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É um Microempreendedor Individual (MEI) e está enfrentando problemas de inadimplências? Este é um empecilho que muitas organizações encontram por toda a trajetória no mercado, afinal cobrar de um cliente nem sempre é fácil. Com isso existe o dilema, sua marca não pode ficar no prejuízo, perder receita, material, ou seja o que for, e  por outro lado, essa cobrança não pode ser feita de maneira impensada. Deve ser elaborada de modo que o devedor se estimule a pagar a dívida e mantenha o relacionamento com a empresa, ao invés de cortar laços e ainda deixar a pendência. 

Separamos algumas dicas que podem ajudar sua marca a cobrar de um cliente de maneira efetiva e sociável. 

O que é preciso para ser MEI?

A sigla representa um empreendedor que tem um pequeno negócio e conduz sua empresa sozinho. Pela lei, é o profissional que deve ter um rendimento anual de até R$ 81 mil por ano. Essa modalidade foi criada pelo Governo Federal para enquadrar pessoas que exerciam atividades profissionais na informalidade. Após a regulamentação, esses trabalhadores podem se formalizar e ter benefícios como aposentadoria, licença maternidade e outros. Para mais informações e se cadastrar, basta acessar o site do governo

Inadimplência

As pessoas estão acostumadas com a inadimplência, ainda mais em épocas de crises econômicas. Pode ser causada por traços culturais, má organização financeira ou um excesso de compras. Mas o fato é que 7 em cada 10 brasileiros estão endividados. Para as empresas é um dos desafios a serem enfrentados, afinal elas não podem perder receita, já que isso impacta na operação. Assim é importante realizar a cobrança de forma que estimule o cliente a pagar tudo o que deve. 

Dicas de como cobrar de um cliente

Antes de entrar em contato com o consumidor sobre as pendências financeiras, se atente às seguintes dicas:

Faça a cobrança

Parece óbvio, mas muitas organizações ainda têm receio no momento de cobrar seus clientes, ainda mais para quem é MEI, por ser uma empresa de pequeno porte. Pois há o medo de acabar perdendo esse consumidor, correto? Mas não devemos esquecer que você comerciante também tem direitos previstos por lei, e não pode ficar no prejuízo. 

Mantenha um cadastro organizado

A inadimplência pode ser evitada se você contar com um um cadastro de clientes organizado, já que ele permite uma monitorização das dívidas. Com ele, também é possível determinar uma pontuação para cada pagador, assim fica fácil identificar os perfis e segmentá-los. Separando aqueles que possuem mais dificuldades para efetuar os pagamentos e como efetuar estratégias sobre isso, e oferecer vantagens para quem faz o pagamento em dia.

Faça uma abordagem sutil 

A empresa tem o direito de abordar um cliente devedor, mas não deve fazê-lo de forma ríspida. O atendimento ao devedor deve ser realizado com a mesma educação usada com o cliente que acabou que adquirir um produto ou serviço. Na hora de entrar em contato com o  cliente é fundamental pensar no método a ser usado, para que ele não fique magoado.  Caso ocorra, ele pode abandonar sua empresa e fazer propaganda negativa dela.

Avise sobre as transações efetuadas

Envie uma mensagem quando um pagamento for concluído, dessa forma o cliente tem o registro das transações e pode acompanhar em tempo real as movimentações. Além disso, efetue a verificação em dois fatores via SMS, garantindo uma maior segurança para a sua empresa e seu cliente.  

Envie lembretes 

Em alguns casos, os clientes deixam de pagar as dívidas por simples descuido, e ainda há aqueles que adiantam os pagamentos. Nessas situações um lembrete pode reforçar a chegada da data, para que o consumidor se organize e pague seus débitos. Esses lembretes podem ser feitos por meio de SMS de forma sutil e amistosa através do código de barras digitais que podem ser enviados por mensagem.

Ofereça vantagens para pagamentos em dia

Caso você ofereça benefícios para o cliente que efetue o pagamento em dia, ele sempre vai optar por isso. A empresa pode oferecer descontos no valor atual ou em compras futuras. A marca ainda pode oferecer pontos promocionais que serão trocados por produtos ou serviços.

Facilite o pagamento e conceda alternativas

Qualquer que seja a transação, ambos os lados devem lucrar. Por isso, no momento de cobrar de um cliente, sua empresa precisa compreender a importância de facilitar o pagamento. Muitos clientes desejam acertar as pendências, mas não possuem a quantidade ideal no momento, e juros altos e condições de pagamento limitadas não ajudam em nada. Essa facilidade pode ser feito por envio de boletos bancários, parcelamento da dívida, aceitação de diversas bandeiras de cartões de crédito, ou envio de SMS que dirija para uma página de negociação. 

Mais do que acertar as inadimplências, é importante manter uma boa relação com seus clientes, para que eles continuem consumindo na sua empresa. Lembre-se de oferecer vantagens de pagamento, fazer a cobrança de maneira sutil e pensar com cautela nas estratégias de cobrança. Neste momento, não se esqueça de contar com a ferramenta ideal para ser sua parceira e ajudar você a evitar prejuízos e novas pendências de seus clientes.

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