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Se a empresa que você trabalha ainda acredita que a venda de um produto termina com a sua entrega, já passou da hora de os gestores reverem seus conceitos. Isso porque melhorar o pós-venda é essencial para o sucesso de um negócio.

Nos dias de hoje, entende-se que as estratégias eficientes são cíclicas. Você traça medidas para atrair clientes, realiza um bom atendimento para fechar a compra e, logo em seguida, busca meios para que esse cliente seja fidelizado.

Assim o pós-venda é uma etapa fundamental a ser trabalhada, já que contribui para a retenção de clientes, garante a satisfação do seu público e, além disso, cria um diferencial competitivo para a sua empresa.

Pensando nesses aspectos, elaboramos este post com 5 dicas incríveis para que você saiba como melhorar o pós-venda de um negócio. Preparado? Vamos lá!

1. Mantenha contato

Antes mesmo de pensar em estratégias de pós-venda, é necessário que o atendimento em sua empresa seja impecável. Depois, é preciso entender o que o cliente achou daquela compra, dos seus colaboradores e do produto. Para isso, manter contato é fundamental.

Não se espante e nem se desanime com prováveis críticas, afinal, elas são ótimas oportunidades para aprimorar processos e melhorar alguns pontos que, até então, estavam passando despercebidos. 

É importante que sua equipe entenda que o pós-venda também pode ser usado como pesquisa de satisfação, tornando-se uma ótima ferramenta para melhorar o engajamento de sua marca. além disso, outra vantagem significativa desse tipo de ação está no fato de ser constantemente lembrado.

Dessa forma, você vai ter a oportunidade de criar um relacionamento duradouro com o cliente, seja por meio da pesquisa de satisfação, seja por meio de um contato eventual em datas comemorativas. 

2. Estude o perfil de seu cliente

Para que o pós-venda traga bons resultados, é preciso saber como será a abordagem feita ao cliente. Para isso, conheça quem é ele, qual a melhor linguagem a ser usada e os canais de comunicação em que está mais presente são aspectos essenciais para extrair do pós-venda informações úteis ao seu negócio. 

É nesse momento que a sua empresa pode identificar quais foram as expectativas do comprador — e se elas foram cumpridas —, além de oferecer um atendimento personalizado.

Esse último aspecto faz com que o cliente se sinta prestigiado e, consequentemente, se lembre de sua empresa em decisões de compras futuras, além de recomendar a sua marca a parentes próximos e a amigos via redes sociais. 

3. Crie programas de fidelização

O que é um programa de fidelização? Basicamente, é você oferecer ao seu cliente incentivos para que ele compre novamente em seu negócio em troca de algum tipo de benefício.

Sendo assim, eles são usados em diversos segmentos com o objetivo de tornar aquele consumidor um defensor da sua marca, fazendo com que se lembre dela sempre que precisar de um produto e/ou serviço parecido. 

Com uma estratégia de pós-venda aliada a programas de fidelização, é possível oferecer promoções ao seu público, desconto progressivo — que aumenta de acordo com a quantidade de vezes que o cliente compra —, além de criar um programa de pontuações. Esse último exemplo é um tipo de campanha em que a pessoa acumula uma quantidade de pontos a serem utilizados na troca por outros produtos e/ou serviços.

4. Envie conteúdo relevante para o seu público

As dúvidas do seu cliente em relação ao seu mercado de atuação não vão acabar assim que ele concluir o processo de compra. Por essa razão, invista na produção de conteúdo de qualidade, demonstre que sua empresa é autoridade no tema e deseja solucionar os problemas e as dores das pessoas. 

Novamente, isso é importante para que o consumidor lembre da sua marca sempre que precisar de algum produto e/ou serviço semelhante. Para isso, invista em produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo para blogs e redes sociais.

Também envie, por e-mail, os materiais que vão contribuir para sanar possíveis dúvidas. Entre os canais de envio disponíveis, você pode utilizar o SMS marketing, por exemplo.

O ideal é que 80% das postagens sejam focadas em questões relacionadas ao seu nicho de atuação, enquanto os outros 20% sejam de conteúdo produzido para divulgar o seu produto durante o processo de venda.

Assim, muito além do que apenas oferecer os seus serviços ao cliente, você precisa conquistá-los e comprovar que entende do assunto, transmitindo confiança para ser lembrado em momentos decisivos. 

5. Utilize o método NPs

Conhecido como Net Promoter Score (NPs), ele é um método elaborado para que o seu negócio entenda qual é a satisfação dos clientes que utilizam seu serviço. Por isso, é essencial considerar sua utilização para melhorar o pós-venda.

Além de poder ser usada em qualquer segmento, o NPs elimina recursos que podem desestimular o seu público, como formulários e pesquisas longas. E quais os canais que podem ser utilizados para o NPs?

Em um simples SMS marketing, por exemplo, é possível enviar uma pergunta de satisfação, oferecendo a opção de avaliar a compra, o atendimento, entre outros itens, em uma escala de 0 a 10. Dessa forma, sua empresa será capaz de traçar estratégias para melhorar os pontos cujos resultados ainda não são satisfatórios.

A partir do NPs, você vai entender os pontos fracos do seu atendimento, a fim de melhorar a experiência dos futuros compradores. Isso aumenta a possibilidade de novas vendas serem concretizadas e, claro, de uma maior satisfação do seu público. 

Neste post, você teve acesso a 5 dicas simples de como melhorar o pós-venda de seu negócio. Essas estratégias são extremamente eficazes, uma vez que vão estreitar o relacionamento com o seu cliente, a fim de que sua empresa entenda os pontos que precisam ser trabalhados e como engajar mais o comprador. 

O que achou deste conteúdo? Existe alguma outra ação de pós-venda que não foi incluída em nosso texto? Então, escreva seu comentário aqui embaixo e vamos continuar a conversa sobre esse tema! 

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