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Com a saturação do mercado tradicional e aumento das diversas formas de comercializar produtos, o marketplace tem ganhado força e agradado todo tipo de público no Brasil.

Um espaço virtual com compartilhamento para vários vendedores, atraindo pessoas de diferentes gostos e estilos, tem feito inúmeros clientes pela facilidade e pela dinâmica do negócio. Esse sistema pode ser utilizado em qualquer segmento, como o ramo automotivo, dependendo unicamente da finalidade que deseja atingir. Portanto é um grande comércio virtual onde lojistas divulgam seus produtos no intuito de suprir a demanda de determinadas mercadorias.

No caso de sites como Mercado Livre, OLX e Amazon, existe um único intermediador para todos os vendedores, sendo de responsabilidade total dele as transações feitas entre as partes. Depois de analisá-las, repassa a quantia estipulada previamente pela venda deduzindo uma porcentagem pelo espaço utilizado. No entanto, o armazenamento e serviço de entrega fica a cargo da empresa que utiliza a plataforma.

Gostou do que leu até aqui? Então veja quais as vantagens de aplicar esse modelo de negócio no varejo e aumentar suas vendas consideravelmente. Confira com a gente!

Baixo custo

Pelo fato do marketplace já ter toda a infraestrutura que o lojista precisa para ofertar seus produtos, os gastos com investimento e manutenção da plataforma não são objeto de preocupação. A única perda que se tem é na comissão pelas vendas, como já dito na introdução.

O que deve ser mantido em ordem nesse caso é o aparato para estocar os produtos, os custos adicionais com frete e envio, além do preço final que se dará ao produto.

Mesmo assim, se fizermos uma comparação rápida com lojas físicas que têm despesas com aluguel, energia, salário dos colaboradores e residuais, o ganho é nitidamente superior.

Aumento dos lucros

Integrar a loja nesse mercado traz a vantagem de fortalecer mais a marca, pois já existe uma grande quantidade de pessoas que interagem com o site. Portanto, se tiver um espaço físico, pode lucrar em ambos os meios.

Trabalhando de maneira correta na estruturação e divulgação do site, fazendo parcerias e com o apoio certo, é possível atrair uma gama de visitantes e potenciais consumidores. Dessa forma, quanto mais pessoas acessarem, maior é a probabilidade de as vendas melhorarem.

O faturamento é consideravelmente melhor também, devido ao custo reduzido para investir nessa plataforma e alta demanda pelos produtos.

Diversidade de público

Pelo contato com os produtos amplificado pela acessibilidade no marketplace, o alcance de consumidores que não poderiam adquirir seus produtos por meios físicos se torna plenamente possível. Isso auxilia na variação do público-alvo e multiplica a cartela de clientes.

Esse aparato incita tanto as vendas em geral, quanto o desenvolvimento de novas mercadorias e serviços com a finalidade de atender as demandas que chegam. O processo, ainda, estimula os lojistas a melhorarem seus produtos e expandirem o mercado que abrangem.

O leque de opções para o cliente aumenta, o negócio ganha credibilidade e a oportunidade para atingir metas que antes eram inviáveis, agora se torna real. Pode-se arriscar, também, a adição de outros segmentos, podendo destacar-se ainda mais.

Facilidade para qualquer vendedor

Diferente de estabelecimentos comerciais e de e-commerce, o marketplace aceita todo e qualquer tipo de vendedor, desde o amador até o profissional já inserido no comércio, como Ponto Frio e Casas Bahia.

Dessa forma, dá uma chance para aquele lojista que está ingressando no mercado agora ter um ganho significativo que pode fazê-lo crescer dentre marcas já conhecidas.

Ele conta, também, com o suporte necessário para a venda online, conseguindo disponibilizar os produtos com simplicidade e rapidez, sem mesmo alguma experiência prévia do assunto.

Melhora do SEO (Search Engine Optimization)

Todos os sites desse mercado online contam com diversos algoritmos avançados de busca, levando o consumidor a achar seu produto muito mais rápido com a utilização de inteligência artificial, que traduz a relevância dos resultados e apresenta os melhores links para o usuário.

Por isso, a reputação alta, as avaliações bem feitas no pós-venda, a qualidade da imagem dos produtos, além das palavras-chave mais próximas da realidade do que está sendo oferecido, contribuem consideravelmente para um aumento de visitas na loja, do ranking e da lucratividade.

Expansão da visibilidade

Sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens do marketplace é justamente a visibilidade que o negócio proporciona. Devemos lembrar que, principalmente para os iniciantes, pode ser uma caminhada difícil e exigirá muito da pessoa.

Ainda assim, é um bom atalho para expor os produtos da empresa e ter uma divulgação mais facilitada para quem não tem acesso pessoalmente. Como dissemos, isso ajuda a marca a ficar muito mais conhecida em um tempo muito mais curto que o normal, o que solidifica seu público.

A ideia é mostrar as mercadorias como se estivessem em shopping centers, com inúmeros potenciais compradores olhando e se interessando constantemente, de forma natural. O marketplace também contribui para a rotatividade da loja sem que o lojista desembolse grandes valores para isso acontecer.

Tente pensar como é a realidade de um pequeno empreendedor no interior de Minas Gerais. Como um consumidor do Pará conseguiria acesso a esse vendedor se não fosse por essa ferramenta virtual? Esse exemplo ressalta a clara e evidente necessidade desse tipo de mercado.

Crescimento da empresa

Esse é um dos modelos de venda mais recompensadores na atualidade, tendo um faturamento de mais de R$ 73 bilhões anuais, segundo pesquisa. A expectativa é de que os resultados sejam cada vez maiores, alcançando cada vez mais lucros.

Muito disso é influência direta do perfil dos compradores que tem se transformado e ficado mais flexível ao mercado online. No entanto, para que tenham essa confiança, o site precisa oferecer um bom layout e navegabilidade ao usuário, entregando uma boa estrutura e segurança.

Por fim, o empresário que deseja se inserir nesse ramo deve se atentar as novidades e atualizações do marketplace para estar sempre à frente da concorrência e ganhar mais visibilidade com a divulgação dos produtos. Se ainda não utilizou dessa ferramenta, pode estar perdendo tempo e dinheiro.

Gostou de conhecer a quantidade de benefícios e oportunidades que o marketplace pode lhe entregar? Se tem mais alguma dúvida ou sugestão gostaríamos de saber, então é só deixar seu comentário no post!

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