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Atrair novos clientes para seu negócio pode parecer algo desafiador. Em meio a muitas novidades, o marketing experiencial vem tomando lugar importante no mercado.

É compreendido como um conjunto de ações que oferecem ao usuário uma experiência personalizada combinando os 5 sentidos (audição, visão, paladar, tato e olfato), em um mesmo objeto da marca.

Assim, quando entramos em uma loja de smartphones, por exemplo, eles ficam expostos de forma que sejam atrativos aos olhos, ao mesmo tempo que as cores do ambiente entonam para algo prazeroso, criando algo diferente de outros lugares que já passamos e, tudo se une em um só momento único.

Achou interessante o que leu até aqui? Então, continue conosco, pois daremos dicas simples e eficazes de como usá-lo em um evento da sua empresa. Confira!

Estimule o engajamento no pré-evento

Antes de qualquer apresentação, precisamos entender que essa ferramenta conta com alguns pilares para dar certo, isto é, serem pelo menos eficientes no momento da prática. São eles:

  • veracidade;
  • vontade;
  • valoração.

O primeiro elemento (veracidade ou verdade), tem ligação direta com a credibilidade passada ao cliente, devendo analisar friamente se o poder de convencimento da marca está sendo colocado à prova. Em relação ao elemento “vontade”, podemos fazer uma ponte com o fator de estimulação e interatividade com o produto apresentado.

Por último, e não menos importante, o valor que dá ao evento deve estar intimamente conectado com toda a experiência que propomos criar aos participantes.

Essa combinação de elementos essenciais à elaboração do marketing experiencial induz milhares de interligações sensoriais, que criam objeto de desejo e novas possibilidades de conexões futuras.

Este pilar da valoração é muito importante para coleta e amostragem de dados e informações, no intuito de estabelecer e estudar métricas e o ROI. Assim, é possível que entregue sempre ambientes imersivos ao usuário e saiba como fazer o lançamento de um produto ou serviço da forma correta.

Partindo para o pré-evento especificamente, sempre temos que ter em mente que ele começa muito antes de a pessoa sequer entrar no local oficialmente. Era muito comum que conexões interpessoais fossem feitas somente no momento.

Entretanto, com o advento de instrumentos digitais, como aplicativos, a possibilidade e oportunidade do público se relacionar com a proposta e colaboradores do evento é muito maior e eficiente, juntando uma quantidade de consumidores bem mais significativa.

Promova experiências da marca

As melhores memórias que ficaram marcadas em nossas mentes são aquelas que envolveram tanto sensações quanto emoções, não é mesmo? No entanto, entreter cada um que está no evento com o objetivo de alcançar essa meta maior é uma tarefa, por vezes, bastante árdua, principalmente se tentar trabalhar somente com um dos sentidos do corpo.

Por isso, investir em experiências multissensoriais é crucial para estabelecer conexões únicas e imersivas. Nesse contexto, o marketing experiencial pode ser feito por meio de diferentes ações com o mesmo produto, mudando o jeito de vivenciá-lo.

Dessa forma incentivará os participantes do evento a realmente interagirem com o que está sendo oferecido, sem perder a atenção e interesse que precisa para promover o produto com qualidade, eficiência e velocidade.

Ouça o que seu público tem a dizer

Como já percebido até aqui, a sociedade evoluiu expressivamente em suas necessidades e exigências. Portanto, não se pode mais somente mostrar algo ao cliente sem dar a oportunidade de ele interagir pessoalmente com o objeto é sinônimo de risco para o negócio e fracasso da campanha.

Conceder aos participantes instrumentos específicos para que consigam dialogar, questionar, avaliar e, ainda, dividir o momento com os outros envolvidos, é fundamental para que tenham uma ampla visão e dimensão do todo e a plena capacidade de absorverem o conteúdo e valorizarem as ações posteriores.

Prolongue o ciclo de vida do evento

É muito comum pensarmos que, pelo fato de ter acabado aquele evento específico, tudo que não foi experimentado ou aproveitado pelas pessoas foi perdido, mas não se engane.

Ao contrário disso, o ideal é dar continuidade à interação do público, com debates e levantamentos de pautas importantes para o tema, agregando interesse e procura pelo produto que está dando ênfase naquele momento.

Com isso, é recomendável que se promovam dinâmicas também após o acontecimento, na intenção maior de se prolongar, até o próximo encontro, o poder e a relevância que tiveram o evento.

Inove constantemente

Ficar na mesmice é algo perigosíssimo para o negócio, mesmo porque ninguém vai querer ver o de sempre, ainda que tenha sido marcante em sua memória. Pensando nisso, o melhor a se fazer é sair do tradicional, isto é, do convencional que já está fora de moda.

Promover eventos com pegadas mais agressivas ou totalmente diferente do que a pessoa está acostumada a ver, vai surpreendê-la e chamar sua atenção de imediato, pois é impactante e emocionante aos olhos de quem experimenta. Modifica, além de tudo, a maneira como a empresa se relaciona com o cliente.

Ser objetivo e claro no propósito da campanha é obrigatório para facilitar o alinhamento com o público. Assim, a inovação e dinamismo na hora de lidar com ele é muito mais eficaz e encantadora quando a criatividade é colocada em prática.

Um detalhe interessante é que ao desafiarmos nosso lado criativo, a tendência é de aproximação daqueles que pretendem interagir com nosso produto. Um bom exemplo é o envio de SMS aos interessados durante o curso do evento, para que fiquem antenados quanto às atrações. Esse método é muito utilizado por ser bem atrativo.

Ao final de nosso texto, pudemos compreender que essa expectativa que incitamos e criamos nas pessoas ao entregar um pouco do que o produto pode oferecer a elas, possibilita um ambiente totalmente envolvente com o público-alvo que pretende atingir com a campanha.

Proporcionar experiências benéficas aos clientes é extremamente necessário para a garantia de resultados positivos no marketing experiencial da empresa, fazendo toda diferença em relação à concorrência e ao mercado extremamente competitivo.

Agora que sabe como aplicar um bom marketing em seu empreendimento, não pare por aqui e aprenda definitivamente como atender um cliente de forma impecável!

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