas oferecerão dados e informações relativas à sua estratégia, além de relatórios completos para a análise. 

Taxa de resposta

O SMS traz muitas vantagens para quem utiliza essa estratégia. Ter a chance de formular melhorias na empresa por meio do feedback dos clientes é uma delas. Nesse sentido, elaborar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, contribui para a retenção de clientes, conquista a sua confiança, oferece ao empreendimento a possibilidade de fechar novas vendas, além de identificar quais são os principais pontos de melhorias a serem implementados pela empresa.

Assim, é possível elaborar um questionário contendo as principais dúvidas ou reclamações já apresentadas pelos clientes. Por meio desse retorno, a empresa poderá estabelecer estratégias que farão seus resultados serem mais atrativos.

Ou seja, a taxa de resposta, nesses casos, é o KPI de SMS que precisa ser avaliado para entender se o retorno por parte do público é o suficiente para que a equipe entenda os principais gargalos enfrentados. 

Porcentagem entregue

Conforme abordado, é essencial que os seus clientes tenham autorizado o contato por meio do SMS. No entanto, é preciso analisar quais deles estão recebendo os seus comunicados e ofertas. Do contrário, é preciso encontrar meios para que haja a atualização dos cadastros de seus consumidores com o objetivo de entregá-los as suas principais informações. 

Por que a avaliação de KPIs é importante para a sua estratégia?

Avaliar os KPIs de sua estratégia de SMS permite que a equipe possa entender quais são aquelas ações que mais trazem resultados e quais são aquelas que precisam de pontos de melhorias. Além disso, permite aliar de maneira mais precisa as ações projetadas com as metas do planejamento estratégico, com embasamento e dados para traçar as melhores soluções.

Contribui, ainda, para a tomada de decisão de sua empresa. Caso os gestores não contem com as principais informações sobre as estratégias adotadas, qualquer decisão a ser tomada poderá partir para caminhos não adequados. 

Ou seja, com esses relatórios em mãos, é possível implementar melhorias contínuas, o que contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento da organização. Por fim, aumentará a produtividade da equipe, pois diminuirá o tempo que seus colaboradores precisam para desempenhar suas funções em cada etapa do processo. 

Neste conteúdo, você pôde entender sobre os principais KPIs de SMS a serem analisados, assim como a importância que eles têm para a organização. Conforme observado, apostar no uso dessa estratégia traz resultados atrativos para a empresa, pois tem custos menores que outros canais, apresenta alta de conversão e permite um relacionamento mais próximo do negócio com o seu cliente. 

Hoje, é essencial contar com ações que ofereçam à empresa um diferencial competitivo para que ela possa se destacar em um mercado concorrido. Nesse contexto, o SMS se destaca. 

Ficou interessado nessa solução e deseja entender um pouco mais sobre o tema? Entre em contato com a gente e converse com alguém de nossa equipe! 

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